-
1. Profeta Ezequiel em frente à Basílica Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (MG)
zoom_out_map
1/30 Ezequiel, um dos 12 profetas em pedra-sabão que foram esculpidos por Aleijadinho e seus auxiliares entre1800 e 1805, as obras ficam em frente à Basílica Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG) (Luigi Mamprin)
-
2. Igrejas de São Francisco de Assis (à esquerda), de Nossa Senhora do Carmo, e o Pelourinho da Praça Minas Gerais, em Mariana (MG)
zoom_out_map
2/30 Mariana (MG) foi uma das mais ricas cidades da época do Ciclo do Ouro, chegou a ser chamada de “Eldorado Mineiro”. As Igrejas de São Francisco de Assis (à esquerda), de Nossa Senhora do Carmo, e o Pelourinho da Praça Minas Gerais são exemplos da riqueza da época (Fernando Piancastelli/Dedoc Abril)
-
3. Interior da "Mina de Ouro da Passagem", Mariana (MG)
zoom_out_map
3/30 A Mina de Ouro da Passagem, em Mariana (MG), é uma das maiores do mundo. Numa vagoneta sobre trilhos, os visitantes descem a 120 m de profundidade. Lá embaixo, caminham por impressionantes galerias e observam as cavidades de onde o ouro era extraído (Fernando Piancastelli)
-
4. Locomotiva do Trem da Vale em Minas Gerais
zoom_out_map
4/30 Locomotiva do Trem da Vale, que fará o percurso turístico entre as cidades mineiras de Ouro Preto (MG) e Mariana (MG) (Sérgio Mourão/Acervo SETUR-MG)
-
5. Feijão-Tropeiro no restaurante Xapuri, Belo Horizonte (MG)
zoom_out_map
5/30 Feijão-Tropeiro, prato típico mineiro, Belo Horizonte (MG) (NELIO RODRIGUES)
-
6. Comida mineira servida no Restaurante Rancho, em Mariana (MG)
zoom_out_map
6/30 Comida mineira servida no Restaurante Rancho, em Mariana (MG) (JOÃO CASTILHO/AGENCIA CAIXA PRETA)
-
7. Vesperata, Diamantina (MG)
zoom_out_map
7/30 Artistas locais sobem nas escadas dos casarões, para apresentar músicas do cancioneiro popular na Vesperata, a maior manifestação musical da cidade de Diamantina (MG) (Acervo do Projeto Fragmentos Visuais do Séc. XXI.)
-
8. Altar da Igreja de Nossa Senhora do Ó, Sabará (MG).
zoom_out_map
8/30 Detalhe da influência da arte chinesa no altar da Igreja de Nossa Senhora do Ó, Sabará (MG). (Luciana Napchan)
-
9. Praça da Liberdade, Belo Horizonte (MG)
zoom_out_map
9/30 Antiga sede do governo, a Praça da Liberdade tornou-se o centro da cultura da cidade em 2010. Com edifícios do século 19 convertidos em museus, é o pedaço mais vibrante da cidade de Belo Horizonte (MG) (Henry Yu)
-
10. Mostra de Cinema de Tiradentes (MG)
zoom_out_map
10/30 No mês de janeiro, amantes do cinema invadem o centrinho de Tiradentes (MG) para assistir a películas nacionais inéditas na Mostra de Cinema da cidade (Alexandre C. Mota/ Divulgação)
-
11. Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, Ouro Preto (MG)
zoom_out_map
11/30 Em 2011 o Museu da Inconfidência, em Ouro PReto (MG), recebeu os restos mortais de três inconfidentes, que se juntaramm às outras 13 sepulturas do Panteão da Inconfidência, a principal sala do museu. Vale fazer a visita com o audioguia (Neno Vianna/Barrocopress)
-
12. Vista aérea de Ouro Preto (MG)
zoom_out_map
12/30 O conjunto de igrejas, museus e construções históricas deram o título de Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO à Ouro Preto (MG). A beleza do casario colonial e a riqueza dos altares barrocos nos leva de volta ao tempo do Ciclo do Ouro e da Inconfidência Mineira. (Sergio Mourão/Seturmg)
-
13. Centro histórico de Diamantina (MG)
zoom_out_map
13/30 Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Diamantina (MG) tem um belo Centro Histórico com muitas construções preservadas (Sérgio Mourão/Acervo Setur-MG./Divulgação)
