Skopelos, a encantadora ilha grega de ‘Mamma Mia!’
Os cenários que serviram de locação para o filme podem ser visitados. E bônus: a sequência do longa foi gravada na Croácia
Mamma mia, here I go again… Só de ler esse trechinho, já é possível adivinhar sobre o que estamos falando. Afinal, não há como negar que a trilha sonora do filme, gravada pelos suecos do Abba, é icônica, e os cenários deslumbrantes não ficam atrás.
O filme Mamma Mia!, que foi lançado em 2008, é baseado no musical de mesmo nome que estreou no West End de Londres em 1999. A história se passa em uma ilha grega e gira em torno de Sophie Sheridan (Amanda Seyfried), uma jovem que está prestes a se casar.
Sophie quer que seu pai a leve ao altar, mas não sabe quem ele é. Depois de ler o diário da mãe, Donna Sheridan (Meryl Streep), Sophie descobre que três homens podem ser os candidatos: Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Bill Anderson (Stellan Skarsgard) e Harry Bright (Colin Firth).
Sem contar para a mãe, Sophie convida os três para o casamento, na esperança de descobrir qual deles é o verdadeiro – e vai para Kalokairi, um local fictício na Grécia que, na vida real é a ilha de Skopelos.
Locações de ‘Mamma Mia!’ em Skopelos
As gravações de Mamma Mia! aconteceram em diversos pontos de Skopelos, que também pode ser referida pelo nome aportuguesado: Escópelos. Localizada no Mar Egeu, a ilha é a maior do arquipélago das Espórades e atrai muitos visitantes desde o lançamento do musical.
O local possui uma combinação de paisagens montanhosas, as típicas “cidades brancas” encontradas pelo litoral grego e praias com águas azuis cristalinas, criando um cenário idílico que complementou perfeitamente a atmosfera alegre e doce da história. E a ilha ainda tem muitas árvores e vegetação, ou seja, rola uma sombra sempre que o Sol chegar castigando, o que nem sempre acontece com regiões como as ilhas Cíclades, que são mais pedregosas. Veja algumas locações a seguir:
Kastani: essa praia é um dos cenários mais marcantes do filme. Diversas cenas musicais e românticas foram filmadas aqui, incluindo a famosa performance de “Does Your Mother Know”. Embora o píer e o bar da praia que aparecem no filme tenham sido construídos especificamente para as gravações, Kastani ainda é conhecida por suas águas claríssimas e a bela vegetação ao redor – e está, com frequência, lotada.
Agios Ioannis: situada no topo de um penhasco, a capela de “São João” é o local onde a cena do casamento foi gravada. A pequena igreja é acessada por uma escadaria íngreme e oferece um cenário espetacular com vistas panorâmicas. Por ser icônico, o local está sempre repleto de visitantes e pode ser um pouco difícil encontrar um lugar para estacionar.
Glysteri: a cena em que Sophie e seus três pais em potencial pulam das pedras é, além de emocionante, belíssima em termos de paisagem. O local da filmagem é a praia Glysteri, um espaço pequeno (mas movimentado), com um belo beach club, Gystery Beach Bar.
Cape Amarandos: outra cena popular e muito amada é a de “Our Last Summer”, gravada no litoral de Amarandos, onde é possível encontrar uma praia com muitas rochas e todos os vão em busca dos três pinheiros que apareceram no filme.
+ A Civitatis tem passeio pelos cenários de ‘Mamma Mia!’ em Skopelos
Como chegar em Skopelos
Skopelos não tem aeroporto, então é preciso pegar um ferry para chegar lá. A forma mais prática é viajar da capital Atenas para Skiathos de avião, um voo de aproximadamente 25 minutos. Também é possível ir de carro até Agios Konstantinos, que fica a cerca de 2h de Atenas, e de lá um ferry boat até Skiathos, o que dá mais 2h20 de viagem. De Skiathos é preciso pegar outro ferry de uma hora até Skopelos. A passagem custa entre € 10,60 e € 28,80, dependendo do tipo de balsa e do tempo de trajeto.
Bônus: Sequência de ‘Mamma Mia!’ foi gravada em Vis, na Croácia
Em Mamma Mia! Lá vamos nós de novo, sequência lançada em 2018, os produtores tiraram os olhos de Skopelos e optaram por uma locação deslumbrante e pouco explorada: a ilha de Vis, na Croácia.
Um dos pontos mais famosos do local é a enseada de Stiniva, cercada por majestosas falésias que criam um cenário cinematográfico.
Há ainda a ilha de Biševo, próxima à Vis, que abriga a Caverna Azul – onde os raios do sol surgem através de uma abertura subaquática, criando uma luz azul que se reflete nas paredes de calcário. É fascinante.
É possível se hospedar em Vis, que fica mais movimentada durante os meses de verão em junho, julho e agosto. Mas a maioria dos viajantes acaba visitando Vis durante passeios de barco de um dia saindo da cidade de Split ou da ilha de Hvar, ambas na Croácia.
Resolva sua viagem aqui