Santuário de Aparecida: como chegar, circular, hotel, restaurante

Site: http://aparecida.sp.gov.br População: 35.023 hab DDD: 12 Distância de outras cidades: São José dos Campos: 84 km; Ubatuba: 143 km; São Paulo: 188 km; Rio de Janeiro: 269 km

O Rio Paraíba do Sul estava com escassez de peixes quando três pescadores resgataram uma estátua quebrada de Nossa Senhora, em 1717. O que aconteceu a seguir foi considerado um milagre e consagraria a santa como padroeira do Brasil: as redes começaram a voltar sempre cheias. O número crescente de fiéis que visitavam a região levou à construção da Basílica Velha em 1888, posteriormente substituída pela colossal Basílica de Nossa Senhora da Aparecida. Consagrada pelo Papa João Paulo II em 1980, ela é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Atualmente, Aparecida é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina e chegou a receber 13 milhões de visitantes em 2017. A maioria passa um único dia na cidade, tempo suficiente para ver a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, adornada com a coroa de ouro e o manto azul presenteados pela princesa Isabel, assistir a uma missa e conhecer as demais atrações da cidade. Porém, é preciso ter em mente que o lugar lota nos finais de semana. Se quiser conhecer Aparecida em outubro, é ainda mais importante se programar: as vagas nos hotéis costumam se esgotar com quase um ano de antecedência.

COMO CHEGAR

Para quem chega de avião, os aeroportos mais próximos de Aparecida são os de São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e o de Campinas (Viracopos). Ao desembarcar em qualquer uma das duas cidades, é necessário pegar um ônibus ou alugar um carro para ir até Aparecida, distante cerca de 170 quilômetros do centro da capital paulista.

Dirigindo de São Paulo, basta pegar o sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto até o final e, depois, seguir pela Dutra até Aparecida. Para quem vem do Rio de Janeiro, o caminho é todo pela Dutra. Vindo do Nordeste, a melhor opção é seguir pela Rio-Bahia (BR-116/BR-393) até Barra Mansa, entrando a seguir na Dutra.

COMO CIRCULAR

Ao chegar em Aparecida, deixe o carro no gigantesco estacionamento da Basílica de Nossa Senhora da Aparecida. A partir dali, é fácil circular pela cidade a pé.

ONDE FICAR

Os hotéis se concentram na avenida que contorna a Basílica de Nossa Senhora da Aparecida e são utilizados principalmente pelas excursões de romeiros que chegam de diferentes partes do Brasil. Por isso, a maioria não tem grandes luxos.

A 15 minutos a pé do santuário, a Cidade do Romeiro foi projetada especialmente para atender a esse público e tem duas opções de acomodação: o Hotel Rainha do Brasil, com piscina ao ar livre, e o Hotel Rainha dos Apóstolos.

Outra opção é o Hotel Pousada do Papa, que compensa a simplicidade com a localização, a apenas 500 metros da entrada da basílica principal. Um pouco mais distante, mas ainda assim bem próxima do santuário, a Pousada do Bom Jesus está instalada em um edifício imponente de 1894 que hospedou os papas João Paulo II, Bento XVI e o atual Papa Francisco.  Busque outras opções de hospedagem em Aparecida.

ONDE COMER

As opções de alimentação são escassas. Na parte sul da Basílica de Nossa Senhora da Aparecida há uma praça de alimentação com restaurantes e as principais redes de fast food. Ao final da Passarela da Fé, a Galeria Recreio é um pequeno shopping com mais algumas opções de lanches, que podem ser uma alternativa se a praça de alimentação da basílica estiver muito lotada. Para hambúrgueres e pizzas, o Bendita Massa fica no centro da cidade.

O QUE FAZER

– Basílica de Nossa Senhora da Aparecida: As missas acontecem diariamente e em vários horários (confira a programação aqui) na nave central, onde vale reparar na cúpula com mosaicos que representam a “árvore da vida” cercada por pássaros da fauna brasileira. Após a liturgia, os fiéis costumam passear pelo complexo de 1,3 milhão de metros quadrados: só a basílica, construída em formato de cruz, mede o equivalente a oito campos de futebol. A principal atração é a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, instalada em um nicho de pastilhas de porcelana douradas, mas também é bastante visitada a Sala de Promessas, com o teto revestido de imagens de fiéis que atribuem alguma conquista à padroeira. Outros pontos de interesse são a Capela do Batismo, Capela da Ressurreição, Capela de São José, Capela do Santíssimo e a Torre de Brasília. Em seus dois primeiros andares, o Museu de Nossa Senhora Aparecida guarda pinturas, objetos de ouro, vestes e outros elementos litúrgicos. No último andar, a 110 metros de altura, é possível vislumbrar o Rio Paraíba no horizonte. Vale destacar ainda o Campanário projetado por Oscar Niemeyer com 13 sinos e, logo ao lado, a Capela das Velas.

– Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida: Trata-se de um anexo da Basílica de Nossa Senhora da Aparecida que guarda o Cine Padroeira, o Museu de Cera e o Cantinho dos Devotos Mirins. As atrações utilizam recursos multimídia para contar a história da padroeira, desde que sua imagem foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul até a construção da basílica. No cinema, que tem capacidade para 150 pessoas, é exibido em cinco telas o curta  “A história de Nossa Senhora Aparecida”, que tem 15 minutos de duração. Já o Museu de Cera possui mais de 60 estátuas que recriam os principais acontecimentos relacionados à imagem da santa, além de uma sessão com esculturas de devotos famosos como Renato Aragão, Ronaldo Nazário e o cantor Daniel. O Cantinho dos Devotos Mirins, por fim, realiza leituras e atividades infantis e possui sete estátuas em tamanho real dos personagens Mãezinha, Tijolinho, Silvana, João, Domingos, Cidinha e o cão Pingo. Veja o horário de funcionamento e preço dos ingressos aqui.

– Basílica Velha: Inaugurada em 1888, a igreja em estilo barroco foi o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Ela fica no centro histórico da cidade e passou por uma restauração que durou de 2004 a 2015. Veja o horário das missas aqui.

– Passarela da Fé: A passarela em formato de “S” foi construída no início dos anos 1790 para ligar a Basílica de Nossa Senhora da Aparecida à Basílica Velha. Na primeira, o acesso é ao lado do Campanário e na segunda, ao lado do monumento que homenageia o ex-presidente Artur da Costa e Silva. São 392 metros de comprimento e 35 metros de altura em seu ponto mais alto. Aos finais de semana, é comum ver fiéis cumprindo suas promessas ao atravessar toda a extensão da passarela ajoelhados.

– Trem do Devoto: Réplicas de maria-fumaça ligam em uma viagem de 15 minutos a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, onde foi encontrada a imagem da santa. O trem parte das estação “cidade”, ao lado do hotel Rainha do Brasil , e “porto”, próxima a primeira capela construída em homenagem à padroeira. Ao longo do caminho, estátuas relembram os primeiros momentos da vida de Cristo. São cinco vagões no total, acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção e com capacidade para um total de 60 pessoas. Pets só são permitidos em caixas de transporte. Veja os horários de funcionamento e valor dos ingressos aqui.

– Caminho do Rosário: Assim como o Trem do Devoto, o Caminho do Rosário também liga a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu. A diferença é que o trajeto de pouco mais de um quilômetro deve ser percorrido a pé, o que permite apreciar com mais calma o museu a céu aberto com 128 esculturas. Criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín, elas estão divididas em 20 cenários diferentes que representam os quatro Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos). Muitos visitantes deixam o carro na Cidade do Roteiro, pegam o Trem do Devoto até Porto Itaguaçu e depois retornam a pé pelo Caminho do Rosário. Mais informações aqui.

– Passeio de barco no Porto Itaguaçu: Foi aqui, na curva do Rio Paraíba do Sul, que três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora em 1717. Além de conhecer o porto de mais de 129 mil metros quadrados, conhecido no passado como “Bairro das Pedras”, os visitantes podem fazer um passeio de balsa de 20 minutos de duração pelo curso d’água. No entanto, o lugar é bastante suscetível a alagamentos e nem sempre o tour está disponível. Informe-se com antecedência aqui.

– Bondinhos Aéreos de Aparecida: Da Capela do Batismo, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, partem 47 bondinhos com capacidade para até seis pessoas cada. A 120 metros de altura, eles percorrem cerca de um quilômetro até chegar ao Morro do Cruzeiro, onde o mirante descortina uma vista panorâmica da região, com destaque para a Serra da Mantiqueira, o Rio Paraíba do Sul e o próprio santuário. Veja os horários de funcionamento e valor dos ingressos aqui.

BÍBLIA A CÉU ABERTO

O Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, inaugurou em março de 2022 a primeira etapa do projeto “Jornada Bíblica”, que consiste em revestir de mosaicos as quatro fachadas do santuário. Já foi concluída a fachada norte, que recebeu 4 mil m² de mosaicos de pedra, com 24 cenas que retratam o Livro do Êxodo. Para compor o mural, foram usadas rochas do Brasil, França, Grécia e Afeganistão. O responsável pela concepção artística dos mosaicos é o padre Marko Ivan Rupnik, sacerdote esloveno considerado um dos maiores nomes da arte sacra na atualidade. A próxima fachada a passar pela repaginação é a sul. Os mosaicos estão sendo fabricados em Roma pelos artistas do Centro Aletti, mas ainda não há previsão para a conclusão das obras.

View this post on Instagram

A post shared by Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

     

    CAMINHO DA FÉ

    Inspirados no Caminho de Santiago, os peregrinos podem partir de 17 cidades de São Paulo e Minas Gerais – o grande hub é a cidade paulista de Águas da Prata, onde surgiu a ideia – e seguir até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O caminho mais longo tem 541 quilômetros, e o mais curto, 134. E a rota funciona como na Espanha: há uma Credencial de Peregrino a ser carimbada pelo trajeto, uma lista de pousadas, mapa e, ao chegar a Aparecida, ganha-se um certifcado que prova a conclusão da peregrinação. Saiba mais em caminhodafe.com.br

     

    Leia tudo sobre Aparecida 

    Busque hospedagem em Aparecida

    Publicidade