Continua após publicidade

Um fim de semana perfeito em Holambra

A duas horas de São Paulo, a “cidade das flores” é um excelente destino para apreender e apreciar a cultura dos Países Baixos

Por João Antonio Streb
Atualizado em 27 ago 2024, 08h40 - Publicado em 26 ago 2024, 16h00
bloemen-park-holambra
Holambra é famosa pela produção de flores, celebrada em uma exposição no mês de setembro, a Expoflora (Alexandre Pottes Macedo/Prefeitura de Holambra/Divulgação)
Continua após publicidade

Holambra ostenta o título de cidade das flores e não é à toa: além de ser uma das maiores produtoras de flores e plantas do país, também abriga a Expoflora, a maior feira do gênero na América Latina.

Esse é apenas um dos traços que marcam a colonização holandesa na região, relativamente recente, tendo ocorrido no final da década de 1940. Da arquitetura até a culinária, a cidade do interior paulista é uma boa oportunidade de apreciar a cultura dos Países Baixos aqui mesmo do Brasil.

Atrações em Holambra

A cidade já manifesta a influência dos imigrantes europeus no portal de entrada da cidade. Chegando no centro, dá para deixar o carro de lado e andar a pé.

portal-holambra
Portal de Holambra (Alexandre Pottes Macedo/Prefeitura de Holambra/Divulgação)

Partindo da Alameda Maurício Nassau, você pode começar o passeio pela Praça Vitória Régia e seguir até o Deck do Amor, onde os casais costumam colocar cadeados, da mesma forma que é feito na Pont des Arts, em Paris.

Se a visita for em setembro, também é possível conhecer a Expoflora, que ocorre aos finais de semana em um centro de eventos próximo ao parque. Ao lado desse espaço, fica localizado o Corredor de Guarda Chuvas e algumas estátuas temáticas. Um ponto mais calmo e ótimo para fotos.

Com entrada franca durante a Expoflora e com o ingresso de R$ 12 no resto do ano, o Museu de Holambra conta um pouco da história da imigração holandesa no Brasil.

Continua após a publicidade
moinho-povos-unidos
Moinho Povos Unidos (Alexandre Pottes Macedo/Prefeitura de Holambra/Divulgação)

Na mesma alameda está o Moinho Povos Unidos, com diversas exposições sobre a importância dos moinhos na cultura holandesa. Ainda no centro da cidade, é possível visitar o Memorial do Imigrante, o Boulevard Holandês, a Praça Nossa Prainha e o Parque Van Gogh.

Para visitar as plantações de flores, vai ser necessário fugir um pouco área urbana. Entre os plantios que oferecem passeios pagos, as opções são o Macena Flores (que também conta com estufas para visitação) e o Bloemen Park, que deixa você transitar livremente pelo parque, que também é pet-friendly.

Continua após a publicidade
bloemen-park-holambra
Estufas no Bloemen Park (Bloemen Park/Divulgação)

Para as refeições, duas opções são a Tratterie Holandesa e o The Old Dutch. Deixe sobremesa para o Vanilla Ice, que produz o sorvete de rosas, uma iguaria da cidade.

Como chegar em Holambra?

Localizada a 130 km da capital paulista, o percurso leva cerca de duas horas. O trajeto recomendado começa pela Rodovia dos Bandeirantes até a cidade de Valinhos, para acessar as rodovias José Magalhães Teixeira, Dom Pedro I e Governador Ademar Pereira de Barros.

Continua após a publicidade

Mesmo que Holambra não seja muito grande, nem todos lugares são acessíveis a pé, então um bate e volta de carro é a melhor pedida.

Para quem vem de fora do estado, o aeroporto mais próximo é o de Viracopos, em Campinas, que fica a cerca de 40 km de Holambra.

Melhor época para visitar Holambra

Mesmo que os campos e flores sejam uma atração o ano todo, o auge da visitação segue sendo entre agosto e setembro em função da Expoflora. As férias escolares e o período de primavera e verão também são movimentados.

Continua após a publicidade

Veja um guia completo de Holambra

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade