Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
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Time Out Market: mercado português tipo exportação!

Acaba de abrir, em Miami, o primeiro mercado inspirado no de Lisboa - e é apenas o primeiro de outros sete que já estão chegando!

Por Rachel Verano
Atualizado em 6 mar 2020, 15h58 - Publicado em 15 Maio 2019, 17h37
O espaço do Time Out Market Lisboa: fórmula de sucesso (Bruno Barata/Reprodução)

Desde que abriu as portas, cinco anos atrás, o Time Out Market é um fenômeno. Não demorou a se transformar numa das atrações mais concorridas de Lisboa e hoje recebe surpreendentes 11 mil pessoas todo dia – é só fazer as contas: são quase 4 milhões por ano. Para se ter uma ideia, o Brasil inteiro recebe cerca 5 milhões de turistas estrangeiros anualmente. E o mercado… bem, é um mer-ca-do.

É, aliás, um senhor mercado. Instalado numa área de cerca de 3 mil metros quadrados em um lindo edifício inaugurado no ano de 1882, na zona da Ribeira (a poucos passos do Tejo e do Cais do Sodré), nasceu de um conceito único. Tudo começou dentro da redação da revista Time Out. A ideia? Um espaço que reunisse o crème de la crème da gastronomia lisboeta, com curadoria feito pelos jornalistas da revista (que, aliás, é genial, das melhores edições de Time Outs que já tive a oportunidade de vasculhar pelo mundo – não deixe de comprar a sua quando estiver passeando por aqui!).  O resultado não poderia ser diferente: virou febre.

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Escolhidos a dedo #timeoutmarketlisboa #timeoutmarket #escolhidosadedo #manteigariasilva

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Fui conhecer o Time Out Market dois anos depois da sua inauguração, em 2016, antes de me mudar de mala e cuia para Lisboa. Estava de férias e fiquei maravilhada. Estava ali reunido realmente tudo que me interessava: o melhor pastel de nata do planeta (da Manteigaria), ótimas casas servindo bacalhau (uma banca só de bolinho!), uma banca com presuntos e embutidos espetaculares, um astral incrível… um paraíso. Fiquei especialmente fascinada, naquela época, por dois fatores. O primeiro: a sacada genial de conseguir reunir, num ambiente de “fast food”, os melhores chefs da cidade, inclusive aqueles donos de estrelas Michelin. O segundo: o preço. Jamais vou me esquecer que com € 9 comi um belo bacalhau e tomei uma ótima taça de vinho. Sim: eu dei uma nota de € 10 e tive troco.

Essa é, hoje, a razão que mais me incomoda. Atualmente os preços praticados pelos 26 restaurantes e oito bares do Time Out Market praticamente dobraram. Sem exagero. É comum ver pratos a quase € 20. Resultado: eu deixei de frequentar com a assiduidade com que frequentava. Não porque o valor seja alto demais para uma refeição. A cidade está cada vez mais cara e a média em restaurantes medianos é mesmo essa. Mas, para mim, perdeu o propósito. Prefiro sentar num restaurante, apreciar um bom serviço, comer uma comidinha boa feita na hora, com todo o tempo necessário, a pagar o mesmo valor para ir buscar o prato e ficar em pé de bandeja na mão disputando lugar a tapa nas mesas comunitárias.

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Mas, como se vê, eu sou minoria. É inegável que a fórmula é um sucesso. O que eu acho é que hoje em dia o Time Out Market virou programa de turista. Eu reconheço: um bom programa de turista. Mas, acima de tudo, virou um negócio da China. Na semana passada, foi inaugurada a primeira unidade fora de Portugal. O Time Out Market Miami abriu as portas em Miami Beach com o mesmo conceito português: todos os 18 restaurantes e três bares foram selecionados a dedo pelo time de jornalistas da revista local, resumindo o que acreditam ser o que há de melhor na cidade. Até o mobiliário é igual e foi importado de Portugal. Certeza que vai repetir a badalação.

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The @lovelife_cafe makes a macaroni so creamy, you won’t believe there isn’t any dairy in it. The 💯 plant-powered menu at #timeoutmarketmiami will wow even the most passionate carnivores with bites like a jackfruit Cuban bowl and an ”egg” and “cheese” croissandwich.

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Até outubro, outras quatro unidades de Time Out Market vão abrir as portas nas Américas: em Nova York, Boston e Chicago, nos Estados Unidos; e em Montreal, no Canadá. Num futuro próximo será a vez de Praga e Londres. Também há rumores de que Dubai ganhará o seu. O mais legal é que, para continuar fiel à proposta, os portugueses que inventaram o projeto acompanham tudo o que acontece lá fora, passo a passo.

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