Sem Perrengue Um blog sobre Floripa e São Paulo, cidades em que o editor Fabrício Brasiliense vive o seu home office. Vai ter um pouco de tainha, de pastel de feira e algum outro assunto

Teste: trem leva 25 minutos da Luz até o aeroporto de Guarulhos

Mesmo sem parar nos terminais, as 20 viagens diárias e diretas tornaram o trajeto até o aeroporto de Guarulhos mais conveniente e econômico

Por Fabricio Brasiliense Atualizado em 4 ago 2021, 21h12 - Publicado em 6 jan 2021, 15h37

O relógio marcava 15:03 quando o trem partiu da estação da Luz e 15:28 quando chegou à estação Aeroporto Guarulhos. A viagem durou 25 minutos e houve apenas uma parada na estação Guarulhos Cecap, uma antes de Cumbica.

Considero isso um feito. Principalmente por se tratar de São Paulo, a cidade mais maltratada, caótica e imprevisível quando o assunto é trânsito. Já levei meia hora do bairro de Pinheiros, onde moro, até Guarulhos – era madrugada e o Uber aproveitou pra pisar fundo. O mesmo trajeto já fiz em duas horas numa véspera de feriado e quase perdi o voo.

Plataforma exclusiva na Estação da Luz: saídas a cada hora cheia, das 5h até a meia-noite
Plataforma exclusiva na Estação da Luz: saídas a cada hora cheia, das 5h até a meia-noite Fabrício Brasiliense/Arquivo pessoal

O trem para o aeroporto de Guarulhos trouxe previsibilidade, ainda mais agora com 20 saídas diárias a cada hora cheia, nos dois sentidos, desde 5h da manhã até a meia-noite. E são trens novos, encomendados para cumprir exclusivamente esse trajeto. Assim como a nova geração de comboios da CPTM, não há divisórias entre os vagões e você pode circular livremente em busca de espaço. E lugar é o que não falta, inclusive para as malas: há compartimentos em cima de todos os assentos e bagageiros verticais espalhados em toda sua extensão. É quase inacreditável.

  • A paisagem no trajeto acaba sendo uma aula involuntária de Brasil para gringos: vai da caótica ocupação da zona leste a favelas com esgoto a céu aberto, passando por alguns trechos de muito verde na altura do Parque Ecológico do Tietê. Mas dentro do trem, o ar condicionado é perfeito, geladinho, viajo sentado e o que vejo pela janela quase não me comove. Quer coisa mais paulistana?

    Espaço de sobra para levar as malas
    Espaço de sobra para levar as malas Fabrício Brasiliense/Arquivo pessoal

    Alguém aí já deve estar chiando: ah, mas o trem não para no terminal. É fato. Mas, sinceramente, me parece o menor dos problemas se considerar justamente a previsibilidade, o preço (R$ 4,40 por viagem contra uns R$ 80 de Uber até a zona oeste) e a solução encontrada de colocar ônibus gratuito até os terminais (foram seis minutos da estação até o terminal 2). Concordo, o ideal seria parar no subsolo do aeroporto ou na porta, como acontece em várias outras cidades turísticas importantes, como Barcelona e Chicago. Mas é o que temos pra hoje e funciona.

    Continua após a publicidade

    A estação Aeroporto Guarulhos não é Cabul, tudo é moderno e amplo. Ao sair do trem, você desce um lance de escada rolante, ou de elevador, cruza a catraca, atravessa uma passarela (atenção: a passarela é uma continuação da estação, não tem nada a céu aberto, ao relento ou no meio do nada como já andaram escrevendo), desce mais um lance de escada rolante e chega à calçada de onde parte o ônibus gratuito que leva aos terminais. No trajeto você não precisou subir ou descer a mala no muque em nenhum momento (alô, metrô de Paris!) e o caminho é todo coberto, ninguém se molha nos dias de chuva. Daria pra melhorar? Sem dúvida. E não falo do monotrilho, que o Dória já avisou que irá construir, mas sabe-se lá se sairá mesmo até o final deste ano. Falo de uma solução hoje, pra já: ampliar a frequência dos ônibus, que é de 15 minutos entre um e outro – nem sempre cumpridos, como já relataram diversos usuários –, e colocar aqueles sanfonados grandalhões. E de preferência com janelões, quem sabe com alguma cor mais viva, os de hoje lembram mais um caveirão.

    Passarela coberta liga a estação ao ponto ônibus que leva aos terminais
    Passarela coberta liga a estação ao ponto ônibus que leva aos terminais Fabrício Brasiliense/Arquivo pessoal
    A caminho da catraca da estação Aeroporto Guarulhos
    A caminho da catraca da estação Aeroporto Guarulhos FB/Arquivo pessoal
    Ponto de onde saem os ônibus para os terminais
    Ponto de onde saem os ônibus para os terminais FB/Arquivo pessoal

    Sim, estou tentando convencer você de que, mesmo não sendo perfeito, viajar por Guarulhos virou um bom negócio. E quem for se hospedar nos hotéis da região da Paulista, basta uma baldeação para a linha Amarela quando chegar na Luz (a depender da altura do seu hotel, pode ser preciso mais uma transferência para a linha Verde). 

    O trem para Guarulhos é uma boa opção se você

    • mora em qualquer cidade brasileira e está acostumado a andar de transporte público;
    • viaja com mala pequena;
    • precisa economizar;
    • tem como origem ou destino alguma estação da linha Amarela ou Azul do metrô;
    • não tem preguiça de fazer baldeação caso seja preciso fazer mais de uma

    O trem para Guarulhos não é uma boa opção se você

    • nunca pega transporte público no Brasil ou só pega quando vai pra Nova York, Europa, exterior em geral;
    • viaja com criança pequena e precisa levar carrinho de bebê;
    • viaja com mala pesada (aliás, por que em 2021 alguém ainda faz isso?);
    • vai chegar à estação da Luz por outra linha de metrô na hora do rush e 1) tem alguma dificuldade de locomoção, 2) viaja com crianças ou, de novo, 3) tem muitas malas. Se agendar seus voos para o meio da manhã ou da tarde ou ainda fim de semana, a muvuca é muito menor;
    • tem medo de ser sequestrado na saída da catraca, de ser levado para um terreno baldio, ter a carteira depenada e os rins arrancados para a venda na deep web (contra a paranoia, não há argumentos)
    Ônibus saindo do ponto de ônibus no Terminal 2: mais parece um caveirão
    Ônibus saindo do ponto de ônibus no Terminal 2: mais parece um caveirão FB/Arquivo pessoal

    Veja os detalhes do serviço de trem entre a estação da Luz e o aeroporto de Guarulhos neste link.

    P.S.1: depois que eu publiquei este texto, um leitor chamou a atenção para um detalhe: no sentido aeroporto, o trem para apenas na estação Guarulhos Cecap; já no sentido contrário, de Guarulhos até a Luz, o trem para também na plataforma da estação Brás. Por que o trem não para no Brás na ida para o aeroporto? A resposta está aqui.

    Conte aí: fabricio.brasiliense@abril.com.br

  • Continua após a publicidade
    Publicidade