Celebrações religiosas da Semana Santa no Brasil e no mundo
Saiba quais são os eventos da Paixão de Cristo mais famosos no feriado da Semana Santa e programe-se para viajar no ano que vem
A Semana Santa tem grande importância religiosa no Brasil, com missas e procissões acontecendo por todo o país. Lá fora, outros países celebram a data, cada um à sua maneira. Veja, a seguir, os destinos mais concorridos durante a Páscoa:
1. Roma – Itália
Na Itália, a principal solenidade da Páscoa se desenrola no Vaticano, com suas cerimônias, procissões e a missa festiva oficiada pelo Papa e acompanhada por milhares de peregrinos do mundo inteiro. A apoteose das celebrações da Semana Santa é a benção anual Urbi et Orbi, na Praça de São Pedro.
2. Jerusalém – Israel
Em nenhum outro lugar os últimos passos de Cristo são tão sagrados do que em Jerusalém. A Via Dolorosa é a rua que, de acordo com a tradição cristã, foi percorrida por Jesus Cristo quando ele carregava a cruz. Na Semana Santa, o caminho é refeito por fiéis, que vão fazendo paradas em cada uma das 14 estações que o compõem.
3. Braga – Portugal
Considerada a capital religiosa de Portugal, Braga todos os anos atrai milhares de turistas devido às suas imponentes celebrações da Semana Santa. Acontecem diversas procissões e celebrações pela cidade. Dentre as mais de 30 igrejas, muitas delas centenárias, a Catedral da Sé é a mais antiga do país, construída no século 12.
4. Sevilha – Espanha
A principal festa de Sevilha acontece na Semana Santa, quando a cidade praticamente pára, tamanha importância das celebrações. Tradicionais desde o século 16, confrarias tomam conta das ruas da cidade e os moradores saem em procissão para contemplar a paixão e a morte de Cristo.
5. Diamantina – Minas Gerais
Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Diamantina tem um belo Centro Histórico, com muitas construções preservadas. Na Semana Santa, os moradores encenam a morte e a ressurreição de Cristo. E na manhã do Domingo de Páscoa, as ruas são enfeitadas com flores, areia e serragem, e nas janelas dos sobrados surgem colchas e toalhas coloridas.
6. Tiradentes – Minas Gerais
A Semana Santa em Tiradentes é marcada por procissões. Mas, além de todos os cortejos, uma das principais celebrações é a missa solene com a cerimônia de lava-pés, que acontece na Igreja Matriz de Santo Antônio. Também ocorre a encenação da Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa, e a vigília no Sábado de Aleluia.
7. Congonhas – Minas Gerais
A cidade lota na Semana Santa em Congonhas, já que a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos exibe as cenas da Paixão de Cristo na sua parte externa, projetada por Aleijadinho. Durante a semana da Páscoa também ocorrem encenações da Paixão de Cristo, procissões, lava-pés, a vigília pascal, novenas e shows musicais, em espaços montados ao redor da Praça da Basílica.
8. Nova Jerusalém – Pernambuco
Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, a 184 quilômetros da capital pernambucana, é palco da encenação da Paixão de Cristo mais famosa do país. O espetáculo acontece em um teatro a céu aberto de 100 mil metros quadrados, composto por nove monumentais palcos–platéias com cenários cinematográficos. O elenco é composto por cerca de 50 atores e 500 figurantes. Saiba mais sobre a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém em 2022.
9. Santana de Parnaíba – São Paulo
A encenação do drama da Paixão de Cristo em Santana de Parnaíba reúne cerca 120 atores e cerca de 800 figurantes. As apresentações são gratuitas e acontecem num espaço de 15 mil metros quadrados na Barragem Edgar de Souza, atraindo 70 mil pessoas nos três dias de espetáculo. É possível se hospedar em São Paulo e fazer um bate e volta – são apenas 40 quilômetros da capital até lá.
10. Mariana – Minas Gerais
Mais de 20 mil pessoas visitam a cidade na Semana Santa. Na sexta-feira da Paixão, fiéis cobertos por túnicas brancas percorrem as ruas do Centro Histórico, no fim da noite, para reviver a “Procissão das Almas”, uma antiga lenda marianense. A representação da Paixão de Cristo, dividida em duas partes, acontece geralmente entre quinta e sexta-feira na Praça Minas Gerais. No sábado de Aleluia, há shows musicais e a queima do Judas. Na tarde de domingo de Páscoa, as ruas são cobertas com tapetes de serragem colorida, pó de café e cal, feitos pela população.
11. Aparecida – São Paulo
Um dos maiores eventos religiosos da cidade, a Semana Santa tem programação extensa. O Tríduo Pascal começa na quinta-feira, durante todo o dia haverá orações no Santuário Nacional e, a noite a missa da Ceia do Senhor – também chamada de celebração de lava-pés. O ponto alto do festejo é na Sexta-Feira Santa, com a tradicional caminhada ao Morro do Cruzeiro, conhecida como Via Sacra, que atrai cerca de 5 mil fiéis. Veja um guia completo de Aparecida.
12. Ouro Preto – Minas Gerais
A encenação da Paixão de Cristo, na noite de sexta-feira, é o primeiro evento da Semana Santa em Ouro Preto. No sábado acontece a Procissão do Encontro, quando fiéis partem das duas igrejas matrizes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar, e encontram-se na Praça Tiradentes. Durante a noite, a cidade se mobiliza para confeccionar o extenso tapete de flores e serragem que forra as ruas do Centro Histórico e serve de passarela para a procissão da Ressurreição, no domingo de Páscoa. A malhação do Judas movimenta a tarde – em frente à Matriz de Nossa Senhora do Pilar, um boneco recheado de palha ou trapos é enforcado e despedaçado a pauladas.
13. Paraty – Rio de Janeiro
As comemorações em Paraty são bem tradicionais, com missas e procissões. É uma oportunidade rara de ver peças sacras de mais de três séculos de existência, que ficam guardadas durante o ano sob tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Procissão do Fogaréu, com as ruelas estreitas do centro histórico iluminadas apenas pelas tochas dos participantes, é o ponto alto da festa.
14. Goiás – Goiás
À meia-noite da quinta-feira da Semana Santa, os postes de iluminação pública do Centro Histórico da cidade de Goiás se apagam. Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados representam os soldados romanos, carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos em latim. A procissão é acompanhada por aproximadamente 10 mil pessoas. Ela parte do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, passa pela Igreja do Rosário e chega até a Igreja de São Francisco de Paula. A partir daí, o estandarte com a imagem de Jesus é carregado por um dos farricocos, simbolizando sua captura. Saiba mais sobre a Procissão do Fogaréu em 2022.
15. Piracicaba – São Paulo
A encenação da Paixão de Cristo, em Piracicaba, é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do país. O espetáculo acontece todo ano e os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente.