Vistos para o Canadá sofrem atrasos na emissão
Tempo de espera para emitir o documento no Brasil é de mais de um mês
Viajantes de todo o mundo estão enfrentando dificuldades para emitir o visto para o Canadá, reconheceu o Ministério de Imigração, Refugiados e Cidadania no dia 16 de agosto, através de uma publicação feita em suas redes sociais. Atualmente, o tempo de espera para emitir o documento no Brasil é de 70 dias (consulte aqui).
A pasta não deu uma previsão de quando a situação será normalizada e justificou que a situação se deve à quantidade de pedidos acumulados durante a pandemia e à priorização de pedidos de viagem emergenciais entre o Canadá e a Ucrânia, que está em guerra com a Rússia desde fevereiro.
“Entendemos que tempos de processamento mais longos do que o esperado podem ser estressantes e pedimos desculpas pelo inconveniente. Estamos fazendo o nosso melhor para responder a volumes de solicitações muito maiores do que o normal e estamos trabalhando em novas medidas para resolver esses problemas. Nós apreciamos sua compreensão e paciência”, conclui a nota.
A @CitImmCanada reconhece que muitos solicitantes de visto de visitante em todo o mundo estão enfrentando atrasos em sua solicitação. Isso se deve principalmente aos impactos de longo prazo das interrupções globais de processamento causadas pela pandemia da COVID-19… pic.twitter.com/K77qmhF98o
Continua após a publicidade— Canadá no Brasil (@CanadanoBrasil) August 16, 2022
Para entrar no Canadá a turismo, brasileiros devem solicitar o chamado “visitor vista” com pelo menos seis semanas de antecedência. Ele custa CAD$ 100 (cerca de R$ 400) e tem validade de seis meses. Caso o viajante já tenha tirado o visto canadense nos últimos dez anos ou possua um visto válido dos Estados Unidos, existe uma alternativa: solicitar uma autorização eletrônica de viagem e pagar uma taxa de CAD$ 7 (cerca de R$ 28).