Imagem Blog Brasis
Continua após publicidade

Pousadas perto de Sampa para curtir a chegada do friozinho

Veja sugestões de pousadas perto de São Paulo (SP) para você celebrar o outono de um jeito aconchegante

Por Fernando Leite
Atualizado em 10 set 2021, 14h56 - Publicado em 29 mar 2017, 19h05

Chegou o momento de tirar o agasalho do armário e subir a serra em busca de um chocolate quente, do calor da lareira e de uma boa companhia. Listo abaixo seis pousadas em meio a natureza que ficam pertinho de São Paulo para o seu inverno ser ainda mais especial:

1. Pousada Alto da Boa VistaCampos do Jordão (SP)

Pousada Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão, São Paulo
A pousada Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão, oferece diversas opções de lazer. Crédito: (Divulgação/Divulgação)

A partir de abril, Campos do Jordão começa a lotar de turistas todos os fins de semana. O epicentro nervoso está no centrinho de Capivari, a maior concentração de hotéis e restaurantes e com barulho suficiente para atrapalhar quem busca sossego.

Pode ficar tranquilo que a Pousada Alto da Boa Vista está a 10 km dali e ainda localiza-se relativamente próxima ao Auditório Cláudio Santoro, principal palco do Festival Internacional de Inverno, que acontece em julho.

O playground com a casinha de bonecas e o salão de jogos evidenciam que famílias são muito bem-vindas na pousada. A abrangente vista da região é admirada do deque panorâmico com uma pequena hidromassagem de vinil.

As noites de quintas e sábados são voltadas para o romance – nesses dias, acontece um luau no deque panorâmico.

Com a utilização de muita madeira de reflorestamento, as acomodações estão bem distribuídas no acidentado terreno. Quem tem dificuldades de locomoção deve pedir um quarto próximo da sede.

Continua após a publicidade

Reserve sua estadia na Pousada Alto da Boa Vista 

2. Pousada Muxarabi – Extrema (MG)

Bangalô do Hotel Pousada do Muxarabi. em Extrema, Minas Gerais
Bangalô da Pousada Muxarabi, entre as flores e no meio da Serra do Lopo, em Minas Gerais. Crédito: (Dedoc/Viagem e Turismo)

Quem dirige pela Rodovia Fernão Dias em direção a Minas Gerais, um pouco antes da divisa dos estados começa a ver uma cadeia de montanhas ao lado direito. Entrando em solo mineiro, ela ganha força. Muito prazer, você acaba de conhecer a Serra do Lopo, com a cidade de Extrema aos pés.

A pousada fica bem no meio da serra, a 1400 m de altitude, em uma reserva florestal com 1 milhão de m². Sons por lá, só de pássaros e do vento que sopra inclemente.

Apartamentos, chalés e lodges ficam bem distantes um do outro, o que, se garante a tranquilidade, também é um incômodo na medida em que se pega o carro para deslocar-se pela pousada – e os caminhos são estreiiittooos. Quem fica nos lodges, além de estar na parte mais alta do terreno, ainda dispõe de uma hidromassagem.

A sauna seca fica ao lado de um riacho com queda d’água. Outro ponto de relaxamento é a piscina de água natural. Nos fins de semana, a pousada programa passeios pela região – o campeão de audiência é subir até o alto da serra, a 1 720 m e, das duas rampas de voo livre, curtir o visual.

Continua após a publicidade

Reserve sua estadia na Pousada Muxarabi 

3. Pousada Cafezal em Flor – Monte Alegre do Sul (SP)

Os chalés da Pousada Cafezal em Flor ficam no alto do cafezal. Crédito:
Os chalés da Pousada Cafezal em Flor ficam no alto do cafezal. Crédito: (divulgação)

O nome já entrega: a pousada está imersa numa fazenda produtora de café e a tranquilidade impera. Material de reflorestamento foi usado em todas os quatro cantos da pousada. Os chalés de alvenaria ocupam o alto do terreno e a vista é garantida. Aliás, falando nos chalés, eles recebem o nome de Bourbon, Tupi e Obatã, três tipos do café arábica.

