O Mercado do Bolhão está de volta ao Porto!
Depois de quatro anos de reformas e 26 milhões de euros investidos, a cidade ganha de volta um mercado para chamar de seu
Toda (ou quase toda) grande cidade europeia que se preze tem um belo mercado com status de atração turística para chamar de seu. É assim com Lisboa e o seu antigo Mercado da Ribeira (ou Time Out), Madri e o seu Mercado de San Miguel, Berlim e o seu Markthalle Neun, Florença e o seu Mercato Centrale…
Geralmente antigos, ganham um belo banho de tinta e ressurgem como pontos imperdíveis não só pela arquitetura e pela história, mas também pela possibilidade de degustação de diferentes delícias típicas no mesmo lugar. Após alguns anos à sombra, o Porto acaba de (re)entrar para esta lista com louvor.
Depois de quatro anos e 26 milhões de euros de reforma, finalmente abriu as portas, na semana passada, o Mercado do Bolhão, bem no coração da Invicta, a cerca de 500 metros de distância da Rua de Santa Catarina, a grande artéria de pedestres da cidade (e a mesma distância da Avenida dos Aliados, outro marco local).
Inaugurado em 1914 onde desde 1838 acontecia uma famosa feira de rua, o edifício histórico teve as obras conduzidas pelo arquiteto Nuno Valentim e agora, além de cerca de 80 bancas de “frescos” (frutas, verdura, legumes etc), vai ter cafés gourmet, lojinhas de artesanato e restaurantes, funcionando no andar de cima.