Caraíva

Site: http://caraiva.com.br

DDD: 73

Estado: Bahia

Distância de outras cidades: Trancoso: 39 km; Porto Seguro: 74 km; Salvador: 770 km.

Na charmosa vila, carros não entram e o transporte das malas é feito por meio de carroças – ao atravessar o rio que dá acesso a Caraíva, moradores já estão a postos para fazer esse serviço (pago à parte). Na bagagem não pode faltar um par de chinelos, essenciais para andar nas ruazinhas de areia fofa. Como a luz elétrica chegou há pouco tempo, os caminhos são pouco iluminados e uma lanterna também é acessório obrigatório. Na alta temporada, a associação dos nativos de Caraíva costuma montar uma espécie de estande de informações, onde os passeios podem ser agendados.

COMO CHEGAR

A maioria dos turistas chega via Porto Seguro. De lá, é preciso cruzar a balsa para Arraial d’Ajuda e tomar um ônibus até Nova Caraíva (saídas às 7h e 15h, R$ 13,50; tel. 3575-1170). De carro, além do caminho por Arraial, há duas opções, ambas pela BR-101: tomar a saída próxima ao distrito de Monte Pascoal (47 km por estrada de terra razoável, ruim na época das chuvas) ou a saída de Eunápolis. Este caminho é mais longo: 111 km, com 78 km de asfalto. Qualquer que seja a rota, em Nova Caraíva é preciso estacionar o carro e pegar um barco até o vilarejo.

PRAIAS 

A Vila de Caraíva é banhada pela praia de mesmo nome, que concentra o burburinho da alta temporada (e os bares e restaurantes). As demais praias da região tím acesso apenas por caminhada ou por barco – a escolha depende da maré. A dica, principalmente com relação às praias do Satu e Juacema, é contratar os guias da cidade. Procure indicação na Associação dos Nativos de Caraiva (Anac), com sede próxima à igreja.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.