Não são apenas parques e museus que podem fazer parte de um roteiro turístico de uma cidade. Seja pelas importantes obras que reúnem, pelo ar aconchegante ou pela decoração diferenciada, algumas livrarias são dignas de longas visitas.
Abaixo, você confere lugares como a Cook & Book, uma livraria/restaurante belga, de 1.500 metros quadrados, que se divide entre oito seções de livros e uma de música, distribuídas em nove espaços diferentes para refeições.
Já a livraria Selexyz Bookstore, na Holanda, é exatamente o oposto da arquitetura moderna da Cook & Book. Vendedora do prêmio “Lensvelt de Architect Interior”, em 2007, a Selexyz foi montada dentro de uma antiga igreja dominicana de mais de 800 anos. Suas prateleiras somam 1.200 metros quadrados e seu teto altíssimo é coberto de pinturas religiosas.
Veja as imagens dessas e de outras livrarias que, além de venderem livros, enchem os olhos com seu charme e beleza.
1. El Ateneo, Buenos Aires, Argentina
A livraria El Ateneo, localizada em Buenos Aires, na Argentina, foi inaugurada no prédio de um requintado teatro, cujo teto é pintado, e os balcões são usados como pequenas salas de leitura.
2. Lello, Porto, Portugal
A livraria Lello, em Porto, Portugal, existe desde o final do século 19 e possui vitrais e uma escada de cair o queixo.
3. Cook & Book, Bruxelas, Bélgica
A livraria Cook & Book, em Bruxelas, na Bélgica, tem nove ambientes que reúnem gastronomia e literatura.
4. Selexyz, Maastricht, Holanda
A livraria Selexyz, da cidade de Maastricht, na Holanda, foi montada dentro de uma antiga igreja dominicana construída há mais de 800 anos.
5. Cafebrería El Pendulo, Cidade do México, México
Cafebrería El Pendulo, na Cidade do México, é uma mistura de livraria e cafeteria com um ar ecológico, devido às várias plantas usadas na decoração.
6. Barter Books, Alnwick, Reino Unido
O teto arqueado e as luzes de neon que decoram a livraria Barter Books, no Reino Unido, dão um charme ao lugar.
7. Shakespeare & Company, em Paris, França
A livraria Shakespeare & Company, em Paris, parece um sebo requintado, com livros espalhados e amontoados, paredes descascadas e corredores estreitos.