1. Delta do Okavango, Botsuana
“Nos acampamentos Roger Dugmore Safaris, na savana, nada separa os turistas de elefantes ou leões: a segurança fica a cargo dos guias e do uso de fogueiras à noite. Mesmo assim, há refeições gourmet, banho quente e as barracas são superconfortáveis.”
2. Ártico Norueguês
“O verão no Ártico traz as condições ideais para participar de cruzeiros que combinam navegação, tours de bote inflável e caminhadas. O ponto alto da Quark Expeditions é a observação de ursos-polares, vistos dos barcos ou do convés do navio.”
3. Baja Califórnia, México
“Na cidade de La Paz há tours para nadar ao lado de dóceis tubarões-baleia. Na Baía Margarita dá para encontrar as ‘ballenas amigables’: baleias-cinzentas em companhia de seus filhotes, que por vezes, se deixam acariciar. A dica é ir em fevereiro, quando dá para ver as duas espécies.”
4. Colúmbia Britânica, Canadá
“Durante o outono canadense ocorre a migração do salmão. A movimentação dos milhões de peixes atrai os ursos-pardos, que se tornam mais dóceis e tolerantes diante de tanta fartura. Das plataformas de observação Great Bear Tours, na beira dos rios, é fácil assistir aos animais pescando e interagindo entre eles.”
5. Pantanal
“De todos os lugares do mundo, nenhum oferece tantas chances de observar onças selvagens quanto Porto Jofre, no Pantanal Norte. Com a Biodiverse Brazil Tours e a bordo de barcos de alumínio, os turistas percorrem rios em busca dos majestosos felinos.”
As indicações são de Lawrence Wahba, documentarista e explorador da natureza |