Trilha na Mantiqueira, em Monte Verde (MG), é ideal para famílias

Veja fotos das espécies da mata atlântica e da trilha na cidade de Monte Verde, em Minas Gerais, que leva até a Pedra Redonda, a 1930 metros

Por Ludmilla Balduino Atualizado em 9 set 2021, 15h52 - Publicado em 26 jun 2014, 19h01

Fazer uma trilha subindo montanhas e encarando o ar rarefeito da altitude pode ser desafiador. Mas, em Monte Verde, a altitude não é obstáculo para que famílias inteiras, de crianças pequenas a senhores de idade, pratiquem o turismo de aventura em um trekking até a Pedra Redonda.

Não é preciso ser alpinista para subir a montanha, cujo ponto alto – a Pedra Redonda – fica a 1930 metros. A trilha é larga, espaçosa, bem definida e conservada – alguns trechos são até reforçados com escadarias de madeira. É possível subir em cerca de 30 minutos a passos bem lentos, admirando a paisagem. Afinal, o objetivo maior dos visitantes não é praticar atividade atividade física. É, antes disso, admirar as belezas da flora da Mata Atlântica pelo caminho.

Do alto da Pedra Redonda, é possível ver Monte Verde (o distrito de Camanducaia abriga não mais que 5 mil habitantes) e, ao longe (se as nuvens, que às vezes ficam lá embaixo, permitirem), a cidade paulista de São José dos Campos.

Monte Verde fica a 167 quilômetros de São Paulo e é uma opção de passeio de fim de semana para os paulistanos. Principalmente no inverno, quando as pousadas e os restaurantes da região abastecem-se de fondue, mantas e lenha para as lareiras.

Como chegar:

A trilha começa no quilômetro 4 da Avenida das Montanhas – que cruza com a avenida principal da cidade, a Monte Verde (a Avenida das Montanhas fica na altura da Praça da Árvore).

Busque hospedagem em Monte Verde

Leia tudo sobre Minas Gerais

  • Continua após a publicidade
    Publicidade