Continua após publicidade

12 destinos no Brasil para viajar durante o outono

Lugares que merecem a sua visita na estação das folhas amarelas e temperaturas amenas

Por Rebeca de Ávila
26 mar 2024, 12h00

Depois do calorão, o outono chega para dar uma trégua nas altas temperaturas. Até 21 de junho, os termômetros devem baixar, ainda que as previsões sejam de uma estação mais quente que a média. Mesmo assim, as folhas continuam caindo no quintal. 

A estação é boa para passeios aconchegantes e românticos no sul do Brasil, mas também atividades de ecoturismo, já que a baixa incidência de chuvas deixa águas cristalinas e não atrapalha passeios ao ar livre.

Pensando nisso, selecionamos 12 lugares incríveis em boa época e com paisagens deslumbrantes no outono para você viajar:

1. Chapada Diamantina, Bahia

No outono, as grutas, salões subterrâneos, cânions gigantes e cachoeiras da Chapada Diamantina, na Bahia, podem ser explorados nas trilhas sob o sol em dias agradáveis e com menos chuvas. É importante ter um guia para passeios mais embrenhados na Chapada, mas você consegue visitar muitas atrações sozinho, como o Morro do Pai Inácio, de onde você tem uma vista panorâmica da região. Para completar, é durante essa estação do ano que um lindo feixe de luz atravessa as fendas das cavernas e ilumina as águas do Poço Azul. Um fenômeno semelhante acontece no Poço Encantado

Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, Bahia
Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina (Matheus Seiji Goto/Unsplash)

2. Chapada dos Veadeiros, Goiás

Para chegar até as cachoeiras e piscinas naturais da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, as trilhas são feitas em meio ao Cerrado. Por isso, o outono é uma ótima estação para conhecer o destino: chove menos, mas as cachoeiras ainda estão cheias de água e a vegetação, exuberante. As atrações estão espalhadas em Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e São Jorge, onde fica a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Confira casas com muito conforto para alugar em Alto Paraíso de Goiás.

Saltos do Rio Preto, Chapada dos Veadeiros, Goiás
Saltos do Rio Preto vistos do Mirante da Janela (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

3. Pantanal, Mato Grosso

Observar onças, jacarés e tamanduás no Pantanal se torna mais fácil no outono, quando a seca tira os animais da toca e é possível vê-los se aproximando dos rios para beber água. Fazer passeios de carro também é melhor nessa época, porque as estradas estão menos alagadas. 

Continua após a publicidade
Poconé, Pantanal, Mato Grosso
Onça-pintada em Poconé, no Pantanal Mato-Grossense (Sam Power/Unsplash)

4. Campos do Jordão, São Paulo

Quando as folhas das árvores começam a amarelar, é sinal de que o outono chegou em Campos do Jordão. Os passeios ao ar livre nessa época ficam particularmente charmosos. Visite o Museu Felícia Leirner, um grande jardim com 88 esculturas a céu aberto. Do mirante do museu, você contempla a Pedra do Baú, cartão-postal da região, e o pôr do sol. No Horto Florestal, a grande área verde convida para trilhas entre as araucárias. Veja refúgios para alugar na cidade.

Jardim de esculturas, Museu Felícia Leirner, Campos do Jordão, São Paulo
Jardim de Esculturas, no Museu Felícia Leirner (Museu Felícia Leirner/Reprodução)

5. Monte Verde, Minas Gerais

No sul de Minas Gerais, as temperaturas agradáveis de Monte Verde a tornam um destino perfeito para atividades de ecoturismo e aventura no outono. Além disso, a estação inclui o dia dos namorados, em 12 de junho, e as paisagens serranas e hospedagens românticas (veja refúgios para alugar por lá) são queridinhas de casais. Assim como em Monte Verde e Campos do Jordão, outros destinos da Serra da Mantiqueira (confira casas incríveis para alugar por lá) ficam com temperatura amena no outono: Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier

Centro de Monte Verde, Minas Gerais
Centro de Monte Verde, Minas Gerais (Msadp06/Wikimedia Commons)

6. Petrópolis, Rio de Janeiro

As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis, no Rio de Janeiro, são ainda mais bonitas no outono. A cidade no coração da serra fluminense tem belezas naturais, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e uma pratada de palácios do período colonial. Não deixe de ir também até a Casa de Santos Dumont para conhecer o acervo de objetos, livros e cartas do pai da aviação. Confira nossa seleção de casas para alugar em Petrópolis no Airbnb. Veja também um roteiro de carro pela Serra Fluminense, de Petrópolis a Lumiar.

