
Porto Alegre, RS, 12/03/2010 Imagens aéreas de Porto Alegre. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
-
1. Cânion do Itaimbezinho no Parque Nacional de Aparados da Serra, Cambará do Sul (RS)
zoom_out_map
1/29 A principal atração do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS), é o Cânion do Itaimbezinho, com 6 km de comprimento e paredões de até 720 m de altura (Marcelo Curia)
-
2. Pedalinhos no Lago Negro, Gramado (RS).
zoom_out_map
2/29 O Lago Negro, em Gramado (RS), recebeu seu nome por estar cercado de árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha. Casais apaixonados passeiam tranquilamente nos pedalinhos enquanto turistas caminham em volta do lago. (Marcelo Curia)
-
3. Espaço de alimentação da "Rua Coberta", Gramado (RS)
zoom_out_map
3/29 A charmosa Rua Coberta é onde fica o burburinho noturno da cidade de Gramado (RS). Reúne bares, café, bistrôs e algumas lojas de malhas (Marcelo Curia)
-
4. Chimarrão, símbolo do estado do Rio Grande do Sul.
zoom_out_map
4/29 Nada melhor para enfrentar o frio gaúcho do que um chimarrão bem quentinho, bebida típica do Rio Grande do Sul (Alex Silva)
-
5. Churrasco Gaúcho, Pelotas (RS)
zoom_out_map
5/29 Quando paravam para comer, os gaúcos abatiam um animal, cavavam um buraco no chão, acendiam o fogo, espetavam a carne, já salgada, em galhos de árvores. Então esperavam o churrasco ficar pronto acompanhados do chimarrão. Esse modo de preparo foi adaptado para as churrascarias modernas (Marcelo Curia)
-
6. Capivara, na Estação Ecológica do Taim, Rio Grande (RS)
zoom_out_map
6/29 Devido a grande quantidade de animais e ao solo alagado, a Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande (RS), recebeu o apelido de ‘Pantanal Gaúcho” (Leonid Streliaev)
-
7. Apfelstrudel do Castelinho do Caracol, Canela (RS)
zoom_out_map
7/29 Com massa leve e recheio farto, o apfelstrudel do Castelinho do Caracol, em Canela (RS), é um dos melhores do país (Marcelo Curia)
-
8. Objetos e alimentos artesanais da região do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)
zoom_out_map
8/29 A Região do vale dos vinhedos vai além da produção de vinho. Objetos e alimentos artesanais são boas lembranças para levar para os amigos. (Gilmar Gomes/ Divulgação/Divulgação)
-
9. Vinho de uma vinícola da região do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)
zoom_out_map
9/29 Bento Gonçalves (RS) é referência nacional na elaboração de vinhos. Os melhores tintos do país são produzidos aqui (Gilmar Gomes/ Divulgação/Divulgação)
-
10. Cascata do Caracol no Parque do Caracol, Canela (RS)
zoom_out_map
10/29 No Parque do Caracol está a cachoeira mais famosa de Canela e do Rio Grande do Sul. Com 131 m de altura, a Cascata do Caracol pode ser apreciada a partir do mirante, do Observatório Ecológico ou após uma caminhada de 40 minutos (descendo por uma escada com mais de 700 degraus) que leva ao pé da cachoeira. Um passeio de trenzinho , por cenários que recriam antigas vilas de imigrantes, é bom programa para fazer com as crianças. (Marcelo Curia)
-
11. Mundo a Vapor, Canela (RS)
zoom_out_map
11/29 Com réplicas funcionais em tamanho original e raridades, o Mundo a Vapor, em Canela (RS), apresenta a importância e as aplicações das máquinas a vapor desde a revolução industrial. (Marcelo Curia)
-
12. Festival Cinema de Gramado (RS)
zoom_out_map
12/29 Em agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado (RS), o maior evento do gênero no Brasil. Cineastas, diretores, e atores discutem, divulgam e incentivam a criação cinematográfica no país e na América Latina. (Fernando Davoglio)
-
13. Turistas em visita à vinícola Casa Valduga, Bento Gonçalves (RS)
zoom_out_map
13/29 O Roteiro de visita das vinícolas de Bento Gonçalves (RS) é quase sempre o mesmo: visita aos parreirais, processo de elaboração e degustação (Divulgação/Divulgação)
-
14. Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
zoom_out_map
14/29 Na região central (às margens do Guaíba) construções históricas, museus e centros culturais reforçam o ar culto de Porto Alegre (RS) (Ivo Gonçalves)
-
15. Rampa do Ninho das Águias, de saltos em paragleider, Nova Petrópolis (RS)
zoom_out_map
15/29 Os corajosos podem se aventurar num voo duplo de paraglider com meia hora de duração. Se voo livre não for sua praia, o panorama da serra, com direito a ver os prédios de Caxias do Sul, já vale o programa. (Divulgação)
-
16. Giroscópio Humano no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, Porto Alegre (RS)
zoom_out_map
16/29 O Museu de Ciências e Tecnologia de Porto Alegre (RS) transforma conceitos de química, física e matemática em brincadeiras interativas com espelhos, telefone gigantesco sem fio e até um choque elétrico. São cerca de 700 experimentos para divertir gente de todas as idades. (Secretaria de Turismo De Porto Alegre/ Divulgação)
-
17. Cavalgada, Cambará do Sul (RS)
zoom_out_map
17/29 Um passeio a cavalo pode ser organizado em fazendas ou na região dos cânions. (Marcelo Curia)
-
18. Vista a partir do mirante do Cânion da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul (RS).
zoom_out_map
18/29 O Parque Nacional da Serra Geral conta com pouca estrutura para receber turistas. Pouco importa: o impressionante Cânion da Fortaleza, com 7,5 km de extensão, 900 m de profundidade e 1500 m de largura, vale a visita. (Marcelo Curia)
-
19. "Mini Mundo", Gramado (RS)
zoom_out_map
19/29 Tudo começou quando Otto Höppner construiu uma casa de bonecas para sua neta. A partir dela, criou um mundo em miniatura. Com 164 obras e 2168 mini-habitantes compondo diferentes cenas, o Mini Mundo exibe réplicas de castelos e casas de vários países (Marcelo Curia)
-
20. Fondue de Chocolate, Gramado (RS)
zoom_out_map
20/29 Os visitantes de Gramado (RS) que se aventuram no friozinho da Serra Gaúcha no inverno encontram aconchego nos cafés e restaurantes, que enchem as mesas com sequências de fondues. O banquete a preço fixo inclui as versões de queijo, carne e chocolate (Leonid Streliaev)
-
21. Observatório Ecológico do Parque do Caracol, Canela (RS)
zoom_out_map
21/29 O Observatório Ecológico oferece uma visão de 360º do Parque do Caracol em Canela (RS). Há binóculos para observar a fauna e a flora além de uma vista deslumbrante da Cascata do Caracol (Marcelo Curia)
-
22. Praça Marechal Deodoro, Porto Alegre (RS)
zoom_out_map
22/29 Também conhecida como Praça da Matriz, a Praça Marechal Deodoro abriga a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini e o Theatro São Pedro. Quando os jacarandás estão floridos a praça ganha um colorido especial (Alfonso Abraham/ Divulgação)
-
23. Pôr do sol no Guaíba. Porto Alegre (RS)
zoom_out_map
23/29 O Guaíba é o principal cartão postal de Porto Alegre (RS), pode ser admirado do cais ou em passeio de barco até as ilhas mais próximas. (Alfonso Abraham)
-
24. Passeio de Maria Fumaça, Bento Gonçalves (RS)
zoom_out_map
24/29 O passeio de Maria-Fumaça começa em Carlos Barbosa (RS), passa por Garibaldi (RS) e termina em Bento Gonçalves (RS). Durante o trajeto grupos folclóricos cantam e dançam ao som de músicas típicas italianas. Nas paradas há degustação de suco de uva, espumante e vinho. (Acervo Giordani Turismo/ Divulgação)
-
25. Trenó, atração do Alpen Park, Canela (RS)
zoom_out_map
25/29 O Alpen Park tem 10 atrações voltadas para a aventura. A mais procurada é o trenó. Em estilo de montanha-russa, o passageiro controla a velocidade num percurso de 900 m (Marcelo Curia)
-
26. Casa de Pedra, no roteiro rural Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves (RS)
zoom_out_map
26/29 Na área rural de Bento Gonçalves (RS), fica os Caminhos de Pedra. A estrada de 7 km tem 28 casas de pedra e madeira da época da imigração italiana – algumas abertas para visita (Vinicius Romanini/Divulgação)
-
27. Último dia de atividades no Acampamento Farroupilha, Porto Alegre (RS).
zoom_out_map
27/29 Grupos de CTGs (centros de tradição gaúcha) do país inteiro acampam no Parque da Harmonia, em Porto Alegre (RS), durante a Semana Farroupilha (Evandro Oliveira/PMPA)
-
28. Sala de relaxamento Kur Estação das Águas e SPA, Gramado (RS)
zoom_out_map
28/29 Um programa relaxante em Gramado (RS) é visitar o spa Kurotel (pacotes de day spa são oferecidos para quem não está hospedado). A parte aberta ao público tem mais de 15 salas, para tratamentos dermatológicos, e a estação das águas, com circuito de banhos térmicos (Divulgação)
-
29. Avenida da cidade de Antônio Prado (RS)
zoom_out_map
29/29 Antônio Prado (RS) tem o maior acervo de arquitetura urbana da imigração italiana no Brasil. São 48 prédios tombados, grande parte do início do século 20 (Marcelo Curia.)
Ser gaúcho é motivo de muito orgulho para cada um dos 10,5 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul. Mais dia menos dia, mesmo quem não é nascido no estado, mas ali vive, começa a adquirir costumes como tomar chimarrão, preparar um bom churrasco, torcer para Internacional ou Grêmio, além de ceder a outras tradições locais. A posição geográfica reforça os laços com argentinos e uruguaios, ressaltados no cantarolar do sotaque, na dieta carnívora e até na adaptação a invernos rigorosos. Considerado por Portugal uma capitania somente em 1807, o território pertencia até então, pelo Tratado de Tordesilhas, aos espanhóis. Ao longo da história, a região foi palco de guerras, como a Cisplatina (1825-1828) e a do Paraguai (1864-1870). No intervalo entre as duas, aconteceram levantes que deram origem ao maior conflito civil do país, a Revolução dos Farrapos (1835-1845), de ideal separatista. As ondas imigratórias também resultaram na formação de uma identidade local, com a chegada de agricultores alemães e italianos, cuja presença marca o turismo da Serra Gaúcha em cidades como Gramado e Canela, muito procuradas na temporada de inverno, e nos municípios que compõem o Vale dos Vinhedos. Entre as belas paisagens do interior, as mais impressionantes estão nos arredores de Cambará do Sul, porta de acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra e à sua grande atração, o Cânion do Itaimbezinho, cujos desfiladeiros de 720 metros de profundidade e 6 quilômetros de extensão são margeados por araucárias.