Bratislava

Site: http://visit.bratislava.sk/en/

População: 450.000 hab

Fuso horário: +5h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Viena 66 km, Budapeste 200 km, Cracóvia 365 km

Visitar Bratislava é conferir de perto uma cidade em transformação. Das cidades que faziam parte da antiga Cortina de Ferro, a capital da Eslováquia é a que talvez ainda guarde os maiores resquícios dos anos de comunismo, com seus grandes blocos de apartamento retangulares de gosto duvidoso. É dessa época, mais precisamente da década de 70, a ponte que liga sul e norte da cidade com uma torre cafona que lembra um disco voador. Porém, é importante ressaltar que qualquer lembrança de um passado comunista, exceção feitas às estas construções, está morto e enterrado e Bratislava agora mira seus olhos para o ocidente, sem medo de se rejuvenescer.

Concentre suas atenções no diminuto, porém charmoso e agradável centro velho de Bratislava. É aqui que está a maior parte dos bares e restaurantes, onde turistas caminham para lá e para cá e se trombam atrás de barganhas nas diversas lojinhas de souvenir. Aqui também é visível o surgimento de uma nova classe de endinheirados que dia e noite passam seu tempo entre lojas de grife e restaurantes de primeira classe. Aproveite o tempo para caminhar entre prédios de estilo rococó e museus, entre galerias de arte e o Castelo de Bratislava, que domina o cenário por sua localização, em um morro logo atrás do centro antigo.

COMO CHEGAR

O aeroporto internacional de Bratislava (Letisko Milana Rastislava Štefánika, BTS, www.airportbratislava.sk) é o principal do país e liga a Eslováquia a boa parte das grandes cidades europeias. A Ryan Air opera diversos voos entre a cidade e destinos como Londres, Paris, Roma e Bruxelas. Pode ser uma opção bem interessante (e barata) para chegar a Viena, distante apenas 65 quilômetros da cidade.

Do aeroporto ao Centro as opções de traslado são táxis (caros, com preços tabelados em média em €30, mas convenientes para grupos) ou o ônibus 61. O terminal fica a apenas 8,5 quilômetros do Centro Velho.

Bratislava é um bom destino para chegar ou sair via trem. A companhia ZSR (www.zsr.sk) possui serviços de e para Viena, na Áustria (1h12 de viagem) ou Budapeste (3h45). A principal estação ferroviária da cidade é a Bratislava Hlavná stanica (Bratislava ht. st.), localizada junto à cidade velha e ao castelo. Outra estação muito utilizada é a Bratislava-Petržalka, 4 quilômetros ao sul, do outro lado do rio Danúbio. Trens internacionais trabalham com ambas.

Informações ao viajante

Línguas: Eslovaco,húngaro e tcheco. Muitas pessoas ligadas à indústria turística falam o inglês e o alemão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s