5 praias perfeitas no sul da Bahia

A região concentra destinos deslumbrantes, que vão desde Arraial D'Ajuda, passando por Trancoso, Praia do Espelho até chegar na deserta Ponta do Corumbau

Por Luana Pazutti
Atualizado em 21 mar 2025, 13h45 - Publicado em 19 mar 2025, 16h00
Curuípe
Curuípe, mas pode chamar de Praia do Espelho (Luiz Oliveira/Pexels)
Continua após publicidade

Mire em Porto Seguro, mas dessa vez use-a apenas como ponto de chegada. O foco serão as praias que ficam ao sul, atravessando o rio Buranhém e indo mais além. Por ali, encontram-se algumas das praias mais perfeitas da Bahia e do Nordeste, o que pode incluir águas mornas e cristalinas, falésias monumentais e vegetação nativa ainda bem-preservada. Pouco importa se você quer curtir o agito do verão ou relaxar em um lugar deserto e sossegado na baixa temporada: a região tem opções para todos. 

1. Arraial D’Ajuda 

As praias de Arraial D’Ajuda estão entre as mais procuradas do litoral sul baiano. E engana-se quem pensa que a região é agitada como Porto Seguro. Separado da sua vizinha famosa pelo Rio Buranhém, esse distrito é mais calmo e vazio, ainda que a Rua do Mucugê concentre todo agito noturno. Não é à toa que recebeu o título de destino mais acolhedor do mundo, segundo o Booking, em 2024.

Um dos destaques é a Praia da Pitinga, que é próxima ao centro e pode ser acessada a pé. Por lá, você encontra hotéis, pousadas e barracas pé na areia. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais e, em direção ao sul, a areia vai ficando mais deserta, banhada por mar calmo e águas quentes.

arraial dajuda
Falésias em Arraial d’Ajuda (Quézia Graciele de Oliveira/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

Agora, quando o assunto é se afastar do centrinho e curtir o dia em um local mais deserto, a sugestão é a Praia de Taípe, a cerca de duas horas da vila, sentido sul. O esforço para chegar vale a pena: lá ficam as maiores falésias da Bahia, que chegam a alcançar os 50 metros de altura. Mas fique atento à tabua de marés, informe-se na sua pousada.

Para quem viaja com crianças, a dica é visitar a Lagoa Azul, que fica bem no meio dessas duas outras praias. O Lagoa Azul Beach Club é a base perfeita.   

As praias do Parracho, dos Pescadores – com seus barquinhos coloridos – e de Araçaípe também valem a visita, assim como a Praia do Mucugê, que fica bem no centrinho e costuma ser bem muvucada.

Continua após a publicidade

2. Trancoso 

A 40 km de Porto Seguro, o tranquilo vilarejo de Trancoso reúne uma série de atributos encantadores, ideais para quem quer relaxar. O Quadrado é o coração do vilarejo, com restaurantes e lojas que alegram o olhar e o paladar, ainda que doam no bolso. A Praia dos Nativos é a mais popular, com águas claras e quentes, rodeadas por coqueiros. Outro destaque é a sua vizinha, a Praia dos Coqueiros. Perfeita para um dia de descanso e para passeios com crianças, ela é uma das mais bonitas e acessíveis do litoral sul. Ambas possuem infraestrutura completa e ficam relativamente perto do Quadrado.

bahia-trancoso-coqueiros
Praia dos Coqueiros é boa pedida para famílias (Rodrigo Soldon/CC BY-ND 2.0/Flickr)

Cerca de 3 km ao norte, há também a Praia do Rio da Barra, que costuma ser mais tranquila. Falésias e piscinas naturais ornam a paisagem. 

3. Caraíva

Com casinhas coloridas, ruas de areia e pousadas charmosas, a pequena Caraíva é puro carisma. Marcando o encontro entre o rio e o mar, a praia que leva o mesmo nome da vila é a mais encantadora e movimentada da região. As suas águas têm uma coloração mais escura, enquanto a areia é clara e macia. Rodeada por bares e restaurantes, a Praia de Caraíva concentra grande parte do agito da alta temporada. 

Continua após a publicidade

Com falésias de argila branca, a Praia de Satu é outra opção imperdível. O trajeto envolve travessia de canoa e uma longa caminhada, mas a beleza compensa. Esse também é o caso de Juacema e sua Lagoa Encantada, que contam com águas calmas, piscinas naturais e algumas lendas. No outro lado da Praia de Caraíva, há ainda a Praia de Barra Velha, que acompanha a reserva indígena Pataxó e é rodeada por coloridos barcos de pescadores.

Caraíva-Bahia
Igreja de São Sebastião, no centro de Caraíva. As ruas são feitas de areia e as construções coloridas chamam atenção (Márcia Valle/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Aqui, vale uma curiosidade: embora a energia elétrica tenha chegado na região em 2007, a pedido dos moradores não há postes de luz nas ruas. Portanto, se você quiser caminhar à noite, pode ser bem útil ter uma lanterna em mãos. Carros não entram na vila. 

4. Ponta do Corumbau

A escolha para quem deseja descansar e se desconectar, a Ponta do Corumbau é um verdadeiro paraíso ainda pouco explorado. Situada no município de Prado, próxima ao Monte Pascoal, essa vila fica em uma região conhecida como Costa do Descobrimento. Aqui, o atrativo maior é a Praia do Corumbau, com suas águas cristalinas e areia branca. É possível fazer um passeio de um dia saindo de Caraíva.

Continua após a publicidade

Não deixe de estender a sua visita até a Foz do Rio Corumbau, que marca a divisa dos municípios de Prado e Porto Seguro. Lá, forma-se um cenário belíssimo rodeado de manguezais. Um dos fenômenos mais fascinantes desse destino acontece na maré baixa, quando é possível caminhar mar adentro sobre um grandioso banco de areia. Há ainda uma enorme piscina natural, formada por conta dos recifes que cercam a costa. 

5. E mais: a Praia do Espelho

Se há um ponto que não pode faltar na lista é a Praia do Espelho, localizada entre Trancoso e Caraíva. Ela é considerada uma das mais belas do país, com suas falésias coloridas, quiosques charmosos, mar transparente e piscinas naturais. A dica é escolher um dia de lua cheia ou nova, maré baixa e de preferência época seca porque as chuvas podem deixar as águas um pouco turvas.

praia-do-espelho
Praia do Espelho é considerada uma das mais bonitas do país (Turismo Bahia/CC BY-SA 2.0/Flickr)

Leia tudo sobre a Bahia

Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade