Alunos criam compartimento de bagagem sob os assentos do avião

Invenção promete evitar aperto e dar segurança para as malas de mão dos viajantes

Por marcelvincis Atualizado em 22 May 2017, 15h26 - Publicado em 22 May 2017, 15h12

O sofrimento dos passageiros para acomodar suas bagagens na classe econômica das aeronaves pode ser atenuado com uma invenção recém-apresentada por alunos de design da Universidade de Hong Kong.

Trata-se de compartimentos individuais que ficariam sob o piso do avião, bem abaixo dos assentos de cada viajante, e que, na hora do voo, poderiam ser alçados para a superfície e teriam a capacidade para comportar malas de mão e outros objetos importantes dos passageiros.

Isso evitaria que as pessoas tivessem que espremer seus pertences (ou pelo menos parte deles) nos compartimentos de bagagens coletivos das aeronaves e deixaria itens de valor (como eletrônicos, dinheiro e joias) em um ambiente mais isolado e seguro.

Ainda não se sabe se este compartimento irá aparecer em voos comerciais em breve.

Mas a invenção já ganhou o reconhecimento de uma grande empresa da indústria da aviação: a fabricante de jatos Airbus deu aos estudantes de Hong Kong US$ 33.700 (mais de R$ 110 mil) por causa de seu projeto, como parte de uma premiação anual batizada de “Fly Your Ideas”(em uma tradução livre, algo como “Ponha Suas Ideias Para Voar”), que incentiva empreendimentos que tragam benefícios às experiências de voo.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade