Itália inaugura uma das pontes mais altas da Europa
Estrutura com 175 metros de altura na região da Úmbria revela a cordilheira dos Apeninos em sua melhor forma
Os fãs de aventura vão gostar de saber que a vila de Sellano, na Itália, inaugurou uma das pontes mais altas da Europa. Ligando a cidade até o povoado de Montesanto, são 517 metros de extensão, com 1023 degraus separados entre si – característica típica das pontes tibetanas – e suspensos a 175 metros de altura. Dá para encarar?
A construção da ponte é uma tentativa de revitalizar a região leste da Úmbria, atingida por abalos sísmicos em 2016. Sellano é um antigo vilarejo sobre uma colina que preserva as características de uma vila medieval, enquanto Montesanto é um pequeno povoado com menos de 100 habitantes, que foi parcialmente destruído por terremotos no século 18.
A estrutura só não pode ser chamada de “a” ponte mais alta da Europa, porque divide o posto com a Ponte 516 Arouca, em Portugal, ambas com 175 metros de altura. A estrutura italiana, porém, faz um trajeto morro acima, com 68 metros de diferença entre os pontos de partida e chegada.
A versão portuguesa tem 516 metros de extensão e liga dois desfiladeiros, a cascata das Aguieiras e a Garganta do Paiva, dentro de um parque geológico, no distrito de Aveiro. Já falamos sobre ela aqui.
Ver essa foto no Instagram
A travessia na ponte italiana é feita sobre o vale do Rio Vigi, com pontos de parada específicos para apreciar o cenário da cordilheira dos Apeninos e da floresta de carvalhos e castanheiros, no centro da Itália.
Até 75 pessoas podem atravessar a ponte por vez utilizando os equipamentos de segurança incluídos no valor do ingresso (€ 25): capacete, luvas e um colete que te mantém preso a uma corda acima da cabeça. Chegando em Montesanto, você pode retornar para Sellano a pé em uma trilha ou em um transfer agendado no site.
Serviço
Quando? De quarta-feira a domingo, das 10h às 16h.
Quanto? € 25. Ingressos no site.
Onde? Sellano, a 165 quilômetros de Roma, na Itália.