México exigirá visto físico no lugar da autorização eletrônica

Somente os consulados de São Paulo, Rio ou Brasília emitirão o visto, que deverá ser requisitado presencialmente

Por Bárbara Ligero Atualizado em 4 ago 2022, 14h58 - Publicado em 27 jul 2022, 12h46

O México oficializou nesta quarta-feira (3) que voltará a exigir visto físico dos cidadãos brasileiros que pretendem visitar o país a turismo. A medida foi publicada no Diário Oficial da Federação e entrará em vigor dentro de um prazo de 15 dias, ou seja, no dia 18 de agosto.

O documento, válido por 180 dias, deve ser emitido presencialmente nos consulados mexicanos de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de Brasília, mediante o pagamento de uma taxa de US$ 48. Os agendamentos devem ser feitos através do site citas.sre.gob.mex. Estão dispensados da exigência os viajantes que tiverem visto dos Estados Unidos ou do Canadá.

Na quinta-feira (4), a Embaixada do México no Brasil publicou uma recomendação: “não adquira passagens aéreas ou qualquer serviço turístico no México sem antes ter o visto físico correspondente estampado no passaporte”.

Atualmente, os turistas brasileiros não precisam do visto físico para entrar no México. Desde o final de 2021, porém, é necessário apresentar uma autorização eletrônica de viagem, que é gratuita e deve ser solicitada até 30 dias antes do embarque através da internet. Ela deixará de ser emitida no dia 18 de agosto e o governo mexicano ainda não esclareceu se as autorizações obtidas até o dia 17 de agosto serão aceitas para entrar no país.

De qualquer forma, o sistema de emissão da autorização eletrônica de viagem está passando por instabilidades desde o dia 31 de maio. Em junho, o Itamaraty chegou a pedir ao governo mexicano que tomasse “providências urgentes” para solucionar a questão, mas o problema ainda persiste e muitos brasileiros não estão conseguindo obter o documento a tempo do embarque.

Continua após a publicidade

Como tirar o visto mexicano

Para tirar o visto mexicano, os cidadãos brasileiros devem agendar uma entrevista através do site citas.sre.gob.mex. Na data e horário marcados, é preciso comparecer no consulado mexicanos de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de Brasília com os seguintes documentos:

  1. Formulário do visto preenchido (ele deve ser impresso em uma só folha, frente e verso) com foto 3×4 recente, colorida e com fundo branco.
  2. Original e cópia do passaporte válido
  3. Original e cópia de pelo menos um dos três documentos a seguir: comprovante empregatício e contracheque dos últimos três meses, extrato bancário dos últimos três meses, comprovante de posse de um imóvel.

O pagamento da taxa de US$ 48 deve ser feito via PIX. Os vistos aprovados são entregues no mesmo dia do processamento.

Leia tudo sobre o México

Continua após a publicidade

Publicidade