Museu Imperial, Petrópolis, Rio de Janeiro
Museu Imperial, no centro de Petrópolis (Fillipo Tardim/Wikimedia Commons)

7. Paraty, Rio de Janeiro

A partir de abril, a temperatura começa a cair em Paraty, no Rio de Janeiro, e as chuvas também dão uma trégua – perfeito para passeios de barco e ainda curtir as praias. Durante a Semana Santa, acontecem procissões, como a do Fogaréu, quando os devotos saem às ruas com tochas. 50 dias depois da Páscoa, é a hora de participar de procissões e shows na Festa do Divino Espírito Santo, de 10 a 19 de maio. Já de 24 a 26 de maio, acontece o Bourbon Festival Paraty, um evento gratuito com shows de de jazz, blues e R&B nas praças e ruas do Centro Histórico. Veja casas paradisíacas para alugar em Paraty.

Paraty, Rio de Janeiro
Rua no Centro Histórico de Paraty (Deni Williams/Wikimedia Commons)

8. Curitiba, Paraná

As temperaturas amenas são excelentes para passeios pelos mais de 30 parques e praças de Curitiba, no Paraná. Além disso, nesta época, acontece o Festival de Teatro de Curitiba, quando a cidade recebe nomes consagrados da dramaturgia para realização espetáculos em teatros e ruas. Há apresentações gratuitas e pagas, que custam até R$ 85 (ingressos no site). Em 2024, o evento vai de 25 de março a 7 de abril. Encontre hospedagens para curtir a capital paranaense e aproveite para fazer uma bate e volta até Morretes ou Ponta Grossa, que conta com belezas naturais como a cachoeira Buraco do Padre e os arenitos do Parque Estadual de Vila Velha.

Continua após a publicidade
Jardim Botânico de Curitiba, Paraná
Estufa do Jardim Botânico de Curitiba (Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons)

9. Gramado, Rio Grande do Sul

Ainda que não seja o auge da temporada de inverno, a temperatura já está mais amena em Gramado, no Rio Grande do Sul. A estrela da Serra Gaúcha tem passeios para o ano inteiro e está repleta de parques temáticos: Snowland, o parque de neve indoor com pistas de esqui; a Vila da Mônica, para se divertir com os personagens de Maurício de Souza; e o Acquamotion, um parque aquático indoor com piscinas termais. Não deixe de conferir os cartões-postais clássicos, como o Lago Negro, margeado por árvores alemãs da Floresta Negra, e a Rua Coberta, uma galeria de lojas onde está o burburinho da cidade. Veja casas para se hospedar por lá.

Rua Torta, Gramado, Rio Grande do Sul
Entre árvores e arquitetura europeia, fica a Rua Torta, em Gramado (Giovana Miketen/Unsplash)

10. Canela, Rio Grande do Sul

Perto de Gramado, Canela, com uma ampla estrutura hoteleira e variadas opções gastronômicas, não é um mero bate e volta. Por lá, a tendência de parques temáticos também é forte, são 22, sendo o Parque Terra Mágica Florybal o mais popular entre os pequenos. A atração tem personagens míticos, como fadas e duendes, teatro de bonecos e réplicas de dinossauros. O Space Adventure, museu oficial da NASA, é o mais recente a abrir as portas na cidade. Veja um guia completo de Canela.

Catedral de Pedra, Canela, Rio Grande do Sul
A Catedral de Pedra, um dos símbolos de Canela (Tiago Fiorenze/Wikimedia Commons)

11. Jalapão, Tocantins

No Jalapão, você encontra cachoeiras cristalinas e piscinas naturais, mas também chapadões e grandes dunas alaranjadas. Os fervedouros são um programa único em poços de água onde é impossível afundar tamanha a força da nascente. A melhor época para visitar vai de maio, quando a estação seca começa, até setembro. Em maio, também é quando se inicia o período de reprodução dos animais, então as chances de ver araras e tucanos é maior.

Fervedouro no Parque Estadual do Jalapão, Tocantins
Fervedouro no Parque Estadual do Jalapão (Cléber Vinicius Demori/Wikimedia Commons)

12. Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um clássico destino de ecoturismo e mergulho fluvial. Durante o outono, os nados com peixes coloridos são mais bonitos, já que chove menos e os rios estão mais cristalinos. As atrações são de vários tipos: nas flutuações, a correnteza te leva pelas águas, destaque para as do Rio do Prata e do Rio Sucuri; entre as grutas, valem as do Lago Azul e de São Miguel. Também é uma ótima época para explorar as águas azuis da Lagoa Misteriosa, que fecha entre meados de outubro pela proliferação de algas que deixam as águas turvas. 

Abismo Anhumas, Bonito, Mato Grosso do Sul
Abismo Anhumas, em Bonito (Caio Vilela/Wikimedia Commons)

Leia tudo sobre Brasil

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade