Monte Verde: 10 casas para alugar em meio à Mantiqueira

Uma seleção de casas com wi-fi, sem wi-fi, com pomar, suspensa entre árvores e até com adega

Por Da Redação
Atualizado em 13 set 2024, 15h09 - Publicado em 5 jul 2024, 16h00
Chalé com lareira, Monte Verde, Minas Gerais
Todos os caminhos com hortênsias levam ao chalé. (Booking/Divulgação)
Continua após publicidade

Monte Verde é um distrito de Camanducaia, em Minas Gerais. Por ser mais próximo de São Paulo do que de Belo Horizonte, o local se tornou um point de inverno para os paulistas. No friozinho da Serra da Mantiqueira, presente o ano inteiro (apesar de mais intenso no inverno), as acomodações com lareira fazem sucesso, sejam próximas ao centrinho, com lojas de artesanato e bons restaurantes, ou na zona rural, perto de trilhas e passeios a cavalo. A seguir, veja uma lista de casas de temporada:

NO CENTRO

Casa na árvore

Cercada pelas araucárias, a casa na árvore acomoda famílias de até quatro pessoas.
Cercada pelas araucárias, a casa na árvore acomoda famílias de até quatro pessoas. (Casa na Árvore/Divulgação)

A casa na árvore do casal Edlaine e Carlos é cercada de mata nativa, principalmente araucárias, mas fica a apenas dez minutos de carro do centrinho. A rua de terra é bem iluminada à noite e pode ser acessada por qualquer veículo, mesmo os rebaixados. São dois quartos, um banheiro e uma cozinha com área para refeições. Na área externa, há redes, balanços e mesinhas para os adultos relaxarem e as crianças brincarem. Os hóspedes também podem combinar um horário para que os anfitriões acendam uma fogueira para assar marshmallows e pinhões. Reserve a hospedagem aqui.

Comentário de quem já alugou:Excelente e aconchegante! A Casa na Árvore com vista para as montanhas é uma ótima oportunidade para quem busca estar perto da natureza e dos animais. Da recepção à estadia, tudo é muito lindo! Ótima e aconchegante acomodação! O contato com a natureza é bom demais: os esquilos vêm na porta!” – William, janeiro de 2022.

 

Chalés com lareira

Chalé com lareira, Monte Verde, Minas Gerais
As hortênsias vão guiando o caminho até a hospedagem. (Chalé com lareira/Divulgação)

A anfitriã Sônia recebe os hóspedes em quatro casas de temporada que compartilham uma única propriedade a menos de 10 minutos a pé da Avenida Monte Verde. Todas as unidades possuem lareira, sala de estar, área de jantar e cozinha completa. Os três chalés menores acomodam até quatro pessoas em uma cama de casal e uma beliche. Já a casa maior recebe até oito pessoas em dois quartos e dois banheiros, além de ter um terraço ao ar livre. Reserve a hospedagem aqui.

Comentário de quem já alugou:A casa superou as expectativas. Localização ótima, jardim bonito e acomodações confortáveis. A casa que ficamos possui dois banheiros, dois quartos, roupa de cama, roupa de banho e cozinha completa com tudo muito limpo e organizado. A Soninha que nos recepcionou deu todo apoio necessário e até nos auxílio em alguns passeios. O local é ótimo para estar com a família e/ou amigos.” – Diego, dezembro de 2021.

