Aeroportos dos EUA fazem “cãoterapia” para acalmar os passageiros

Um tempinho brincando com um pet ajuda até a abaixar a pressão arterial e, claro, mudar o humor do viajante para melhor

A gente sabe que aeroportos costumam ser ambientes bem estressantes, não é mesmo? Para tornar esses momentos mais relaxantes, alguns aeroportos nos Estados Unidos estão adotando uma estratégia, digamos, bem fofa: cachorros circulam pelos terminais para que os passageiros possam fazer carinhos neles! Afinal, como não se derreter ao ver o peludo abanando o rabinho ou querendo brincar? É de amolecer qualquer coração – e baixar bem a adrenalina!

+ Dicas para viajar com animais

+ 10 recomendações para quem vai viajar com o cachorro

Mais do que algo “bonitinho”, estudos apontam que o contato com o bichinho ajuda a acalmar pessoas com medo de voar e também faz com que os passageiros interajam (o que não acaba acontecendo em situações convencionais). Um tempinho brincando com o animal ajuda até a abaixar a pressão arterial e, claro, mudar o humor do viajante para melhor.

Conheça alguns dos “aumigos” que ficam nos aeroportos:

O golden-retriever Casey, no Aeroporto de Miami

casey_miami_liz_siteAcompanhado por sua dona, o golden Casey é o “anfitrião” do Aeroporto de Miami

Ao lado de sua dona, Liz Miller, o cachorro ganhou o título de “embaixador voluntário” do aeroporto. Sua função é andar pelo aeroporto e deixar as pessoas acariciarem sua barriga.

Os voluntários peludos do San Jose International Airport, no Vale do Silício (Califórnia)

A cadelinha Gracie é uma das "voluntárias" do aeroporto de San Jose, que tem o programa desde os atentados de 11/09 (crédito: Reprodução Facebook @flysanjose)A bandana vermelha da cadelinha Gracie indica que ela é uma das “voluntárias” do aeroporto de San Jose (crédito: Reprodução Facebook @flysanjose)

O aeroporto se denomina como um dos primeiros a lançar o programa de “therapy dogs”, iniciativa que ocorreu logo após os atentados de 11/9. O terminal possui um departamento que faz uma triagem dos donos e seus cachorros que se candidatam à função.

Os “desestressadores” do Los Angeles International Airport (LAX)

O programa LAX PUP's encanta passageiros de todas as idades no Aeroporto de Los Angeles (crédito: Reprodução Facebook @lainternationalairport)O programa LAX PUP’s encanta passageiros de todas as idades no Aeroporto de Los Angeles (crédito: Reprodução Facebook @lainternationalairport)

No ano passado, o aeroporto de Los Angeles, um dos mais movimentados do mundo, lançou o programa LAX PUPs (“pets unstressing passengers”, que em português seria algo como “animais de estimação desestressando passageiros”). No total, são 30 cachorros treinados e seus donos que circulam pela área de embarque todos os dias. Quem interage com os animais ganha até um cartão com os dados do cão.

+ 12 fotos de cachorros viajantes para você amar

A turma para adoção do Appleton Airport (Wisconsin)

No Wisconsin, o aeroporto de Appleton se uniu a uma ONG de animais abandonados para alegrar os passageiros (crédito: Reprodução Twitter @atwairport)No Wisconsin, o aeroporto de Appleton se uniu a uma ONG de animais abandonados para alegrar os passageiros (crédito: Reprodução Twitter @atwairport)

Em parceria com a ONG de animais abandonados Fox Valley Humane Association, o aeroporto criou um programa com cerca de 50 animais, que vão desde poodles a labradores. Além de acalmar e entreter os passageiros, a iniciativa ajuda a incentivar a adoção dos bichinhos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s