Imagem Blog Comer & Beber em São Paulo Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.
Continua após publicidade

O casarão que serve refeições alemãs num jardim do Campo Belo

Misto de restaurante e centro cultural, o Gansaral é um ótimo programa para o fim de semana

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
Atualizado em 28 mar 2024, 15h24 - Publicado em 28 mar 2024, 15h00

Em sua formação, o bairro do Campo Belo acolheu muitos dos imigrantes que chegavam a São Paulo, especialmente os que vinham da Alemanha. Ali essas famílias construíram casas em amplos terrenos, que mais pareciam chácaras. 

É uma dessas construções que abriga o Gansaral, um misto de restaurante e centro cultural, criado pelo casal Heidi Marie Prüfe Diniz e Marcus Augusto Diniz. 

Um dos proprietários do casarão era o avô de Heidi, Werner Volkmer, que chegou ao Brasil em 1929. Além de morar no local, a família Volkmer mantinha ali uma criação de gansos – daí deriva o nome do estabelecimento. 

É Heidi que assina o cardápio, recheado com receitas resgatadas da memória familiar. A seguir, descubra mais sobre as delícias que saem da cozinha comandada por ela. E tem bônus: aos finais de semana, o programa se completa com apresentações de música ao vivo. 

Continua após a publicidade
Gansaral, São Paulo, Brasil
Paprika schinitzel é um clássico alemão e um dos carros-chefes da casa (Pedro Diniz/Divulgação)

Gansaral

Rua Demóstenes, 885 – Campo Belo – (11) 2338-6380 / (11) 99194-7841 – Instagram: @gansaral

No melhor alemão da cidade selecionado pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023, as mesas se espraiam por uma galeria no piso superior, em um salão no térreo, na varanda e pelo jardim. E, claro, os lugares próximos aos canteiros verdejantes e repletos de árvores são os mais disputados. 

Continua após a publicidade

Bem acomodado, o cliente pode solicitar alguns dos pratos mais tradicionais da culinária alemã. Um dos campeões de pedido é o paprika schnitzel, um empanado crocante (que pode ser lombo suíno, baby beef, frango ou berinjela) servido com molho cremoso de pápricas doce e picante na companhia de bolinhos de batata e legumes salteados. 

Também está entre os favoritos do público o kassler mit sauerkraut, composto por uma bisteca suína salmourada e cozida com batata cozida e chucrute mais molho de mostarda. De entrada, cai bem o creme de beterraba preparado com caldo de carne, batata, cenoura e um toque de limão junto de queijo de cabra, linguiça de cordeiro e pão alemão rústico. 

Nos finais de semana (sexta-feira, sábado e domingo), na etapa da sobremesa, vale experimentar uma fatia de floresta negra, a famosa torta de cerejas, estrela da confeitaria alemã e de países da Europa Central. Ela intercala camadas de bolo de chocolate amargo, creme batido “Sahne” e cerejas em calda. Depois é regada com aguardente de cereja e finalizada com mais creme batido e chocolate belga amargo.

Continua após a publicidade
Gansaral, São Paulo, Brasil
Kassler mit sauerkraut. Ou, traduzindo, bisteca suína salmourada com chucrute (Pedro Diniz/Divulgação)

Bônus: Gansaral – Centro cultural 

A programação de música ao vivo no Gansaral acontece sempre aos fins de semana, contemplando estilos variados, e é organizada pelo cravista Pedro Diniz, o gestor cultural e filho dos proprietários. 

Nas sexta, os clientes podem apreciar apresentações de jazz, às 20h. Aos sábados, no mesmo horário, é a vez da MPB. As tardes de domingo são embaladas por chorinho, com início às 13h. 

Continua após a publicidade

Além disso, no segundo domingo de cada mês há concertos de música antiga historicamente orientada, com ênfase no repertório medieval, renascentista e barroco. Nessa abordagem, os músicos procuram ser fiéis aos parâmetros, sonoridades, valores, estilos e práticas da época.  

A programação pode ser conferida pela página do Gansaral no Instagram

Gansaral, São Paulo, Brasil
Música ao vivo faz parte da programação do Gansaral aos sábados (Pedro Diniz/Divulgação)

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade