Continua após publicidade

11 cidades no Brasil para viajar na primavera

Pelas flores, pelo clima ameno ou pela lotação menor do que em outras épocas do ano, as opções de passeios são muitas

Por João Antonio Streb e Luana Pazutti
Atualizado em 3 out 2024, 15h34 - Publicado em 2 out 2024, 18h00
A imagem mostra a estufa principal do Jardim Botânico. Ela parece um castelo com três cúpulas de vidro
Curitiba e primavera são o match perfeito (Pixabay/Pixabay)
Continua após publicidade

Com a proporção continental do Brasil, as estações do ano acabam se manifestando de formas diferentes ao longo das regiões. A própria primavera vai da floração marcante na região sul, sudeste e centro-oeste, passando pelo clima seco do nordeste e as chuvas fortes no norte.

A boa notícia é que não faltam opções de bons destinos no Brasil durante essa estação. Por isso, separamos aqui 11 destinos em boa hora para visitar na primavera:

1. João Pessoa (PB)

À medida que a primavera desponta, a capital paraibana vai ganhando cores. Além de contar com dias ensolarados e temperaturas amenas, quase não chove e o tempo costuma seguir nessa toada até janeiro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jardim Botânico de João Pessoa (@jardimbotanicojp)

Considerado um dos mais arborizados do país, o município reúne diversas áreas verdes, imperdíveis em qualquer roteiro de primavera, com destaque para o Jardim Botânico Benjamin Maranhão e o Parque Solon de Lucena. A presença de ipês coloridos, árvores frutíferas e plantas nativas, como a corticeira-do-banhado, tornam esse o período ideal para contemplar a biodiversidade de João Pessoa. Ainda que muita gente busque a capital paraibana pelo que ela tem de melhor, que são as praias.

+ Veja um guia de João Pessoa

2. Campos do Jordão (SP)

Apesar de famosa pelo inverno, a cidade repleta de parques também é uma ótima opção na estação das flores. O Parque Estadual Campos do Jordão é um dos mais completos, com espaço para piqueniques, arvorismo, tirolesa e diversas trilhas. Para quem quer um passeio mais tranquilo, o Parque Amantikir ou o Parque das Cerejeiras são um colírio para os olhos. O Bosque do Silêncio é a escolha ideal para quem quer unir paisagem e relaxamento.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Parque Amantikir | Passeio | Turismo (@amantikir)

No entanto, se você quer levar os filhos para viverem uma aventura, as melhores opções são o Tarandu ou o Parque Capivari. Ou se quiser uma novidade, não perca o incrível Parque Bambuí, que ainda por cima é pet-friendly.

+ Veja um guia de Campos do Jordão

3. Cunha (SP)

A primavera é uma das melhores épocas para conhecer as paisagens naturais de Cunha, situada a cerca de 200km da capital paulista. A região se destaca pelas suas trilhas, cachoeiras e plantações de lavanda. A fauna e a flora típicas da Mata Atlântica e o relevo montanhoso também são cartões-postais do município, que fica na divisa entre a Serra da Bocaina e a Serra do Mar.

lavandario-cunha-sp
Lavandário de Cunha (Marco Antonio Leonel Caetano/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Em tempos primaveris, dois dos principais pontos turísticos da cidade são O Lavandário e o Contemplário, campos floridos destinados à pesquisa e cultivo da lavanda e de outras ervas aromáticas. Nesses espaços, também são destilados óleos essenciais e desenvolvidos produtos artesanais.

+ Veja um guia completo de Cunha

4. Holambra (SP)

Com as marcas da imigração holandesa presentes em toda cidade, Holambra não poderia deixar de ser referência em floricultura. Localizada no interior paulista, a 130 km da capital, o município abriga a Expoflora (maior feira do gênero na América Latina), que terminou no último dia 30 de setembro. Mas a cidade continua sendo um bom programa com suas várias plantações que permitem a visitação do público, com destaque para o Bloemen Park, que além de tudo é pet-friendly.

Continua após a publicidade
Crisântemos no Rancho Raízes, Holambra, São Paulo, Brasil
Crisântemos no Rancho Raízes, Holambra, São Paulo, Brasil (Estufas Abertas/Divulgação)

A visita a Holambra também é uma boa oportunidade para conhecer e apreciar a cultura da Holanda através da culinária e dos museus espalhados pela cidade.

+ Veja um guia de Holambra

5. Curitiba (PR)

Na capital paranaense, a primavera é, sem dúvida, a estação mais encantadora do ano. Os ipês espalhados pela chamada “Cidade Verde” colorem as ruas com diferentes tons de roxo, amarelo e rosa. Entre seus diversos parques e bosques, uma atração imperdível, ainda mais nessa época do ano, é o Jardim Botânico de Curitiba, que é inspirado no paisagismo francês.

Jardim Botânico de Curitiba, Paraná
Jardim Botânico de Curitiba (Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons)

Na entrada, já é possível contemplar um belo tapete de flores, que se estende até a estufa. Esse “palácio de vidro” abriga plantas nativas da Mata Atlântica. Além disso, há o Jardim das Sensações, que abre de terça a domingo e reúne 50 espécies de diferentes cores, aromas e texturas. As trilhas ecológicas, o Museu Botânico, o jardim de ervas medicinais e o bosque de araucárias também são grandes atrativos.