Continua após a publicidade

 

Cantinho do Vovô

Todas as instalações do chalé são novas.
Todas as instalações do chalé são novas. (Cantinho do Vovô/Divulgação)
Como em muitas ruas do distrito, a que dá acesso ao chalé não é asfaltada. Isso pode ser complicado nos dias de chuva, mas quando a terra está seca é possível ir andando até as principais lojas e restaurantes da Avenida Monte Verde. Até três pessoas podem se acomodar no único quarto da casa, que possui uma cama de casal e uma de solteiro. No banheiro, a ducha de água quente tem boa pressão, o que faz toda diferença no inverno. A cozinha e a sala de estar são compactas, mas bem equipadas com utensílios e eletrodomésticos, como geladeira, microondas, liquidificador e televisão. Como é costume na cidadezinha, o chalé também possui lareira. Outras comodidades, como o wi-fi com boa velocidade, o estacionamento privativo e uma máquina de lavar roupas, fazem com que a casa também seja uma boa opção para quem deseja passar uma estadia mais longa ou trabalhar de lá. Reserve a hospedagem aqui.
Comentário de quem já alugou: “Superou as minhas expectativas! Chalé muito bem construído com materiais de qualidade. Limpo e organizado. Possui água fria e quente em todas as torneiras e duchas, aliás, impressiona a pressão da água no banho (maravilhoso). Roupas de cama e banho boas e limpas. O chalé possui também todos os utensílios de cozinha e eletrodomésticos necessários para fazer café, refeições e até um churrasquinho no local se desejar. Tudo estava funcionando perfeitamente, portanto, recomendo!” – Rander, março de 2022.

Casa das Glicínias

A Casa das Glicínias comporta até nove pessoas confortavelmente, recebendo famílias e grupos de amigos.
A Casa das Glicínias comporta até nove pessoas confortavelmente, recebendo famílias e grupos de amigos. (Casa das Glicínias/Divulgação)

A casa fica em uma rua que é continuação da avenida principal. Isso significa que o rinque de patinação no gelo, a Fábrica de Chocolates Gressoney e a Praça da Árvore estão a menos de 1 quilômetro (ou menos de 20 minutos de caminhada). Mesmo assim, o local ainda possui vista para as montanhas e é cercado de áreas verdes, que dão privacidade aos hóspedes e espaço para os pets correrem. Trata-se de uma casa grande, com três quartos que acomodam até nove pessoas, dois banheiros, cozinha, sala de estar e área de refeição amplas. Além, é claro, de uma lareira. Há também uma área coberta com churrasqueira de alvenaria e uma grande mesa para reunir toda a família ou grupo de amigos. Para qualquer necessidade, os hóspedes podem contar com a ajuda do casal de caseiros ou com a própria anfitriã. Reserve a hospedagem aqui.

Continua após a publicidade
Comentário de quem já alugou: “A casa é muito boa, espaço maravilhoso e em ótima localização. O casal Salvador e Graciele, que são os caseiros, foram muito atenciosos e prestativos, nos sentimos em casa. Os nossos cachorrinhos puderam estar conosco e brincaram bastante no jardim. Gostamos muito da limpeza e organização. Cama, mesa e banho impecáveis e o espaço da churrasqueira, super agradável. Fomos agraciados com chocolate na chegada. Pudemos apreciar do jardim o lindo pôr do sol todas as tardes. O contato com a dona da casa através da plataforma foi eficiente: ela sempre nos respondia e deu dicas de como chegar até o local.” – Marcos, setembro de 2021.

Casa Pau Brasil

A maioria das ruas de Monte Verde não são asfaltadas, como é o caso da Rua Pau Brasil.
A maioria das ruas de Monte Verde não são asfaltadas, como é o caso da Rua Pau Brasil. (Casa Pau Brasil/Divulgação)

A casa está localizada a cinco minutos do centrinho de Monte Verde, em uma rua de terra próxima à Fonte da Vila, onde é possível beber a água pura do Aquífero Guarani. Até seis pessoas podem se acomodar nos três quartos, sendo dois para casais e um com três camas de solteiro. Há dois banheiros. Com o wi-fi eficiente é possível assistir tranquilamente um filme na sala de estar. A cozinha é compacta, mas dispõe de todos os utensílios e eletrodomésticos necessários para o preparo das refeições ou para um churrasco na área externa. Reserve a hospedagem aqui.

Continua após a publicidade

Comentário de quem já alugou:A casa é excelente, as instalações são bem conservadas e limpas. Banheiros com chuveiros bons, camas confortáveis e uma cozinha equipada com tudo o que você precisa. O bairro é tranquilo. Para chegar na casa tem uns 300 metros de terra, porém, é só seguir com cautela que a estrada é ok (basta se atentar se estiver chovendo muito). A Silvana, dona da casa, é extremamente solícita, tira todas as dúvidas e faz o que pode para deixar os hóspedes confortáveis. Há um espaço com churrasqueira do lado de fora muito legal para fazer refeições. Os utensílios na cozinha são muito limpos e estão bem conservados. O wi-fi é muito bom.” – Fabiana, dezembro de 2021.

Casa no centro

O prédio dividido em três casinhas é novo e a decoração é moderna.
O prédio dividido em três casinhas é novo e a decoração é moderna. (Chalé Centro de Monte Verde/Divulgação)

Com uma das melhores localizações para quem quer curtir o centrinho, o chalé está a literalmente um minuto de caminhada da avenida principal, sendo vizinho da Fábrica de Chocolates Gressoney. Apesar de compacta, a casa recém-construída acomoda até cinco pessoas em dois quartos com banheiro, sala de estar com sofá-cama, cozinha completa, varanda e mais um banheiro no térreo. O carro, que se torna desnecessário para vários passeios por conta da localização, fica estacionado em uma garagem privativa. Para o conforto dos hóspedes, a anfitriã oferece um café da manhã na cafeteria Benditto Café, a três minutos de caminhada da casa. Reserve a hospedagem aqui.

Continua após a publicidade

Comentário de quem já alugou:Tivemos uma ótima estadia. Casa muito aconchegante, limpa e bem equipada. A anfitriã Carla foi muito atenciosa conosco. A localização é excelente, pois é uma travessa da rua principal. O café da manhã, servido no Benditto Café, também é ótimo: tudo muito fresco, com frios, frutas, bolos, pães e mais. Voltaremos com certeza!” – Tania, maio de 2021.

AFASTADAS DO CENTRO

Chalé do Portal

Na onda das casas triangulares, o Chalé do Portal é totalmente feito em madeira.
Na onda das casas triangulares, o Chalé do Portal é totalmente feito em madeira. (Chalé do Portal/Divulgação)
Localizado no bairro Bom Jardim, o chalé triangular fica numa área rural entre Camanducaia e Monte Verde. Estar mais distante do distrito faz com que a acomodação seja completamente cercada por mata nativa, onde os atrativos são as trilhas, cachoeiras, passeios de quadriciclo ou a cavalo. Um aviso importante feito pela anfitriã é sobre a estrada de terra que, por ser inclinada, pode ser desafiante para carros baixos. Nos dias de chuva, um 4×4 cai bem. Ainda que sinal de celular seja inexistente, o wi-fi funciona bem. No bairro há padaria, mini mercado, pizzaria e restaurantes – todos familiares. Na casa, até quatro pessoas podem se acomodar na cama de casal do mezanino e no sofá-cama do térreo. Há ainda uma cozinha completa, uma pequena sala de estar, banheiro, lareira e varanda. Reserve a hospedagem aqui.
Comentário de quem já alugou: “O chalé é de bom gosto na decoração do ambiente e há grande variedade de utensílios disponíveis. A anfitriã está sempre a disposição para dicas sobre os roteiros de viagem. É ótima a privacidade do chalé.” – Milena, abril de 2022.

Rifugio del Tramonto

A propriedade possui duas casas de temporada, uma maior e um chalé.
A propriedade possui duas casas de temporada, uma maior e um chalé. (RIFUGIO DEL TRAMONTO/Divulgação)
Continua após a publicidade

A cerca de 20 minutos de carro do centro de Monte Verde, a casa é para aqueles que querem se desligar do mundo. A propriedade com dois chalés não possui televisão nem wi-fi. Como está em uma região um pouco mais afastada, há muito o que fazer no entorno, como tirolesa, passeio a cavalo e quadriciclo. O acesso é feito por estrada de terra e é preciso tomar cuidado com a subida em dias de chuva. O chalé maior acomoda até sete pessoas em três quartos e no sofá-cama da sala de estar. Na cozinha, há fogão a gás e a lenha, eletrodomésticos e churrasqueira. No outro chalé, há lareira, cozinha compacta, banheiro e varanda com vista paras as montanhas. Reserve a hospedagem aqui.

Comentário de quem já alugou: “Excelente localização, com fácil acesso ao centro da cidade, e muito verde ao redor da casa. O forno a lenha dá um charme, nos permitindo assar o pão queijo pela manhã e ainda aquecer a casa.” – Marcos, julho de 2020.

Casa com ofurô e vista para as montanhas

Com janelas e varanda, a vista para a Serra da Mantiqueira pode ser aproveitada de vários lugares da casa.
Com janelas e varanda, a vista para a Serra da Mantiqueira pode ser aproveitada de vários ambientes. (Casa de Montanha na Região de Monte Verde/Divulgação)

A propriedade também está localizada no bairro do Bom Jardim, a aproximadamente 15 quilômetros do centro de Monte Verde. A distância é compensada por uma vista panorâmica da Serra da Mantiqueira: a sala de estar possui uma lateral de janelões voltados para o vale e a varanda com ofurô para até seis pessoas permite espiar o sol se pondo. O quentinho interno é viabilizado pelos aquecedores e pela lareira, todos a lenha. São quatro suítes que acomodam até nove pessoas. Hortas e pomares no entorno da propriedade fornecem mirtilo, limão siciliano e outras frutas, dependendo da estação. Reserve a hospedagem aqui.

Comentário de quem já alugou: “A casa é linda e muito confortável. Tem tudo o que é preciso. O local é muito bonito e tem um mercadinho e padaria perto. As camas e o banho são muito bons. O Davi, caseiro, e o proprietário nos auxiliaram em tudo que precisamos. Voltaremos com certeza.” – Sandra, agosto de 2021.

Sítio Nossa Floresta

O chalé do sítio foi pensado para casais e tem um clima romântico e aconchegante.
O chalé do sítio foi pensado para casais e tem um clima romântico e aconchegante. (Sítio Nossa Floresta/Divulgação)

Focado em casais, o chalé proporciona total privacidade por ficar dentro de uma propriedade com 5 hectares de jardins e vegetação nativa, como araucárias, pinheiros e hortênsias. Na pequena cozinha, os hóspedes podem preparar o café da manhã com ovos caipiras, do galinheiro do sítio. Para uma salada ou para os temperos, a horta sempre está aberta para a colheita. Longe é o mercado mais próximo, que fica a 20 minutos de carro. Além da área de refeições, o chalé possui um quarto, um banheiro e uma varanda com vista para o lago. E você ainda pode realizar o sonho da adega própria, que na verdade fica na casa dos anfitriões, e curtir algum vinho ao redor da lareira externa. Reserve a hospedagem aqui.

Comentário de quem já alugou:Cama excelente e quarto aconchegante, com roupas de cama muito boas que incluem até um lençol elétrico. Tudo muito limpo no banheiro, que tinha chuveiro bem forte e quente e produtos à disposição. Tinha extintor de incêndio no quarto, inseticida, lenhas dentro da lareira, cobertas do lado de fora da casa e dois aquecedores pequenos. Na cozinha, encontramos todos os utensílios necessários, além de azeite, sal, açúcar e vinagre. O local é bem quieto, com barulho das árvores e uma trilhinha bacana. Todo mundo foi muito educado e simpático.” – Tatiane, dezembro de 2021.
Leia tudo sobre Monte Verde
Busque outras opções de hospedagem em Monte Verde
Publicidade