Continua após publicidade

Houston tem atrações que merecem mais do que uma conexão

Além de ser um importante hub da United, a cidade texana guarda arranha-céus, lojas, museus e o Space Center da Nasa

Por Fernando Valeika de Barros
1 ago 2021, 10h00
Arranha-céus em Houston, no Texas
O skyline de Houston é formado por arranha-céus construídos com a grana do petróleo. Crédito: (Rome Wilkerson/Unsplash)
Continua após publicidade

Por Fernando Valeika

O que vem à sua cabeça quando você pensa no Texas? Na minha, até pouco tempo atrás, vinham caubóis, petróleo, George Bush pai e filho e, vá lá, churrasco texano e comida tex-mex. Mesmo que você faça parte do time dos que sabem pouco ou nada, mas já viajou para os Estados Unidos com a American Airlines ou com a United, é provável que já tenha pisado em solo texano. As duas companhias aéreas têm importantes hubs nos aeroportos de Dallas e Houston, respectivamente, dos quais já me servi algumas vezes para seguir rumo a outros destinos americanos. Dessa vez, quebrei o tabu, fiquei alguns dias em Houston, e foi um barato!

A cidade mais populosa do Texas é uma metrópole com quase três milhões de habitantes que cresceu graças ao ouro negro que jorra de suas entranhas. Houston é sede de grandes empresas petrolíferas e de gás natural, como ConocoPhillips, Halliburton e Baker Hughes. Quando for ao centro, experimente visitar o parque Discovery Green para observar os imensos arranha-céus que foram erguidos com a força da grana.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Discovery Green® (@discoverygreen)

No quesito shopping spree, as melhores compras estão nas mais de 400 lojas do ótimo shopping Galleria, apesar de os maiores descontos estarem no Premium Outlet, em Cypress, 49 quilômetros a noroeste do centro pela rodovia 290.

Continua após a publicidade

Houston também tem seu Museum District: são 19 museus ao longo de dois quilômetros. Minha sugestão é focar em três. O Museum of Fine Arts exibe a tela Water Lilies (Nymphéas), de Monet, o Museum of Natural Science tem uma coleção de esqueletos de animais pré-históricos, e a Menil Collection guarda no acervo Picasso, Matisse, Magritte e Duchamp. Ao lado do Menil está a Capela Rothko, que exibe 14 pinturas negras de Mark Rothko, a última série que o pintor fez antes de se suicidar.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museum of Fine Arts, Houston (@mfahouston)

A grande atração de Houston, porém, fica a 40 quilômetros do centro da cidade, no Space Center, o centro de comando dos voos tripulados da Nasa. O lugar é muito frequentado por astronautas e engenheiros envolvidos em missões espaciais, mas parte do complexo foi transformado em parque temático. É impactante dar de cara com um dos galpões com o enorme foguete Saturn V, usado nas missões Apollo.

Continua após a publicidade

A cereja do bolo é a sala de comando de onde eram coordenadas as missões na época da conquista espacial. Dali foram recebidas duas notícias antológicas: em 1968, o astronauta Neil Armstrong anunciou que pisava na Lua, e, dois anos depois, os tripulantes da Apollo 13 proferiram a célebre frase “Houston, tivemos um problema”, ocasião em que a missão que alcançaria a Lua foi abortada depois que um tanque de oxigênio da nave explodiu, sem vítimas fatais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Space Center Houston (@spacecenterhou)

Busque hospedagem em Houston

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre os Estados Unidos

Publicidade