Roteiro de 7 dias de trem pelo Leste Europeu
Saiba que cidades você pode visitar em uma viagem de trem pelo Leste da Europa e veja dicas de atrações - é mais barato que as capitais europeias
Atualizado em fevereiro de 2019
Praga – 3 noites
No Leste Europeu, o charme (e preços mais baixos) de lugares como a capital tcheca compensa os trilhos mais lentos da região.
Malá Strana, às margens do Rio Moldava, exibe seu casario barroco perfeitamente fotogênico. Dali até o Castelo de Praga são só alguns minutos de subida. Outro ponto concorrido é a Ponte Carlos. Para comer bem, vá às cervejarias, que servem bons pratos simples e cerveja de boa qualidade.
+ Como é viajar de bicicleta por 250 km entre Praga e Viena
Com a velocidade da malha ferroviária local, chegar até Viena leva cerca de quatro horas.
Viena – 2 noites
Para explorar a herança do Império Austro-Húngaro, invista no Sisi Ticket, um passe que garante acesso aos palácios de Schönbrunn e de Hofburg e ao Museu do Mobiliário Imperial. O primeiro, e mais impressionante, representa para o país o que Versalhes foi para a França.
+ Viena agora tem tours guiados por moradores de rua
E não deixe passar a oportunidade de ver uma montagem na Ópera de Viena. A Torre de Danúbio, com 250 metros, oferece uma vista para o verde e os jardins geométricos do Parque Danúbio e para toda a cidade.
Bratislava – Bate e volta
Dar um pulo na Eslováquia leva só uma hora de trem a partir de Viena. Embarque de manhã e desça na Estação Bratislava Hlavná Stanica, mais próxima do Centro que a estação principal.
+ Saiba quais são as 15 atrações mais imperdíveis do Leste Europeu
Comece o tour pela Igreja de São Martinho, onde foram coroados os monarcas húngaros, e siga até o Castelo de Bratislava, às margens do Danúbio, que guarda o Parlamento do país e ainda o Museu Histórico Nacional.
Salzburgo – 1 noite
Bem perto da fronteira alemã e a 2h15min de Viena, esse refúgio nas montanhas se orgulha de ser a terra de Mozart. O lugar só fica menos bucólico durante o Festival de Salzburgo, cujas grandes óperas e concertos atraem milhares.
Gaste as panturrilhas subindo até a Fortaleza de Hohensalzburg, no topo de uma colina, com visão panorâmica da região.
Qual é a melhor época?O inverno rigoroso castiga o leste com temperaturas baixas, mas presenteia com mercados de Natal tradicionais na região. Procurando clima ameno e menos multidões, prefira a primavera. |
[googlemaps https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1dHoXEmbpzlYCerPD3HiL9eOXiiY&w=640&h=480%5D
Texto publicado na edição 256 da revista Viagem e Turismo (fevereiro/2017)