-
1. Masp e Avenida Paulista, São Paulo (SP)
zoom_out_map
1/30 Inaugurada em 1891, a Avenida Paulista, passou de elegante avenida residencial a centro financeiro e um dos principais corredores culturais da capital do Estado de São Paulo. Percorrê-la é sentir de perto um pouco mais da atmosfera cosmopolita da cidade. A Paulista está repleta de cultura. Entre as principais atrações está o Museu de Arte de São Paulo (Masp), que abriga o mais importante acervo artístico da América Latina com 8 mil peças (RAUL JUNIOR/Reprodução)
-
2. Praia do Cedro, Ubatuba (SP)
zoom_out_map
2/30 Uma das praias mais bonitas de Ubatuba (SP), a Praia do Cedro se mantém preservada (e vazia) por causa da dificuldade de acesso (40 minutos de trilha a partir da Praia Grande do Bonete). O mar com tons de azul esverdeado, é calmo e forma várias piscinas naturais. (GUILHERME ANDRADE)
-
3. Canyoning na Cachoeira Cassorova, Brotas (SP).
zoom_out_map
3/30 Turistas praticam canyoning na Cachoeira Cassorova, Brotas (SP). O acesso é fácil: são dez minutos de caminhada por escadaria íngreme e bem estruturada (ANDREA DAMATO./Viagem e Turismo)
-
4. Praia da Ilha do Prumirim, Uatuba (SP)
zoom_out_map
4/30 Praia da Ilha do Prumirim, localizada em frente à Praia do Prumirim em Ubatuba (SP), é destino de passeios de escuna e um ótimo lugar para mergulho (GUILHERME ANDRADE)
-
5. Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, Aparecida (SP)
zoom_out_map
5/30 A Basilica Nova de Nossa Senhora Aparecida recebe 9 milhões de fiés por ano. Lá está a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a santa negra encontrada no Rio Paraíba do Sul em 1717. Em outubro, mês em que se comemora o dia da padroeira do Brasil, mais de 200 mil pessoas vão a Aparecida (SP), para celebrar e cumprir promessas feitas a Nossa Senhora. No dia 3 começam os shows, de música popular e sertaneja, as missas e as novenas que culminam na celebração do dia 12 (Divulgacao)
-
6. Cervejaria Baden Baden, Campos do Jordão (SP)
zoom_out_map
6/30 É no inverno que Campos do Jordão (SP) floresce. Em julho o já famoso desfile de botas, casacos e carros importados é frequente em frente à Cervejaria Baden Baden, na Vila Capivari (JAIR MAGRI)
-
7. Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
zoom_out_map
7/30 Itamambuca, em Ubatuba (SP), faz parte do circuito internacional do esporte e é reduto de jovens e surfistas. O Rio Itamambuca, que alguns turistas precisam atravessar para chegar à praia, fica impróprio para banho am algumas épocas do ano. (Divulgacao)
-
8. Parque da Independência, São Paulo (SP)
zoom_out_map
8/30 Dentro do complexo do Parque da Independência, em São Paulo (SP) estão o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Capela Imperial, que guarda os restos mortais de Dom Pedro I (Banco de imagens do Estado de São Paulo/ Rubens Chiri/ Divulgação)
-
9. Barcos de pesca Praia de Juqueí, São Sebastiâo (SP)
zoom_out_map
9/30 Os 3,5 Km de extensão e a faixa de areia plana fazem de Juqueí, em São Sebastião (SP), o lugar ideal para correr e caminhar. Muito procurada por famílias, tem boa oferta de hospedagens à beira mar, centrinho com restaurantes e dois mini-shoppings. (BIA PARREIRAS)
-
10. Cachoeira do Prumirim, Ubatuba (SP)
zoom_out_map
10/30 A Cachoeira do Prumirim (7m), em Ubatuba (SP), está localizada na beira da estrada BR-101 para Paraty. Com dois minutos de caminhada, você vê de cima uma das quedas; dali, são mais cinco minutos de descida até a queda principal, com poço para banho. (GUILHERME ANDRADE)
-
11. Charrete para passeios, Serra Negra (SP)
zoom_out_map
11/30 Serra Negra (SP) ainda conserva antigos hábitos, como o passeio de charrete na pracinha central (ALEXANDRE BATTIBUGLI)
-
12. Fachada do Theatro Municipal de São Paulo, durante a "Virada Cultural"
zoom_out_map
12/30 Desde 2005 a eclética Virada Cultural agita a cidade de São Paulo (SP). Shows, peças de teatro, exposições, concertos, narrações de histórias, pistas com DJ, paradas, desfiles; atividades para todas as idades e todos os gostos acontecem em todos os cantos da cidade, durante 24 horas ininterruptas. (Divulgacao)
-
13. Beco das Palavras, no Museu da Língua Portuguesa, São Paulo (SP)
zoom_out_map
13/30 No Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), atividades interativas tomam o lugar que costuma ser do acervo material, transformando aprendizado em lazer. (Bia Parreiras)
-
14. Estação da Luz, São Paulo (SP)
zoom_out_map
14/30 A Estação da Luz foi concluída em São Paulo (SP) em 1901. Construída com estrutura metálica inglesa, abriga o Museu da Língua Portuguesa, e é o ponto de partida para o Expresso Turístico (MARIO RODRIGUES)
-
15. Museu do Futebol, São Paulo (SP)
zoom_out_map
15/30 Sensores medem a velocidade do chute, no Museu do Futebol, instalado no Estádio do Pacaembu em São Paulo (SP). Com recursos audiovisuais interativos, em detrimento de relíquias e peças de coleção, o museu mostra o futebol como elemento formador da cultura do país (FERNANDO MORAES)
-
16. Tirolesa do Pânico no Parque dos Sonhos, Socorro (SP)
zoom_out_map
16/30 Socorro (SP) disputa com Brotas (SP) o título de "capital do turismo de aventura". Uma das grandes atrações é a tirolesa do Pânico, com 1 km de extensão. Todos os hotéis e parques turísticos têm estrutura para receber pessoas com mobilidade reduzida (Bia Parreiras/Reprodução)
-
17. Passeio de Balão, Boituva (SP)
zoom_out_map
17/30 De manhãzinha o céu de Boituva (SP), onde está localizado o único aeroporto do Brasil exclusivo para a prática de paraquedismo, é colorido pelos balões. Os voos, de cerca de uma hora, passam por fazendas, campos e cidades. Depois do pouso, espumante e café da manhã aguardam os aventureiros - os mais radicais encerram o passeio com um salto de paraquedas, pago à parte. (Divulgacao)
-
18. Museu Catavento, São Paulo (SP)
zoom_out_map
18/30 Localizado no Palácio das Indústrias, o Museu Catavento, em São Paulo (SP), é dividido em quatro grandes temas (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Rico em recursos audiovisuais, é um espaço interativo e muito bem planejado, diverte adultos e crianças e torna o aprendizado muito mais interessante. (Divulgacao)
-
19. Baia dos Golfinhos, Cananéia (SP)
zoom_out_map
19/30 Golfinhos na Baia dos Golfinhos no Parque Estadual da Ilha do Cardos, Cananéia (SP) (ROGERIO PALLATTA)
-
20. Vista aérea da Barra do Una, São Sebastião (SP)
zoom_out_map
20/30 No litoral de São Sebastião (SP) estão as praias mais badaladas do Estado. Na Praia da Barra do Una as barracas servem petiscos e caipirinhas para um público bem família (GUILHERME ANDRADE)
-
21. Caverna dentro do Parque Turístico do Alto Ribeira (Petar), Iporanga (SP)
zoom_out_map
21/30 Em Iporanga (SP) fica o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). São mais de 300 cavernas catalogadas, o maior número em uma única área na América Latina. (RICARDO ROLLO)
-
22. Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)
zoom_out_map
22/30 Águas de Lindóia (SP) tem um dos balneários mais visitados do Circuito das Águas Paulista. É um lugar para relaxar e tomar um banho aromático de vinho, rosas e chocolate (ELCIO CARRIÇO)
-
23. Parque do Ibirapuera, São Paulo (SP)
zoom_out_map
23/30 Com jardins projetados por Burle Marx, prédios projetados por Oscar Niemeyer, museus, pista de cooper, ciclovia, quadras, playgrounds, lanchonetes e restaurante, o Parque do Ibirapuera é o principal centro de lazer da cidade de São Paulo (SP). Há boa programação de shows à noite (pagos) e aos domingos (grátis). (PEDRO RUBENS)
-
24. Turistas praticando rafting, Brotas (SP)
zoom_out_map
24/30 Em Brotas (SP), a capital paulista do turismo de aventura, as principais atrações são o rafting e o bóia-cross, nas corredeiras do Rio Jacaré-Pepira. (Divulgacao/Divulgação)
