Google disponibiliza tour virtual em parques nacionais americanos

Vídeos imersivos e tours guiados por guarda-parques percorrem cinco unidades de conservação nos Estados Unidos

Por Luca Occhialini Atualizado em 24 abr 2021, 08h52 - Publicado em 24 mar 2020, 17h21

Ainda que a principal medida a ser tomada para combater o avanço do coronavírus seja ficar em casa, a vontade de conhecer lugares novos e explorar mundos desconhecidos não precisa entrar em quarentena.

Algumas das opções para preencher o tempo são mergulhar no acervo dos museus pela internet, embarcar em uma jornada através das páginas dos livros de viagem, assistir programas que nos levam para outros países ou ainda conhecer lugares na pele de personagens consagrados pelo cinema.

Para diversificar o menu de opções na frente da TV ou do computador, o Google Cultura e Arte lançou um site dedicado aos parques nacionais americanos. O projeto reúne cinco unidades de conservação até o momento e a exibição de vídeos em tela cheia de cada um deles traz um gostinho e tanto. O tour é interativo e conta com multimídia que busca conscientizar sobre a preservação dos lugares.

Kenai Fjords National Park – Alasca

A cidade de Seward é a mais próxima do parque, que tem difícil acesso, principalmente durante o inverno. O tour começa com uma escalada dentro da abertura de um glaciar e logo em seguida ficamos sabendo que as mudanças climáticas estão afetando as cerca de 40 geleiras do lugar. Em seguida, um passeio de caiaque até o meio dos icebergs mostra o local através de vídeos e áudios, incluindo a vida animal.

Kenai Fjords National Park - Alasca
Google Arts & Culture/Reprodução

Hawai’i Volcanoes National Park – Havaí

Uma guarda-parque que cresceu perto do lugar mostra como o Havaí vem sendo moldado pelos vulcões ao longo do tempo. O local conta com dois vulcões: Kīlauea and Mauna Loa. O tour tem um sobrevoo por cima dessa formação geológica, leva a uma caverna formada por lavas e mostra a bela vista da região a partir de penhascos.

Hawai’i Volcanoes National Park - Havaí
Google Arts & Culture/Reprodução
  • Carlsbad Caverns National Park – Novo México

    O parque fica a quase cinco horas de Santa Fé, capital do estado do Novo México, quase na divisa com Houston. As cavernas gigantescas, incluindo “espaços secretos”, chamam atenção, mas, no tour, os morcegos que vivem lá são boa parte da atração – você pode até se tornar um deles e navegar pelas cavernas durante a noite. A visita é guiada por uma especialista que trabalha há seis anos no local.

    Carlsbad Caverns National Park - Novo México
    Google Arts & Culture/Reprodução

    Bryce Canyon National Park – Utah

    A região guarda diversos parques e florestas nacionais. As chamadas hoodoos, colunas irregulares de rocha com coloração vermelha, ocupam uma área imensa do parque nacional. O visitante consegue avistá-las do alto, como se estivesse em um anfiteatro. No tour do Google, o encarregado pelo parque há 16 anos conta que não há nos Estados Unidos céu mais limpo, o que faz de Bryce o destino perfeito para avistar estrelas. Leia aqui uma reportagem sobre o lugar.

    Bryce Canyon National Park - Utah
    Google Arts & Culture/Reprodução

    Dry Tortugas National Park – Flórida

    Barco ou hidroavião são os meios para chegar no parque, que fica a 113 km a oeste de Key West e abriga o Forte Jefferson, um dos maiores dos Estados Unidos e que data da época de Guerra Civil. Mas está enganado quem pensa que a construção é o principal a ser visto: o grande atrativo está embaixo d’água. O recifes e toda a vida marinha são mostrados em um mergulho imersivo.

    Dry Tortugas National Park - Flórida
    Boa parte do Dry Tortugas National Park, na Flórida, fica debaixo d’água GettyImages/Divulgação

    Leia tudo sobre o coronavírus

    Continua após a publicidade
    Publicidade