-
14. Cachoeira Casca DAnta, no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG).
zoom_out_map
14/30 Conhecer a Cachoeira Casca DAnta (186 m) e as outras belezas da Serra da Canastra (MG) é um passeio e tanto para quem tem espírito de aventura na veia. (Ivan Carneiro)
-
15. Cachaçaria Via Cristina, Belo Horizonte (MG)
zoom_out_map
15/30 Cachaçaria Via Cristina em Belo Horizonte (MG) (Heudes Regis)
-
16. Boneca e fogão a lenha confeccionados, Diamantina (MG)
zoom_out_map
16/30 Boneca e fogão a lenha confeccionados em Diamantina (MG) (João Castilho/ Agência Caixa Preta)
-
17. Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto <strong>(</strong>MG)
zoom_out_map
17/30 A fachada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG), é uma obra-prima da arquitetura colonial mineira. O conjunto representa o casamento perfeito entre Aleijadinho e Mestre Ataíde. (Gabriel Salgado)
-
18. Corredores do Mercado Central (MG)
zoom_out_map
18/30 Não é exagero dizer que, nas 450 barracas no Mercado Central de Belo Horizonte (MG), vende-se de tudo. Há turistas procurando delícias tipicamente mineiras e mineiros abastecendo a casa de legumes, frutas e... delícias tipicamente mineiras! (Fernando Piancastelli/Divulgação)
-
19. Basílica Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (MG)
zoom_out_map
19/30 Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985, a Basílica Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), é um dos maiores tesouros da arte barroca, e conta com esculturas dos doze profetas, feitas por Aleijadinho (Gil Felisberto)
-
20. Imagem de Jesus Cristo no altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Ouro Preto (MG)
zoom_out_map
20/30 A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG) reúne entalhes das três fases do barroco mineiro e está entre as capelas com maior quantidade de ouro do Brasil (mais 400 kg). O Museu de Arte Sacra, no subsolo da sacristia, exibe imagens de N.S. do Pilar, Santa Bárbara e N.S. da Conceição (Fernando Piancastelli)
-
21. Obra no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, Brumadinho (MG)
zoom_out_map
21/30 Cercado por um majestoso jardim botânico, com restaurantes, lanchonetes, monitores, limpeza e conservação impecáveis, o Instituto Inhotim é o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo (Fernando Piancastelli)
-
22. Artesanato em pedra sabão (MG)
zoom_out_map
22/30 Artesanato em pedra sabão, item quase obrigatório para quem visita as cidades históricas de Minas Gerais (Sergio Mourao)
-
23. Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes (MG)
zoom_out_map
23/30 Com esculturas na fachada atribuídas a Aleijadinho, a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes (MG), é uma das mais ricas manifestações do barroco brasileiro (Xara/ MTUR)
-
24. Detalhe do altar na Matriz de Santo Antônio, Tiradentes (MG)
zoom_out_map
24/30 Detalhe do altar na Matriz de Santo Antônio, Tiradentes (MG) (Fernando Piancastelli)
-
25. Parque Nacional Serra do Cipó (MG)
zoom_out_map
25/30 Importante santuário da flora brasileira, o Parque Nacional Serra do Cipó (MG) alia longas trilhas com numerosas nascentes, riachos e cachoeiras das bacias do Rio São Francisco e Rio Doce (Roneijober Alves Andrade / Divulgação)
-
26. Cachoeirinha no Parque Estadual de Ibitipoca (MG)
zoom_out_map
26/30 Com trilhas bem marcadas, cachoeiras e piscinas artificiais, o Parque Estadual do Ibitipoca (MG) é procurado por quem quer um contato mais próximo com a natureza (Milton Shirata)
-
27. Morro da Pedreira , Serra do Cipó (MG)
zoom_out_map
27/30 O Morro da Pedreira, na Serra do Cipó (MG), é um conjunto de paredões com prática de rapel e escalada em mais de 400 vias grampeadas (Divulgacao)
-
28. Teto da Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto (MG)
zoom_out_map
28/30 Teto da Igreja de São Francisco de Assis pintado por Ataíde Manoel da Costa e Aredes, com talha de Aleijadinho no estilo Barroco Português, Ouro Preto (MG) (Xara - Mtur)
-
29. Santuário do Caraça, Santa Bárbara (MG)
zoom_out_map
29/30 Patrimônio natural e histórico, Santuário do Caraça (MG) possui trilhas e cachoeiras - além de lobos-guarás, que podem ser vistos ao anoitecer (Sérgio Mourão/ Acervo Setur-MG)
-
30. Igreja de São Francisco de Assis, Belo Horizonte (MG)
zoom_out_map
30/30 Localizada na Pampulha, em Belo Horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis junta a genialidade de Oscar Niemeyer à de Cândido Portinari. É um dos símbolos mais admirados de Minas Gerais. (Marcelo Rosa)
Minas Gerais é um estado incrível com belezas naturais, cidades históricas, gastronomia fantástica… Este texto reúne 10 cidades de Minas Gerais incríveis! Confira: https://chicaslokas.com.br/2020/04/24/10-cidades-em-minas-gerais/