Continua após publicidade

Paixão por livros: hotéis com decoração inspirada na literatura

Confira cinco hospedagens repletas de livros e cantinhos aconchegantes para leitura

Por Da Redação
21 jul 2024, 20h00
Library Hotel, Nova York, Estados Unidos
Nova York: a Library Hotel foi inspirada pelo universo das bibliotecas (//Divulgação)
Continua após publicidade

Ler pode até ser como viajar sem sair de casa, mas quando a literatura se une a uma escapada real, a viagem se torna mais interessante. Selecionamos cinco hotéis ao redor do mundo com decoração inspirada no universo literário para você viajar para além das páginas:

1. Pousada Literária de Paraty – Rio de Janeiro, Brasil

A Pousada Literária é a pousada oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Rio de Janeiro. A hospedagem tem suítes espaçosas e aconchegantes em casarões coloniais ao redor de um jardim. Mais de 1.500 livros e filmes ficam à disposição dos hóspedes em prateleiras nas áreas comuns, além dos quartos com cantinhos especiais para leitura. 

Ao lado da pousada, a Livraria das Marés é uma referência de literatura na cidade, afinal abriga sete mil livros em um casarão histórico. Além da leitura, a pousada se destaca pelos passeios sustentáveis, como a trilha pela mata preservada da Fazenda Bananal.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pousada Literária de Paraty (@pousadaliteraria)

Continua após a publicidade

2. Library Amsterdam – Amsterdã, Holanda

Construído em uma histórica casa de canal do século 18, mas mantendo as suas características e arquitetura originais, o hotel foi inspirado na Biblioteca Pública da Holanda, localizada em frente à hospedagem. 

A proximidade motivou a construção de uma biblioteca no próprio hotel. Com estantes do chão ao teto, o espaço possui uma vasta seleção de livros, que podem ser lidos no mezanino com a companhia de um café ou um chá gratuitos durante todo o dia.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Hotel Library Amsterdam (@hotellibraryamsterdam)

3. Library Hotel – Nova York, Estados Unidos

O hotel está decorado no estilo de uma biblioteca tradicional americana e conta com livros por todos os lados, inclusive dentro dos quartos – no total, há seis mil exemplares espalhados por toda a hospedagem. Todas as 60 acomodações foram decoradas com móveis de madeira.

O tema dos andares do hotel segue as categorias da Classificação Decimal de Dewey, utilizada na organização de bibliotecas. O 11º por exemplo, foi associado à classe 100 do sistema, então está decorado com elementos e livros que remetem à filosofia. Além de ler os livros que ficam à disposição dos hóspedes, também é possível visitar a Biblioteca Pública de Nova York, perto do hotel.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Library Hotel (@libraryhotel)

4. The Old Bookstore – Flateyri, Islândia

O hotel fica no vilarejo de Flateyri, na Islândia, onde a população mal chega a 200 habitantes. A livraria Old Bookstore está de pé desde 1914 e permanece como um negócio familiar; a quarta geração de Jón, o fundador da loja, é quem administra os negócios. Hoje, a livraria se tornou um sebo que vende livros usados por peso.

Os hóspedes podem ficar na pitoresca casa de madeira do século 19, onde Jón morou por 70 anos e que agora funciona como um bed and breakfast no mesmo edifício da livraria. São três quartos de casal, dois banheiros e uma cozinha compartilhada com vista para as montanhas e fiordes.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por The Old Bookstore (@the.old.bookstore.in.iceland)

5. Wine & Books Hotel – Porto, Portugal

A luxuosa hospedagem tem um bar de vinhos aberto para o público e livros que ocupam estantes na recepção. O hotel organiza clube do livro tendo como pauta autores portugueses.

O hotel fica a poucos minutos de caminhada da tradicional Livraria Lello, considerada uma das mais bonitas do mundo. A loja tem arquitetura neogótica com bustos de escritores portugueses e um vitral no teto. Por muito tempo, fãs da saga Harry Potter acreditaram que o espaço havia inspirado J. K. Rowling na criação das histórias, mas a autora desmentiu o boato em 2020.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Wine & Books Hotels (@winebookshotels)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade