Continua após publicidade

Obelisco de Buenos Aires: agora com novo mirante para avistá-lo

Impopular entre os locais à época de sua construção, monumento se tornou marco da capital argentina

Por Valentina Bressan
Atualizado em 30 ago 2024, 20h55 - Publicado em 30 ago 2024, 12h00
obelisco-buenos-aires-argentina
Monumento tem 67 metros de altura (Hernán Piñera/Wikimedia Commons)

Inaugurado em 1936, o Obelisco se tornou um símbolo de Buenos Aires, mesmo que no início tenha encontrado resistência dos portenhos. O monumento, talvez o mais famoso da capital argentina, fica na intersecção das avenidas 9 de Julho e Corrientes, no coração da cidade.

As avenidas já eram atração para visitantes – a Corrientes é conhecida como a “avenida que nunca dorme”, com diversas livrarias, teatros, o fantástico Centro Cultural San Martin, a pizzaria Guerin, não raro endereços que permanecem abertos até a madrugada – e o monumento tornou o ponto ainda mais icônico.

São 67,5 metros de altura e quase 7 metros de base. O interior do Obelisco conta com uma escada que permite chegar até o topo do monumento, mas o acesso é vetado ao público geral.

História do Obelisco

Apesar de ser famoso entre visitantes e locais, de início o Obelisco gerou controvérsia quanto à sua construção. O monumento foi planejado em homenagem ao quarto centenário da fundação de Buenos Aires.

Continua após a publicidade

No local da construção, havia originalmente uma igreja em cuja torre, a então recém-criada bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez na capital, em 1812.

O projeto do Obelisco foi tão impopular que, três anos depois de pronto, o monumento ganhou uma ordem de demolição emitida pelos parlamentares. O prefeito da época, no entanto, vetou a decisão, salvando a estrutura que chegou aos nossos dias.

O arquiteto responsável pelo projeto foi Alberto Prebisch, precursor do modernismo na Argentina. Ele também projetou o Teatro Gran Rex, que fica próximo ao Obelisco.

Continua após a publicidade
obelisco-buenos-aires-argentina-2
Obelisco foi erguido em 1936 para celebrar o quarto centenário da fundação de Buenos Aires, efeméride registrada em uma das faces do monumento (Iván Rafael Martínez B./Wikimedia Commons)

Visita ao Obelisco

Para visitar o Obelisco, basta se dirigir ao cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julho. O local é público e pode ser facilmente acessado via metrô. Para quem está hospedado em bairros próximos, o acesso a pé é uma opção.

Frequentemente, intervenções artísticas ocupam a região do Obelisco, e manifestações políticas e culturais também utilizam o espaço como ponto de encontro.

Continua após a publicidade

Quando a Argentina ou os clubes da cidade ganham um título no futebol, o monumento costuma ser o epicentro das celebrações na capital. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas lotaram as ruas no entorno do Obelisco após a conquista da Copa do Mundo de 2022 pela seleção liderada por Lionel Messi.

obelisco-buenos-aires-celebracoes
Região do Obelisco é epicentro de manifestações políticas e culturais, além de celebrações esportivas. Na foto, argentinos comemoram a conquista da Copa do Mundo de 2022 (Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires/Reprodução)

Se quiser ver o obelisco de camarote, um novo mirante foi inaugurado em 2023 na Avenida Diagonal Norte, entre Cerrito e Libertad. Nesse exato ponto fica o centro de monitoramento da polícia. Basta subir uma escadaria e curtir a vista de cima. É grátis! Veja o vídeo abaixo.

Continua após a publicidade
@recorre.ba Mirador del obelisco . 👉🏻Luego de varios meses de mantenimiento, volvió a abrir al publico el mirador del #obelisco ubicado sobre la Av. Diagonal Norte, entre Cerrito y Libertad. . 👉🏻 Arriba del centro de monitoreo de cámaras de seguridad se encuentra una escalinata, que es accesible y abierta al público de forma gratuita para que puedas disfrutar de una buena vista hacia el obelisco y la avenida 9 de Julio . 👉🏻Desde allí arriba podrás disfrutar del hito porteño mas importante que fue construido en 1936 por el arquitecto Alberto Prebisch con motivo del cuarto centenario de la primera fundación de Buenos Aires por Pedro de Mendoza. . 👉🏻Aun no hay información sobre días y horarios de apertura pero prometo brindarselos ni bien obtenga mayor detalles. . 👉🏻 Por lo pronto, si andas de dia por el obelisco, date una vuelta por el mirador del centro de monitoreo. . 📍 Av. Diagonal Norte y Cerrito. . #ba #buenosaires #recorreba ♬ Natural Emotions – Muspace Lofi

Leia tudo sobre Buenos Aires

Busque hospedagem em Buenos Aires

Continua após a publicidade

 

Publicidade
Publicidade