Aproveite o Dia Internacional dos Museus direto da sua casa

Instituições culturais do mundo todo disponibilizam acervos online e incrementam a experiência com recursos de realidade aumentada

Por Da Redação Atualizado em 18 May 2021, 11h45 - Publicado em 18 May 2021, 09h42

Em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A data, instituída em 1977, foi criada para estimular a visita a acervos culturais do mundo inteiro. Em tempos de coronavírus, com muitas instituições ao redor do mundo fechadas, a solução surgiu dos próprios museus, em muitos casos com o apoio do Google. Através da tela do computador ou do celular, e com apenas alguns cliques, é possível conhecer diversas instituições pelo mundo em visitas online. Do Louvre ao Masp, de quadros à fotografias, do México ao Oriente Médio, dos Estados Unidos à Itália. Confira:

  • 12 museus famosos ao redor do mundo Todos são grandes ícones das cidades onde se localizam. Os passeios levam desde o extraordinário Louvre, em Paris, até o imponente MASP, em São Paulo. Ainda tem espaço para o MoMa, em Nova York, o British Museum, em Londres e o Museu do Vaticano, na cidade do Papa.
  • 5 museus em Chicago que contam histórias de povos pelo mundo Chicago guarda alguns dos acervos de arte mais incríveis dos Estados Unidos. Os tours virtuais conduzem o visitante para diferentes cantos do globo, do México ao Oriente Médio passando por grandes obras arquitetônicas de Frank Lloyd Wright. Um dos museus é inteirinho dedicado a contar a história da cidade. 
  • 3 museus em Lisboa para visitar sem sair de casa Charretes e carruagens, arte moderna e mundo animal. Além do acervo, os locais em si chamam atenção. Um deles foi assinado por um arquiteto brasileiro e inaugurado por uma então rainha, o outro é um palacete que guarda no acervo uma carta manuscrita de Charles Darwin. Tem também Monet, Rembrandt, Rodin e a portuguesa Paula Rego.
    • Impressionante tour 3D por tumba milenar no Egito Tecnologia traz construções históricas para o seu computador com uma riqueza de detalhes de cair o queixo. O percurso passa por uma tumba, uma mesquita, um monastério e uma sinagoga. A viagem é em 3D (se tiver um óculos VR ou cardboard, use-os). A tecnologia foi criada graças a uma parceria entre o Turismo do Egito e a Universidade de Harvard.
    • Museu desafia internautas a recriarem obras de arte em casa Museu de Los Angeles lançou o desafio “Between Art and Quarantine” (entre arte e a quarentena, em português), em que incentiva as pessoas a recriarem suas obras de arte favoritas usando objetos (e pessoas) da sua própria casa. O resultado é hilário!

    E mais. Mesmo sem previsão de quando poderemos viajar para o exterior novamente, espaços culturais do mundo inteiro não esmoreceram e planejam inaugurações ambiciosas ainda este ano. Conheça 10 novos museus pelo mundo: dentre eles, talvez o museu definitivo sobre o cinema, que está para ser inaugurado em Los Angeles. E mais: o museu dedicado a Sigmund Freud, em Viena, passou por uma ampliação. Oslo ganhará em breve um museu com quase todas as obras de Edvard Munch. Saiba mais aqui.

    • Publicidade