A Torre de Pisa seria apenas um belo campanário para a mais complexa catedral, mas tornou-se muito mais célebre quando saiu fora do prumo (jdelcidr Creative Commons)
-
zoom_out_map
1/15 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)
-
2. Pisa, Itália
zoom_out_map
2/15 A Torre de Pisa seria apenas um belo campanário para a mais complexa catedral, mas tornou-se muito mais célebre quando saiu fora do prumo (jdelcidr Creative Commons)
-
3. Pisa, Itália
zoom_out_map
3/15 Torre de Pisa (CucombreLibre Creative Commons)
-
4. Pisa, Itália
zoom_out_map
4/15 Torre de Pisa (tiseb Creative Commons)
-
5. Pisa, Piazza dei Miracoli, Itália
zoom_out_map
5/15 Vista da Piazza dei Miracoli a partir da Torre de Pisa. A colunata branca à direita é o cemitério Camposanto. Segundo a tradição diz-se que aqui há terra trazida do Gólgota, trazida de Jerusalém pelos Cruzados ( _gee_ Creative Commons)
-
6. Pisa, itália
zoom_out_map
6/15 Batistério de Pisa (brianburk9 Creative Commons)
-
7. Pisa, Rio Arno, Itália
zoom_out_map
7/15 O rio Arno trouxe prosperidade para Pisa, mas também foi motivo para sua decadência. Os sendimentos trazidos por suas águas levaram o litoral para longe e inutilizou o seu porto (ralphunden Creative Commons)
-
8. Pisa, Piazza dei Miracoli, Itália
zoom_out_map
8/15 O Piazza dei Miracoli é composto por quatro elemento. Da esquerda para a direita: o batistério, o duomo e o campanário, mais conhecida como Torre de Pisa. O quarto componente, o cemitério Camposanto, fica paralelo a estes edifícios (zh1yong Creative Commons)
-
9. Projetada para servir como campanário da catedral, a Torre de Pisa ganhou fama por conta da inclinação. Iniciada no século 12, o edifício levou mais de 200 anos para ser concluído
zoom_out_map
9/15 Projetada para servir como campanário da catedral, a Torre de Pisa ganhou fama por conta da inclinação. Iniciada no século 12, o edifício levou mais de 200 anos para ser concluído (Thinkstock)
-
zoom_out_map
10/15 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)
-
zoom_out_map
11/15 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)
-
zoom_out_map
12/15 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)
-
zoom_out_map
13/15 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)
-
zoom_out_map
14/15 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)
-
zoom_out_map
15/15 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)
Projetada para ser um campanário do Duomo, a Torre de Pisa, toda de mármore, começou a ser construída no século 12. À época, sem recursos para avaliar a instabilidade do solo, logo que a construção chegou ao terceiro andar, começou a inclinar. Hoje uma das cidades mais visitadas da Itália, Pisa deve muito a esse erro dos criadores (há controvérsias sobre quem seriam) de seu maior ícone. Não fosse pelos famosos 4 graus de inclinação, boa parte das hordas de turistas que invadem a cidade anualmente não teria a oportunidade de saber que a torre é apenas o highlight do Campo dei Miracoli, uma fantástica praça que mais parece um mostruário de belezas. Tampouco viriam a conhecer esse lugar agradável e moderno que na Idade Média foi potência marítima comparável a Gênova e Veneza.
COMO CHEGAR
O aeroporto internacional de Pisa, Galileo Galilei (www.pisa-airport.com) é o principal aeroporto da região e dele saem voos diários para as principais cidades europeias.
A Compagnia Pisana Trasporti (www.cpt.pisa.it) só tem ônibus para trajetos curtos. Se você pretende uma conexão com uma cidade mais distante, prefira trem ou avião. Pisa é ligada por trem a Florença, Roma, Livorno, Pistoia e Lucca. A viagem para Florença dura pouco mais de uma hora.