Quais países exigem visto de brasileiros?

Mais de 30 nações pedem emissão de documento antes da viagem

Por Maurício Brum
Atualizado em 21 nov 2024, 07h43 - Publicado em 20 nov 2024, 16h00
passaporte-brasileiro-visto
Passaporte "forte" não equivale a isenção de visto para todos os países (Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

O passaporte brasileiro aparece rotineiramente entre aqueles com mais mobilidade ao redor do mundo, com poucas restrições quando o assunto é ter a entrada autorizada em outro país. Mas isso não livra os viajantes saídos do nosso país da exigência de um visto em boa parte do mundo – como é o caso dos Estados Unidos, o mais popular dos destinos com essa obrigatoriedade.

Quando há a necessidade de visto, cada país pode impor as próprias exigências específicas para receber um estrangeiro. Em algumas situações, como no americano, é preciso fazer a solicitação prévia e depois comparecer a uma entrevista presencial em consulado ou embaixada – mas, para viajar a outros lugares, o processo pode envolver apenas o envio de documentos e o cadastro de biometria, por exemplo.

Via de regra, na maioria dos casos é preciso demonstrar previamente que você tem planos de retorno para casa (comprovando vínculos familiares, de emprego ou até exibindo uma passagem de volta), um lugar para ficar no período em que pretende viajar, e demonstrar possuir os meios financeiros para custear a viagem.

Como saber quais países exigem visto de brasileiros?

Plataformas como a Passport Index são aliadas do turista que está em dúvida sobre a necessidade de burocracia prévia para visitar outro país.

Atualmente, são 33 os países que cobram de brasileiros a emissão de um visto antes da viagem, mas é sempre bom conferir na hora do seu planejamento, já que a situação pode mudar. O México, por exemplo, era um lugar que havia removido a necessidade de visto para brasileiros, mas voltou atrás em anos recentes porque muitos imigrantes irregulares estavam usando o país como destino intermediário para entrar nos Estados Unidos. Por outro lado, o Japão deixou de exigir visto em 2023.

Também há situações em que um visto “vale em dobro”: Canadá e México, por exemplo, dispensam os brasileiros de se submeter a um novo trâmite burocrático caso já tenham um visto americano válido.

Continua após a publicidade

Ainda há outras 50 nações em que o brasileiro precisa emitir um visto na chegada ao destino. Para as obrigações pontuais de cada lugar, o indicado é buscar informações diretamente com a representação diplomática do país – o Ministério das Relações Exteriores do Brasil disponibiliza uma lista completa de embaixadas e consulados neste link.

Onde o brasileiro precisa emitir visto antes da viagem

Hoje, os países onde essa exigência vale são os seguintes (clique nos links para obter mais informações sobre o procedimento):

Américas: Canadá, Estados Unidos, México.

África: Argélia, Benin, Camarões, Chade, Congo, Eritreia, Gâmbia, Gana, Libéria, Líbia, Mali, Níger, República Centro-Africana, Sudão.

Continua após a publicidade

Ásia: Afeganistão, Arábia Saudita, Bangladesh, Brunei, Butão, China, Coreia do Norte, Iraque, Kuwait, Mianmar, Síria, Taiwan, Turcomenistão.

Oceania: Austrália, Nauru.

Além disso, alguns países que não pedem visto podem exigir a emissão prévia da autorização eletrônica de viagem (conhecida como ETA, na sigla em inglês). Esse é o caso, por exemplo, da Coreia do Sul, do Reino Unido (a partir de janeiro de 2025), e da Nova Zelândia.

Também não há exigência de visto de brasileiros em países europeus, mas a União Europeia vem discutindo a implementação da autorização de viagem a partir de 2025.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Manual do Viajante

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade