Continua após publicidade

Colunista da Viagem e Turismo ganha prêmio na Espanha

Rafael Tonon levou o troféu de 'Melhor Viajante Gastronômico' e dividiu palco com Ferran Adrià, que também foi premiado

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 30 jun 2023, 14h33 - Publicado em 30 jun 2023, 14h23

O jornalista Rafael Tonon, que assina a coluna Sempre em movimento na VT, foi eleito o melhor food traveller pela sua produção de conteúdos gastronômicos relacionados à viagem na primeira edição do prêmio Bites i Mos de La Generalitat. O anúncio foi feito durante a cerimônia de Gala Nacional de l’Enoturisme i la Gastronomia, realizada no Teatre Nacional de Catalunya, em Barcelona, na quinta-feira (29).

Em março, Tonon já tinha sido eleito o melhor jornalista gastronômico do ano pela 16ª edição do prêmio italiano Identità Golose. O colunista da VT, que contribuiu com o chef Anthony Bourdain no site Explore Parts Unknown, é hoje correspondente do portal Eater e coordena o mestrado em Comunicação Gastronômica do Basque Culinary Center, no País Basco. Também é autor do livro As Revoluções da Comida, sobre as mudanças que impactaram a forma como nos alimentamos ao longo da história. Nascido em Campinas, ele vive hoje entre Portugal e Abu Dhabi.

View this post on Instagram

A post shared by Rafael Tonon (@tononrafa)

O Bites i Mos de La Generalitat visa reconhecer o papel fundamental que os criadores de conteúdos digitais sobre vinho e comida possuem no fomento desse tipo de turismo, especialmente na Catalunha. O prêmio máximo da noite foi concedido ao chef Ferran Adrià pela revolução culinária que colocou a Catalunha à frente da gastronomia mundial e por ter idealizado as enciclopédias enogastronômicas Bullipedia.

Continua após a publicidade

O chef catalão esteve por anos à frente do elBulli, que foi um epicentro da gastronomia molecular. O restaurante fechou em 2011, mas foi reaberto em junho como um museu — sobre o qual Tonon já falou em sua coluna.

Quem acompanha o Rafa na VT e no Instagram já deve ter notado que o cara não para. Ele conhece mais de 40 países e, por baixo, faz cerca de 50 refeições por viagem. Algum país favorito? “Meu estômago bate mesmo pela Itália – e cada vez mais pelo México.” E agora ele está de malas prontas para conhecer o Japão pela primeira vez. Impossível não terminar com “vem coisa boa por aí”.

Ferran Adrià e Rafael Tonon empunham os troféus do prêmio Bites i Mos de La Generalitat
Ferran Adrià e Rafael Tonon empunham os troféus do prêmio Bites i Mos de La Generalitat (//Arquivo pessoal)

Leia todas as contribuições de Rafael Tonon para a coluna Sempre em Movimento e siga ele no Instagram 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

   

Publicidade