Por todo o mundo essas formações rochosas em forma de paredões íngremes no litoral caracterizam destinos únicos e autênticos e atraem milhares de turistas.
Veja os lugares que são conhecidos pela suas falésias de beleza extrema.
1. Preikestolen (Pulpit Rock), Noruega
Formando um enorme púlpito de aproximadamente 30x30m e 640 metros de altura, o visitante leva de quatro a cinco horas de caminhada para chegar até o topo da falésia, localizada sobre o fiorde de Lysefjord.
Segundo a lenda, no dia em que 7 irmãs casarem com 7 irmãos da região, a montanha irá partir e cair no fiorde, criando uma enorme onda que destruirá tudo ao redor.
2. Falésias Brancas de Dover, Reino Unido
Localizada na cidade de Dover e cartão-postal da região, as falésias brancas são formações rochosas de calcário com mais de 8 quilômetros de extensão e profundidade entre 300 e 400 metros.
As falésias são formadas por camadas de giz construídas gradualmente ao longo de milhões de anos a partir de restos de esqueletos de algas que flutuavam nos oceanos.
3. Moher, Irlanda
As falésias de Moher estão localizadas no condado de Clare, na Irlanda. Estendem-se por mais de 8 quilômetros e alcançam até 214 metros em seu ponto mais alto. Cerca de 1 milhão e meio de pessoas visitam o local todos os anos.
Por ser um ponto importante para a construção de ninhos de aves marinhas na Irlanda, as falésias de Moher estão incluídas em uma área de proteção ambiental.
4. Etretat, Normandia
A cor predominantemente branca é o que mais chama a atenção dos visitantes. Localizadas na costa da Normandia, ao norte da França, em uma cidade chamada Etretat (por isso o nome), a formação rochosa é composta por uma cadeia de falésias e a mais famosa delas é a Falaise d’Aval.
Seus formatos lembram diversas esculturas, como a de uma cabeça de elefante mergulhando o tronco nas ondas.
5. Cabo Girão, Portugal
Com mais de 580 metros de altura, a falésia está localizada na Ilha da Madeira, a oeste de Funchal, e é considerada um dos pontos mais altos da Europa. No alto da falésia, um mirante com chão de vidro proporciona uma bela vista para o mar e para a cidade de Funchal.
Lá também está a Capela de Nossa Senhora de Fátima, construída em 1931.
+ A Ilha da Madeira, em Portugal, é a Terrinha perdida no Atlântico
6. Praia de Navagio ou Shipwreck, Grécia
A praia de Navagio ou Shipwreck é a mais famosa da ilha de Zakynthos, na Grécia. É chamada assim desde 1983, quando um suposto navio contrabandista naufragou no local.
Além do naufrágio, areia branca e águas claras, os penhascos de calcário que circundam o local também chamam a atenção.
7. Praia da Pipa (Rio Grande do Norte)
Quem sai de Tibau do Sul (RN) em direção a Praia da Pipa pode percorrer até 8 quilômetros em cima das belas falésias que emolduram a praia.
Compostas de arenito e argilita, as falésias que circundam a Praia da Pipa e a Praia do Amor chegam a medir 45 metros de altura e são separadas da planície litorânea por um cordão de dunas.
8. Torres (Rio Grande do Sul)
A cidade, no litoral do Rio Grande do Sul, deve seu nome aos rochedos que dão origem às falésias do local: a Torre Norte (ou Morro do Farol), a Torre do Meio (ou Morro das Furnas) e a Torre Sul, na praia da Guarita (foto).
O trecho mais bonito do litoral gaúcho tem mar esverdeado.
9. Canoa Quebrada (Ceará)
Localizada a 182 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é conhecida por suas famosas falésias formadas pela ação do vento e de cor avermelhada que chegam a até 30 metros de altura.
O turismo em Canoa Quebrada começou nas décadas de 60 e 70, época em que era habitada apenas por pescadores e indígenas.
10. Ronda – Espanha
A cidade foi erguida sobre um maciço rochoso, o que lhe confere um aspecto geográfico único e belo, com casas rentes a um penhasco à beira do rio Tejo.
As falésias de Ronda, na província de Málaga, ajudaram no fato histórico do destino ter sido uma das últimas cidades a cair na Reconquista Espanhola (Conquista Cristã).