Continua após publicidade

Grécia: atrações imperdíveis na ilha de Rhodes

A quarta maior ilha grega tem 300 dias de sol por ano e guarda importantes ruínas do Período Clássico

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 8 Maio 2024, 15h34 - Publicado em 8 Maio 2024, 15h00

Rhodes é uma das ilhas gregas mais distantes da capital: ela fica muito mais próxima da costa da Turquia do que da própria costa da Grécia. De Atenas, são cerca de 14 horas de ferry (saindo do Porto de Pireu) e uma hora de voo.

Quarta maior do país, a ilha é um prato cheio para quem deseja pegar praia, com uma média de 300 dias de sol por ano. Mas Rhodes também chama atenção pelas atrações históricas, que se dividem entre ruínas do Período Clássico e da Era Bizantina.

A ilha, que era um importante centro cultural e comercial, abrigava uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo: uma gigantesca escultura do deus Hélios, a personificação do sol na mitologia grega, que ficou conhecida como Colosso de Rodes. Com aproximadamente 33 metros de altura, a estátua era uma das mais altas de sua época e foi destruída durante um terremoto em 226 a.C.

Conheça suas principais atrações:

Continua após a publicidade

1. Acrópoles de Rhodes

A Acrópole de Rhodes, do século 5 a.C., guarda as ruínas do Templo de Apolo Pythios, de um teatro e de um estádio onde aconteciam disputas de atletismo. Sua posição estratégica, com vista panorâmica para o Mar Egeu, também faz com que o sítio arqueológico seja um lugar muito popular para assistir ao pôr do sol.

Rodes, Grécia
Na Acrópole de Rhodes, o odeão (antigo teatro) tinha capacidade para 800 pessoas (MattiPaavola/Wikimedia Commons)

2. Acrópole de Lindos

Cerca de 48 km ao sul da Acrópole de Rhodes, a Ácropole de Lindos é outro testemunho do Período Clássico na ilha. O principal destaque é o Templo de Atena Lindia, com colunas dóricas imponentes e vistas para o Mar Egeu. Ali também está o Santuário de Dionísio, um teatro antigo com vestígios de fortificações que remontam à ocupação romana e bizantina.

Continua após a publicidade

3. Palácio do Grão-Mestre

O Palácio do Grão-Mestre é uma construção medieval e um dos poucos exemplos de arquitetura gótica em solo grego. Do século 14, funcionava como palácio e fortaleza dos Cavaleiros Hospitalários, uma ordem militar cristã que governou a ilha. Hoje, abriga um museu, com destaque para a exposição de mosaicos bizantinos.

Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes
O palácio foi usado pelos Cavaleiros Hospitalários, ordem militar cristã que tem suas origens nas Cruzadas (peterlinter/Pixabay)

4. Muralha de Rhodes

Também construída pelos Cavaleiros Hospitalários no século 14, a Muralha de Rhodes foi projetada para proteger a cidade contra invasões e ataques de piratas. Com quatro quilômetros de extensão e cercada por fossos, ela possui 11 portões, sendo que o principal era a Porta de São Paulo.

Continua após a publicidade
Rodes, Grécia
As muralhas cercam o centrinho histórico de Rhodes (Jorge Láscar/Wikimedia Commons)

5. Ladiko Beach

Devido à proximidade com o centro histórico e por ser relativamente pequena, a praia é uma das que mais lotam durante o verão: as águas rasas e cristalinas são cercadas por colinas e rochas. A Ladiko Beach é apelidada de Baía de Anthony Quinn porque ali filmaram Os canhões de Navarone, filme de 1961.

6. Agathi Beach

Agathi Beach raramente tem muvuca. A faixa de areia, além de ser um pouco mais extensa, também tem menos pedras do que Ladiko. As águas são igualmente calmas e cristalinas.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Grécia

Busque hospedagem em Rhodes

Veja as melhores opções de voos para a Grécia

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade