Como fazer as trilhas do Parque Nacional de Banff, no Canadá

Banff e o Lago Louise, no estado de Alberta, são uma das principais atrações naturais canadenses – e com razão! Saiba como conhecer essas paisagens

Por Lívia Aguiar | Edição: Ludmilla Balduino Atualizado em 5 Jul 2021, 16h49 - Publicado em 17 Jun 2016, 03h32

O Parque Nacional de Banff e seus arredores, nas Montanhas Rochosas do Canadá, estão repletos de vistas estonteantes. Rios caudalosos, picos nevados, glaciares imponentes, lagos de diversas cores e florestas de coníferas que parecem ter sido plantadas com auxílio de régua e tesoura formam um cenário estonteante que poderia ter saído de uma seleção dos protetores de tela do Windows – e pudera, algumas das fotos que vêm no sistema operacional da Microsoft realmente são de lá!

A região de Banff tem trilhas bem demarcadas com diversos níveis de dificuldade e algumas delas podem ser realizadas facilmente por crianças, idosos e cadeirantes. Na cidade, também é possível fazer passeios de bicicleta, canoa, barco, praticar pesca esportiva e escalada em rocha, neve e gelo. Percorrer a TransCanada Highway de carro ou bicicleta também é imperdível!

Se quiser acampar no parque, basta obter uma permissão para tal – é preciso levar barraca, fogareiro e outros utensílios que podem ser alugados nas agências (ou você pode usar os seus), sempre tomando cuidado para não atrair animais para seu acampamento. No parque há espaços definidos para camping e também é possível acampar em outras áreas, se desejado, contando que se respeite as regras de acampamento.

Atenção: em alguns passeios mais para dentro do parque é preciso tomar cuidado com avisos de presença de ursos – e saber como lidar com eles no caso de encontrá-los. Esse treinamento pode ser realizado na cidade, caso necessário, assim como podem ser comprados spray anti-ursos (sim, isso existe!). O parque é mais deles do que nosso, afinal, então é preciso respeitar seu espaço. Antes de se aventurar em uma trilha, confira os avisos de alerta de ursos no site oficial do parque.

Outros animais selvagens (e menos perigosos) que podem cruzar seu caminho são alces, veados, esquilos e pássaros de diversas espécies.

Para chegar a Banff, é possível pegar um voo direto saindo de Calgary, a cidade mais populosa de Alberta. Outra opção é alugar um carro em Calgary e já começar a cair o queixo com as paisagens antes de chegar ao destino final, na estrada pelas Montanhas Rochosas. Há voos para Calgary a partir de diversas grandes cidades canadenses e estadunidenses, como Vancouver, Toronto, Montreal, Boston, Nova York e Seattle. A melhor época para conhecer tudo é no verão, quando todas as trilhas estão abertas e os dias tendem a ser bastante ensolarados e relativamente quentes, mas as luzes da aurora boreal só aparecem no inverno – um ótimo motivo para visitar o parque mais de uma vez.

Continua após a publicidade
Publicidade