Conheça a arte de Chicago sem sair de casa

Uma seleção de museus que contam a história da cidade, do Oriente Médio, do México, da fotografia e da arquitetura iconoclasta de Frank Lloyd Wright

Enquanto a recomendação é ficar em casa para tentar combater o avanço do coronavírus, que contabiliza mais de 1 milhão de casos no mundo, a melhor maneira de conhecer lugares novos ou até de matar a saudades de um destino já conhecido é através da internet. Por isso, separamos alguns museus e projetos arquitetônicos da cidade de Chicago, no Estados Unidos, para explorar direto de casa, com apenas alguns cliques:

Art Institute of Chicago

Simplesmente um dos mais fantásticos museus dos Estados Unidos e que exibe obras incríveis de Van Gogh, Monet, Picasso, Edward Hopper e um sem fim de artistas e fotógrafos contemporâneos. E mais: esculturas europeias, retratos japoneses, videoarte. E tudo isso está ao alcance do mouse. Além do passeio interativo elaborado pelo Google Arts & Culture, que leva para dentro dos corredores, o usuário pode clicar nas diversas coleções no site oficial do museu. Ainda são disponibilizadas atividades interativas para conhecer a coleção mais a fundo.

Art Institute of Chicago, em Chicago O Art Institute of Chicago é um dos principais museus da cidade do estado de Illinois

O Art Institute of Chicago é um dos principais museus da cidade do estado de Illinois (Jonathan Daniel/Getty Images)

Oriental Institute Museum

O museu da University of Chicago é voltado para pesquisa do antigo Oriente Médio. O acervo é composto por mais de 350 mil artefatos, sendo que 5 mil itens estão em exibição. São fotografias, documentos e materiais provenientes de escavações. O tour virtual do Google permite ver algumas dessas obras, como cerâmicas e uma estátua maciça do egípcio rei Tut. Durante a quarentena, o museu incentivará no facebook algumas atividades como recriar em casa um jogo de tabuleiro do século 6a.C  e aulas de origami. O museu também dedica um espaço no site oficial com todas as possibilidades de interação com o conteúdo.

Oriental Institute Museum, em Chicago O Oriental Institute Museum pode ser explorado através do Google Culture & Arts

O Oriental Institute Museum pode ser explorado através do Google Culture & Arts (Oriental Institute Museum Facebook/Reprodução)

National Museum of Mexican Art

O museu é um dos primeiros a exibir e falar sobre a cultura mexicana nos Estados Unidos. O lugar expõe mais de 10 mil peças relacionadas ao tema, desde a antiguidade até os dias de hoje. Além do passeio virtual através do Google Arts & Culture pelas salas do local, o museu disponibiliza algumas atividades no site para serem feitas durante a quarentena, como desenhos para colorir, dicas para fazer impressões monocromáticas e caça-palavras. Algumas dos temas das salas são: Histórias da Identidade Mexicana, Memória Presente e A Arte é Política.

National Museum of Mexican Art, em Chicago Duas das salas coloridas do National Museum of Mexican Art

Duas das salas coloridas do National Museum of Mexican Art (Abel Uribe/Chicago Tribune/Tribune News Service/Getty Images)

Chicago History Museum

O espaço é um passeio pela história de Chicago. Enquanto o museu está fechado por conta do coronavírus, a melhor forma de conhecer mais sobre o local é através do site oficial, onde é possível ver parte do acervo, ler sobre algumas das seções de exposição e embarcar em exibições online, como “O Grande Incêndio de Chicago” e “Chicago: Lei e Desordem”. O blog do Chicago History Museum é outra forma de se aprofundar na cultura local, com histórias postadas todos os dias.

Chicago History Museum, em Chicago O Chicago History Museum conta a história da cidade

O Chicago History Museum conta a história da cidade (Chicago History Museum/Divulgação)

Museum of Contemporary Photography

Mais de 15 mil itens, de 1500 profissionais, compõem o acervo do Museum of Contemporary Photography, considerado o principal museu de arte universitário do mundo dedicado ao tema. Ele está localizado dentro da Columbia College Chicago. Através do site, é possível conferir 14 exibições pensadas para o mundo digital, com temas que variam de paisagens de viagens à maternidade. Um vídeo conta a história do museu desde sua fundação, em 1976, e leva os espectadores pelos corredores cheios de fotografias.

Museum of Contemporary Photography, em Chicago O Museum of Contemporary Photography é considerado o principal museu de arte universitário do mundo dedicado à fotografia

O Museum of Contemporary Photography é considerado o principal museu de arte universitário do mundo dedicado à fotografia (Museum of Contemporary Photography/Reprodução)

Frank Lloyd Wright

Frank Lloyd Wright é um renomado arquiteto que deixou sua marca pela cidade de Chicago durante seus 91 anos de vida. A área da Chicagoland abriga a maioria dos projetos desenvolvidos por ele, incluindo Patrimônios Mundiais da UNESCO como o Unity Temple e a Robie House. A história de alguns monumentos planejados por Wright podem ser conhecidas aqui. E para ter uma noção da beleza arquitetônica das construções sem sair de casa, basta assistir alguns vídeos disponíveis no YouTube: Frank Lloyd Wright Home and Studio, The Robie House e Unity Temple.

The Frederick C. Robie House, em Chicago The Frederick C. Robie House é um dos muitos projetos desenvolvidos pelo arquiteto Frank Lloyd Wright em Chicago

The Frederick C. Robie House é um dos muitos projetos desenvolvidos pelo arquiteto Frank Lloyd Wright em Chicago (Raymond Boyd/Michael Ochs Archives/Getty Images)

Leia tudo sobre Chicago

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s