+ Veja um guia de Curitiba

6. Foz do Iguaçu (PR)

Outubro costuma ser o mês mais chuvoso em Foz do Iguaçu e 2023 está aí para comprovar: há um ano a vazão das cataratas chegou a ser 16 vezes maior que o fluxo normal. Ainda assim, Foz é um destino que cai bem o ano inteiro, mas vale ficar de olho na previsão e quem sabe deixar a viagem para novembro. Nesse período, também pode acontecer de abrirem as comportas de Itaipu, o que torna a visita à hidrelétrica mais interessante.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu agora podem ser visitadas ao amanhecer (Nilmar Fernando/Divulgação)

Um adicional bacana e recente são os passeios dentro do parque nacional que podem ser feitos ao nascer do Sol, no fim de tarde, na lua cheia e também de bicicleta; saiba mais.

Continua após a publicidade

+ Veja um guia sobre Foz do Iguaçu

7. Blumenau (SC)

A cidade faz parte do Vale Europeu de Santa Catarina, então apresenta aquela arquitetura característica, recheada de casas enxaimel e valorizando muito o plantio de flores. Uma boa representação disso é o Parque Ramiro Rüdiger, um lugar muito tranquilo, florido e perfeito para passeios a pé.

Vila Germânica, Blumenau, Santa Catarina, Brasil
A Vila Germânica recebe os principais eventos de Blumenau, incluindo a Oktoberfest (Daniel Zimmermann/Divulgação)

Se você busca algo mais agitado e festivo, Blumenau entrega muito já que a cidade abriga na primavera a maior Oktoberfest do Brasil. O festival de origem alemã é regado a muita cerveja, música e alegria, combinando perfeitamente com o clima de primavera.

+ Veja um guia de Blumenau

8. Joinville (SC)

Não é só de praias que vive Santa Catarina. A maior cidade do estado (superando em população até a capital Florianópolis) recebe anualmente a Festa das Flores, que este ano ocorre de 12 a 17 de novembro. Além do festival, a cidade conta com o Parque dos Hemerocallis (ou, simplesmente, Hemero) onde é possível conhecer uma plantação com 18 mil girassóis – além de outras variedades de flores.

parque-hemero-joinville
Vista aérea do Parque Hemero (Visite Hemero/Divulgação)

Outra boa pedida da cidade é a visita ao Mirante do Morro da Boa Vista, que tem um percurso até o topo pelo meio da mata. O visual lá do alto é belíssimo.

9. Nova Petrópolis (RS)

Da mesma forma que a cidade paulista, Nova Petrópolis também tem um festival com a temática primaveril que terminou no dia 22 de setembro, a Frühlingsfest, com atrações relacionadas ao folclore e à cultura da cidade, além de ter o ambiente decorado com belíssimas flores colhidas no horto de Nova Petrópolis.

Continua após a publicidade
parque-aldeia-imigrante-nova-petropolis
Natureza e preservação das raízes germânicas dão o tom dos passeios por Nova Petrópolis (Sabrina Schuster/Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis/Divulgação)

Diferente do festival, essa decoração natural não vai embora tão cedo. A Praça das Flores segue deslumbrante, além de abrigar outras atrações, como o Labirinto Verde. Vale também dar um pulo no Parque Aldeia do Imigrante. A cidade fica a 100 km de Porto Alegre e funciona bem com a dobradinha Gramado e Canela.

+ Veja um guia de Nova Petrópolis

10. Gramado (RS)

No município mais badalado da Serra Gaúcha, a chegada da estação das flores torna as paisagens ainda mais encantadoras. As temperaturas amenas fazem com que esse seja o melhor período para curtir ao ar livre e conhecer as ruas gramadenses, repletas de hortênsias, flores típicas da região.

lago-negro-gramado-rs
Pedalinhos no Lago Negro, em Gramado (RS) (Yeuxpapilon/Wikimedia Commons)

Uma visita ao Lago Negro, com direito a passeio de pedalinhos e piquenique, pode ser uma boa pedida. A Igreja São Pedro, a Rua Torta e a Praça das Etnias são outros pontos que ficam ainda mais belos na primavera. Em 2024, a estação ainda será cenário para o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que ocorre de 10 a 20 de outubro, e na sequência já emenda com o maior evento da Serra Gaúcha, o Natal Luz, que começa no dia 24 de outubro.

+ Veja um guia de Gramado

11. São Francisco de Paula (RS)

Essa é mais uma charmosa cidade gaúcha que não poderia ficar fora da lista. Também chamado de São Chico, o município serrano abriga o maior parque de flores das Américas: o Mátria. Com 50 hectares, o lugar reúne cerca de 10 milhões de plantas de 300 espécies diferentes. Cada um de seus 30 jardins possui um conceito único, baseado na individualidade e na beleza da botânica.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Festival de Choro da Serra Gaúcha (@festivaldechoro)

Continua após a publicidade

Um dos destaques da temporada é o túnel de glicínias que conta com 102 metros de flores lilases. Embora o famoso Festim de Primavera já tenha ocorrido em meados de setembro, vale visitar o parque para contemplar seus belos cenários, experimentar as delícias do Mátria Restobar, fazer um piquenique ao ar livre e andar de barco.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade