Cidades pouco populares e com ótima vida cultural na Europa
Quem disse que é preciso visitar as capitais europeias para ver grandes shows e eventos? Veja que cidadezinhas da Europa também têm charme cultural
1. Arcos de Valdevez, Portugal
“Uma das pequenas pérolas do norte lusitano, a vila é uma parada obrigatória para quem pretende degustar o vinhão – uma casta variante do vinho verde ainda pouco conhecida no Brasil. Além de guardar derivados de uva únicos, Arcos conta com uma gastronomia local impagável e uma bela rede hoteleira, na qual se destaca o moderno Luna Arcos Hotel Nature & Wellness.”
2. Cluj-Napoca, Romênia
“No coração da lendária Transilvânia, é uma cidade de florescente agitação cultural. Entre as várias atrações, sedia anualmente o maior festival de cinema do país, o Tiff-Transilvania International, que dura cerca de uma semana entre o fim de maio e o início de junho. Na edição deste ano, fiz um concerto especial para 700 crianças, que lotaram o Cinema Florin Persic, o mais tradicional da região.”
3. Hexham, Inglaterra
“Nas proximidades das ruínas romanas da Grande Muralha de Adriano reside esta bucólica cidadezinha no norte inglês. Outro grande atrativo da localidade é sua impressionante abadia, que, além de receber atividades religiosas, também realiza várias concertos, como o que fiz acompanhando o clássico Nosferatu no festival de cinema Wide Skies, que rola na segunda quinzena de junho.”
+ Trinta fotos que vão mudar o seu conceito sobre a Inglaterra
4. Pisa, Itália
“Mais conhecida por sua famosa torre, a cidade é injustamente colocada em segundo plano nos roteiros da Toscana, em favor de suas célebres vizinhas Florença e Siena. Universitária, Pisa tem uma intensa oferta de programas e várias construções bacanas, como o Teatro Rossi Aperto, erguido em 1770 e dotado de uma acústica soberba.”
5. Bergen, Noruega
“Segundo maior município do país e portal para os cruzeiros que percorrem os fiordes, belíssimo, abriga em todo verão o festival NattJazz, que acontece no USF Verftet, um moderno complexo cultural que já foi uma enorme fábrica de processamento de sardinha.”
Confira nesse vídeo o giro de Tony Berchmans pela Europa com seu Cinepiano!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=PFUaLtbBXmA&w=560&h=315%5D
As indicações são por Tony Berchmans, pianista que une som e filme no projeto cinepiano
Texto publicado na edição 252 da revista Viagem e Turismo (outubro/2016)