Do Panamá à Alemanha, 5 sorveterias únicas pelo mundo

Esta volta ao mundo do sorvete passa pelos tradicionais gelatos italianos, segue por paletas inovadoras e aterrisa em sabores surreais

Por Francisco Santana Atualizado em 10 out 2017, 20h10 - Publicado em 5 jun 2017, 17h08

1. Ballabeni Ice Cream

Ballabeni Ice Cream/Divulgação

Os donos são italianos, um dos únicos que produzem sorvetes na Alemanha, que é hoje um dos maiores mercados consumidores no mundo. A loja está localizada em Munique, e o lugar é tão lindo quanto a sensação de experimentar ali os clássicos da casa, como pistache e chocolate. Aviso: abre somente na primavera e no verão.

2. La Martinière

La Martinière/Divulgação

Na França, as bolas de sorvete sempre são bem servidas, e é assim nesta casa em Paris, que tem uns sabores diferentes, como o que mescla coco, limão e coentro. Experimente também os macarons recheados com sorvete.

3. La Sorbetteria Castiglione

La Sorbetteria Castiglione/Divulgação

Na italiana Bolonha, o gelato de cassata é espetacular, mas não menos que o cremito deriso, feito com arroz italiano e creme de mascarpone. Enfim, o país dispensa apresentações em matéria de sorvete.

4. Palettamerica

Palettamerica/Divulgação

Na Cidade do Panamá, está situada bem no meio das Américas, então prepara paletas homenageando vários países: o Brasil é lembrado com a versão de caipirinha; a Argentina, com a de doce de leite; o Chile, com a de vinho tinto; os Estados Unidos, com a de creme de amendoim, e assim por diante. A loja fica no Casco Antiguo, e, eventualmente, até o presidente do país caminha por ali na hora do almoço para degustar um sorvete.

5. Rocambolesc Gelateria

Rocambolesc Gelateria/Divulgação

Esta sorveteria na catalã Girona pertence aos Rocca, grandes cozinheiros da região. Todos os helados são feitos na hora em máquinas soft, como as do McDonald’s, mas com sabores e apresentações inusitados – há até picolés com o rosto do Darth Vader.

Henrique Peron/Divulgação
 

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

As dicas são de Francisco Santana, chef glacier da Escola Sorvete, de São Paulo

Texto publicado na edição 258 da revista Viagem e Turismo (abril/2017)

  •  

    Continua após a publicidade

     

    Continua após a publicidade

     

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Publicidade