Uma piscina está a disposição, mas o que o povo – e principalmente a criançada – quer é conhecer o cafezal e aprender tudo sobre a cultura cafeeira. Na hora do desjejum, a estrela da companhia só poderia ser o café.

A pousada fica a 7 km do centrinho de Monte Alegre do Sul, pacata cidade da região das estâncias hidrominerais paulista e a poucos minutos de carro das mais agitadas Serra Negra, Socorro e Águas de Lindoia.

Reserve sua estadia na Pousada Cafezal em Flor 

Continua após a publicidade

4. Provence Cottage & BistrôMonte Verde (MG)

O romântico salão do Provence Cottage & Bistrô, em Monte Verde / Wagner Dias
O romântico salão do Provence Cottage & Bistrô, em Monte Verde. Crédito: (Wagner Dias/Divulgação)

Antes de subir a Mantiqueira, se pese numa balança. Repita o gesto no retorno. Se você mantiver os mesmos quilos, parabéns, seu organismo é porreta. Só pode. Como excelentes anfitriões, Ari Kespers e Whitman Colerato vão te mimar pacas. A começar pelo estômago. Na chegada, uma garrafinha de espumante e um docinho servirão como avant première.

A distância de 1,5 km do burburinho central de Monte Verde garante a tranquilidade para um momento mais romântico, só maiores de 18 anos são aceitos por aqui.

Os seis chalés branquinhos estão imersos num jardim com araucárias e olhando para cima, montanhas e montanhas – cuidado com o torcicolo. Dentro das acomodações, tudo de bom: seis travesseiros, enxoval Trussardi, amenidades L’Occitane, cafeteira Nespresso e, claro, a indispensável lareira.

Um pequeno spa para massagens e sauna e o ofurô no meio do jardim trabalham em prol do bem-estar do corporal.

Voltamos a falar de comida. As refeições são verdadeiras “orgias gastronômicas”. Uma hora é o tempo mínimo para o personalíssimo café da manhã, preparado pelo Ari, que cozinha uma enormidade. Momento de interação entre os casais que até combinam passeios juntos.

Continua após a publicidade

Mas, a cereja do bolo é o jantar de sexta e sábado, quando funciona o bistrô. Fora da diária e aberto a não-hóspedes, Ari prepara um caprichado e estudado menu-degustação em sete lentas etapas com ingredientes da estação dos pequenos produtores da Mantiqueira, inclusive deles, com as hortaliças plantadas na pousada.

5. Chapéu de Palha São Francisco Xavier (SP)

Chapéu de Palha, em São Francisco Xavier, SP
A Mantiqueira vista da cama. Crédito: (Reprodução Facebook/Divulgação)

Encravado entre as montanhas da Mantiqueira, São Francisco Xavier é um longínquo distrito de São José dos Campos – 60 km para ser preciso. Do outro lado da serra, a algumas horas de caminhada, fica a mineira Monte Verde.

Assim como o famoso destino vizinho, são os casais que buscam a tranquilidade de São Xico para desestressar do cotidiano e namorar um pouquinho. Em geral, para chegar nas pousadas é preciso vencer estradas de terra montanha acima.

A Chapéu de Palha começa a ganhar alguns pontos nesse quesito – ela fica num terreno elevado, mas a apenas 1 km do centrinho e em caminho asfaltado.

Claro que só isso não é o bastante. Aí entra em cena o casal Monica e Cláudio que, além da presença com dicas valiosas, construíram uma atmosfera propícia aos pombinhos enamorados.

Continua após a publicidade

A área comum resume-se a pequenas salas, sauna e piscina, mas as seis cabanas envidraçadas têm proporções majestosas e vista espantosa. Todas equipadas com lareira, ofurô (cinco na varanda e um no quarto) e roupas de cama e banho pra lá de fofas. O café da manhã começa a ser servido às 9h30, sem hora para terminar.

Leia tudo sobre São Paulo e Minas Gerais

 

Publicidade