-
25. Praia do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéia (SP)
zoom_out_map
25/30 O Parque Estadual da Ilha do Cardoso, em Cananéia (SP), protege uma importante área de Mata Atlântica, que cobre 90% da ilha. É um excelente lugar para quem busca isolamento e contato direto com a natureza: são quilômetros de praias desertas e trilhas pela mata (Rogerio Pallatta)
-
26. Mergulho em Ilhabela (SP)
zoom_out_map
26/30 Não é preciso ter experiência para mergulhar em Ilhabela (SP). Instrutores dão uma breve aula e levam os turistas para um mergulho autônomo de 8 m de profundidade na Ilha das Cabras (eles operam o equipamento e o visitante fica livre para apreciar o cenário). Também há cursos e saídas para quem tem certificação. (Divulgação)
-
27. Virado à paulista, do restaurante Gijos, São Bernardo do Campo (SP)
zoom_out_map
27/30 Virado à paulista, do restaurante Gijos, São Bernardo do Campo (SP), prato típico da culinária paulista (LIGIA SKOWRONSKI)
-
28. Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão (SP)
zoom_out_map
28/30 O maior festival de música erudita, o Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), acontece em julho e reúne mais de 40 espetáculos no Auditório Cláudio Santoro e em outros pontos da cidade. (Divulgacao)
-
29. Missa na Basílica de São Bento, São Paulo (SP)
zoom_out_map
29/30 Na Basílica de São Bento, em São Paulo (SP), é possível acompanhar missas com belas apresentações de canto gregoriano, entre imagens cristãs e pinturas da arte beuronense, que valoriza a cultura pagã. Após a missa vale a pena visitar a padaria do mosteiro, onde são vendidos os apetitosos pães, doces e bolos preparados pelos monges (MARCO DE BARI/Divulgação//São Paulo)
-
30. Vista aérea do Parque Estadual Intervales, Ribeirão Grande (SP)
zoom_out_map
30/30 O Parque Estadual Intervales é um corredor de Mata Atlântica na Serra de Paranapiacaba (SP). Possui uma das maiores biodiversidades do mundo, com espécies raras de plantas, aves e mamíferos. É um excelente lugar para a prática de birdwatching (observação de aves) e para o ecoturismo. O Parque oferece guias especializados (Claudio Rossi)
Tecnologia de ponta, indústria diversificada, agropecuária modelo, comércio de alto padrão. O dinheiro circula bastante no estado mais rico da nação, responsável por 31% do PIB nacional. É verdade que os 41 milhões de paulistas respiram trabalho. Mas, a começar pelos paulistanos da gema, não faltam razões para crer que em São Paulo pode-se fazer de tudo.
Na capital, de segunda a segunda há peças de teatro e exposições em cartaz, bares e restaurantes abertos a qualquer hora, além de eventos e shoppings lotados. Tudo isso para justificar a principal razão de (e desculpa para) seus males: os engarrafamentos.
No interior, busca-se de tudo um pouco: de alguma tranquilidade em antigas fazendas de café transformadas em hotéis e estâncias hidrominerais (Águas de Lindoia e Serra Negra, por exemplo) a destinos para ecoturismo como Brotas e Socorro (rafting), Vale do Ribeira (espeleologia) e Boituva (a meca brasileira do paraquedismo e do balonismo).
Servido pelas melhores estradas do país, o estado de São Paulo convive com intenso fluxo de automóveis a cada feriado e em todas as direções. As rodovias Castelo Branco e o complexo Anhanguera-Bandeirantes conduzem a cidades ricas no norte e no oeste paulista, como Campinas, Ribeirão Preto e Bauru.
De um lado da Via Dutra, que liga a capital com a cidade do Rio de Janeiro, está a Serra da Mantiqueira, no meio da qual Campos do Jordão reina como o destino preferido de inverno dos paulistas, além da religiosa Aparecida. Do lado oposto da estrada, a Serra do Mar se interpõe entre o planalto e o litoral norte do estado e tem vista privilegiada para algumas das praias mais bonitas do país, distribuídas pelas cidades de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.