(Viagem e Turismo/)
1/9 Bucólicos ou badalados, esses destinos atraem casais, amantes da natureza e da boa gastronomia. Clique na seta à direita do mapa para ver um roteiro por oito cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais . (Viagem e Turismo) 2/9 Cunha (3 dias): ponto estratégico para o início da exploração do vale, a cidade é repleta de ateliês de cerâmica em suas ladeiras e de bons restaurantes no entorno. tem charme inspirado na vizinha Paraty , avistada de suas alturas. (Bia Parreiras/Reprodução) 3/9 Aparecida (1 dia) : o passeio clássico por esse importante ponto de peregrinação cristã do Brasil inclui visitas à nova e à velha basílicas de Nossa Senhora . (Ana Paula Prada Creative Commons/Wikimedia Commons) 4/9 Santo Antônio do Pinhal (3 dias): ela tem o ambiente frio, as pousadas aconchegantes e as lojinhas de artesanato semelhantes aos da vizinha refinada, Campos do Jordão. mas Santo Antônio ainda mantém o autêntico espírito de roça do interior de são Paulo. (Bia Parreiras/Reprodução) 5/9 Campos do Jordão (4 dias): no frio, o badalado destino de inverno paulista transforma a Vila Capivari no fervilhante coração da Serra da Mantiqueira. Campos tem pousadas e hotéis aconchegantes, a maior concentração de restaurantes estrelados fora da capital (empatada com Ribeirão Preto) e uma série de chocolaterias, lojas, malharias, bares, cafés e casas noturnas. Em julho, sedia o maior festival de música erudita da América Latina. () 6/9 São Bento do Sapucaí (1 dia): a Pedra do Baú brilha como cartão-postal, a 1 950 m de altitude, atraindo amantes do trekking e das escaladas. As pousadinhas charmosas e os bons ateliês de artesãos locais também compensam a viagem. (Jair Magri/Wikimedia Commons) 7/9 São Francisco Xavier (3 dias): o pacato distrito rural de uma década atrás tem se tornado um refúgio serrano cada vez mais agradável – e descolado – nos fins de semana. Apoiado pela bela natureza ao redor, São Xico ganhou bons ateliês de arte, restaurantes e pousadas. (Adenir Britto/PMSJC/Reprodução) 8/9 Monte Verde (3 dias): lareira e hidro nos quartos, fondues e trutas no jantar. E, lá fora, as araucárias embelezando o friozinho da serra mineira, que aqui dura o ano inteiro. Não por acaso, Monte Verde virou uma das favoritas entre pombinhos apaixonados. (Jair Magri) 9/9 Gonçalves (3 dias): ainda um pacato destino da porção mineira da Serra da Mantiqueira, a cidade conquista fãs em função do centrinho charmoso e das vilas rurais rodeadas por cachoeiras , picos com visuais fantásticos e boas trilhas para caminhadas. Tem pousadas, restaurantes e ateliês mais sedutores a cada dia. (Bia Parreiras)
PROGRAME-SE
Quando ir
De maio a setembro faz frio e chove pouco. Alta temporada, o inverno tem preços elevados – especialmente em Campos do Jordão . Aparecida fica lotada para a festa da padroeira, no mês de outubro.
Raio X das estradas
A Via Dutra é a principal conexão entre São Paulo e Rio, cortando o Vale do Paraíba e beirando a Serra da Mantiqueira – cuidado com os caminhões. A Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), que leva a Campos do Jordão, é uma segura estrada serrana.
Distâncias em quilômetros
Aparecida
74
Campos do Jordão
54
130
Cunha
110
57
160
Gonçalves
84
90
131
99
São José dos Campos
Continua após a publicidade
Busque hospedagem na Serra da Mantiqueira
Leia tudo sobre Minas Gerais e São Paulo