Imagem Blog Brasis
Continua após publicidade

Chapada dos Veadeiros: passeios a partir de Cavalcante

Cachoeiras com poços azulados e mirantes estão no menu de atrações da cidade mais sossegada dos Veadeiros

Por Fernando Leite
Atualizado em 10 ago 2021, 13h24 - Publicado em 9 mar 2018, 18h45

Veja informações recentes sobre a Chapada dos Veadeiros no Facebook da SociParques, concessionária que administra o lugar. Não perca os posts com passeios a partir de Alto Paraíso de Goiás e também a partir de São Jorge. E busque hospedagens por lá.

Depois de falarmos dos melhores atrativos de Alto Paraíso de Goiás e São Jorge, que você pode ver aqui e aqui, chegou a vez de destacar Cavalcante, o destino mais sossegado da Chapada dos Veadeiros. Você sabia que boa parte do Parque Nacional está por aqui? Mas, como não há portaria, os atrativos ficam espalhados em propriedades particulares ou à beira das estradas. Cachoeiras com poços de emocionar qualquer um, mirantes e uma comunidade quilombola dão a tônica da visita.

1 – Cachoeira do Prata

Cachoeira Rei do Prata: a mais importante do Complexo da Cachoeira do Prata, em Cavalcante
Cachoeira Rei do Prata: a mais importante do Complexo da Cachoeira do Prata, em Cavalcante (André Azevedo Praude/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Prepare-se para um ou dois dias de muita aventura. A começar pela longa viagem até chegar ao complexo de cachoeiras – são 60 sacolejantes quilômetros em estrada de terra, apreciando a exuberância do Cerrado e atravessando alguns belos mirantes.

Há duas trilhas para curtir as sete cachoeiras do local, por isso é recomendável conhecê-la em dois dias. A mais visitada – e um pouco mais pesada – passa por quatro quedas, tendo como ponto alto a Cachoeira Rei do Prata com 23m de queda e um exuberante poço de águas esverdeadas. A trilha termina em um cânion, onde o rio despenca metros abaixo.

Quem prefere um programa mais light pode percorrer a trilha de 2 km que ladeia o Rio da Prata e passa por pequenas quedas d’água com ótimos poços de água. Todas no padrão Chapada dos Veadeiros.

Onde fica: Fazenda Ouro Fino (acesso pela estrada para São José)

Continua após a publicidade

Distância de Cavalcante: 62 km (60 km de terra)

Com ou sem guia: com (CAT Cavalcante)

Continua após a publicidade

2 – Cachoeiras Santa Bárbara e da Capivara

Santuário da cachoeira da Santa Bárbara, Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (GO)
Quem resiste ao poço azul da Cachoeira Santa Bárbara? (Naiane Cascardo/creative commons/Wikimedia Commons)

Atração imperdível para quem visita a Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara é daquelas a arrancar interjeições de espanto e felicidade, além de fazer você cravar a hashtag gratidão nas redes sociais sem medo de ser feliz.

Claro que, estando na Chapada, chegar lá exige uma boa dose de sacrifício. São 27 km de estrada de terra até o Povoado Engenho II que está dentro da comunidade quilombola Kalunga. Quem não contratou um guia no CAT de Cavalcante, deve contratar no CAT da comunidade, além de cadastrar os dados e pagar a taxa de visitação.

Funcionando como uma espécie de prévia, o passeio pode começar pela Cachoeira da Capivara. Dirige-se por dois quilômetros até o início da trilha moderada de 600 m. A descida é acidentada e tem alguns degraus. Lá embaixo, duas quedas com cerca de 30 m e aquele poço para banho delicioso.

Continua após a publicidade

Hora de curtir o prato principal! Há três formas de chegar lá: quem está motorizado com veículos 4×4 consegue chegar até a portaria; carros sem tração nas quatro rodas rodam apenas 1 km – a partir daí, são mais 4 km de caminhada. Outra opção é fazer um transfer via carros locais, que cobram R$ 5 por pessoa e levam até a portaria – nem sempre esses veículos estão disponíveis.

A trilha de 1 km é levemente acidentada, com muitas raízes no meio do percurso. Em 20 minutos alcança-se a bela cachoeira e seu poço de banho lindo, lindo de se ver com uma tonalidade azul turquesa de encher os olhos – bate até um certo remorso em mergulhar por lá.

Onde fica: acesso pela estrada para Engenho II

Distância de Cavalcante: 29 km (27 km de terra)

Com ou sem guia: com, impreterivelmente (guias contratados no CAT de Cavalcante ou no CAT do Engenho II)

Continua após a publicidade

3 – Ponte de Pedra

A curiosa Ponte de Pedra sobre o Rio São Domingos, em Cavalcante
A curiosa Ponte de Pedra sobre o Rio São Domingos, em Cavalcante (André Azevedo Praude/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

A cereja do bolo é um arco natural de pedra com 15 m de altura sobre o Rio São Domingos, dividindo a Fazenda Renascer do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Após o arco, o rio despenca 100 m (sem acesso à base) em uma cachoeira vista apenas dos mirantes.

Porém, chegar lá exige algum sacrifício. Caminha-se por 7 km, dois deles numa subida de requebrar o esqueleto. Por isso, antes de encarar a subida, que começa no segundo quilômetro da trilha, aproveite a piscina natural com água cristalina e gelada que surgirá na sua frente.

Onde fica: Fazenda Renascer (acesso pela estrada para Colinas do Sul)

Distância de Cavalcante: 9 km (terra)

Com ou sem guia: com (CAT Cavalcante)

4 – Vale das Araras

O Vale das Araras é um ótimo programa para famílias em Cavalcante
O Vale das Araras é um ótimo programa para famílias em Cavalcante (Divulgação/Divulgação)

A Pousada Vale das Araras funciona dentro de uma reserva particular com 5 km de trilhas. Não-hóspedes também são benvindos para curtir um dia por lá. Percorrida em 30 minutos, a Trilha das Araras vai até a Cachoeira São Bartolomeu, com 6 m de queda. Mais 300 m de caminhada sossegada, o Poço do Buriti estará te esperando para aquele momento de relax. No meio do caminho, sai a Trilha do Ouro, que circula toda a reserva, onde se pode notar a diversidade da fauna e flora da região, além de ver um canal construídos pelos bandeirantes no auge do Ciclo do Ouro.

Onde fica: Pousada Vale das Araras (estrada para Colinas do Sul)

Distância de Cavalcante: 3 km (terra)

Com ou sem guia: sem

5 – Mirante da Nova Aurora/Cachoeira da Ave Maria

Ao retornar de um dia intenso na Cachoeira Santa Bárbara, vale terminar de forma arrebatadora fazendo um pit stop para o pôr do sol nesse mirante, a apenas 300 m da estrada em caminhada tranquila. O cenário serão as montanhas da Chapada e a Cachoeira da Ave Maria, um fio de água com 90 m de altura. Não há acesso à queda.

Continua após a publicidade

Onde fica: acesso pela estrada para Engenho II

Distância de Cavalcante: 14 km (12 km de terra)

Com ou sem guia: sem

Busque hospedagem em Cavalcante

Leia tudo sobre Goiás

Publicidade