Nem cachorrinhos, nem porquinhos. Quem promete acalmar os nervos de passageiros que têm problemas de ansiedade ou estresse no Aeroporto Internacional de Cincinnati, em Ohio, nos EUA, são mini-cavalinhos. Os bichinhos são trazidos de uma fazenda da região onde vivem 34 mini-cavalos ‘terapêuticos’.
Duas vezes por semana são levados de 4 a 6 cavalinhos ao terminal de embarque local. Eles fazem um rodízio em que somente dois entram no aeroporto. Em entrevista para a publicação turística Lonely Planet, a proprietária dos animais, Lisa Moad, disse que os mini-cavalos têm propriedades terapêuticas ainda pouco conhecidas para acalmar passageiros aflitos.
A onda de usar os animais para acalmar viajantes em aeroportos não é bem uma novidade. No ano passado, já mostramos que a ‘cãoterapia’ é tendência em diversos aeroportos do EUA. A moda deu tão certo que o aeroporto de São Francisco aderiu à onda, só que com uma porquinha – maior sucesso. A ‘cavaloterapia’ já acontece no aeroporto de Cincinnati há mais de 2 anos e, apesar de ainda não haver estudos específicos quanto à eficácia desses animais para diminuir o clima tenso e ansioso dos aeroportos, as toneladas de selfies que são tiradas com eles até agora são o melhor termômetro de aprovação.
E para você? Qual mascote seria capaz de acalmar passageiros em aeroportos brasileiros?