Rondônia

Capital: Porto Velho

População: 1.377.792 hab

Não é exagero dizer que Rondônia tem a cara do Brasil. Alcançada pelo bandeirante Raposo Tavares em meados do século 17, a região só foi ocupada depois do Tratado de Madri (1750) entre Portugal e Espanha. Dessa época data o Forte Príncipe da Beira, que pode ser visitado na cidade de Costa Marques. Um dos mais jovens estados brasileiros, criado apenas em 1982, foi sendo povoado pela mistura dos índios e dos migrantes de todo o país, que chegaram ao seu território no início do século 20 para a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré e posteriormente em busca das oportunidades em garimpos, pecuária e madeireiras da região. Paulistas, nordestinos, mato-grossenses, gaúchos e até gente oriunda dos vizinhos Acre e Amazonas ainda hoje desembarcam por lá, agora na onda do desenvolvimento estimulado pelas obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio. A capital, Porto Velho, só surgiu em 1914 e hoje está em franca expansão devidio à construção das hidrelétricas. Da cidade parte o barco turístico pelo Rio Madeira, passeio que pode ter a companhia de botos e outros animais selvagens.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. deisyane santos

    Os mineiros também visitam Rondônia eu tenho uma irmã mineira mora em Cacoal eu pretendo ir pra Rondônia nas próximas férias

    Curtir