5 gelatos imperdíveis na Itália indicados pela chef Marcia Garbin

A chef da Gelato Boutique, em São Paulo, morou na Itália por seis anos e tem dicas nada manjadas para quem quer se esbaldar na casquinha ou no copinho

Por Giovanna Simonetti
Atualizado em 27 out 2023, 22h31 - Publicado em 18 out 2023, 20h52
Tonka Gelato
O Tonka Gelato, que fica a uma hora ao sul de Roma, é um dos escolhidos por Marcia Garbin (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Gelateria de’ Coltelli, em Pisa (Toscana) 

“Se a De’ Coltelli não for a melhor gelateria da Itália, está com certeza no top 3. Eles são muito criativos e originais. A gelateria fica em Pisa, mas em um pedaço nem tão turístico, à beira do rio Arno. E o chef gelatiere, Gianfrancesco Cutelli, faz parte da nobreza do gelato: ele é descendente de um dos inventores do sorvete italiano, o Francesco Procópio de Coltelli. Ele faz um pouco a linha gênio maluco, mas são sempre coisas incríveis.”

Lungarno Antonio Pacinotti, 23, Pisa

View this post on Instagram

 

A post shared by Gelateria De’ Coltelli (@decoltelli)

 

Gelateria Tonka, em Aprília (Lácio

“A gelateria Tonka é relativamente nova, deve ter uns 15 anos – as demais que indico aqui são todas centenárias. Ela foi aberta por um casal super jovem que também chegou chegando com uma proposta muito focada em ingredientes locais, orgânicos, valorizando o pequeno produtor. Eles são muito rigorosos em relação à escolha de insumos e já conquistaram um lugar de destaque, inclusive venceram prêmios importantes na Itália. Aprília fica a uma hora ao sul de Roma.”

Via Ugo Foscolo, 15, Aprília

View this post on Instagram

 

A post shared by Tonka Gelato (@tonkagelato)

 

Gelateria della Passera, em Florença (Toscana

“É com certeza uma das melhores gelaterias da Itália e, desta seleção, talvez seja a única que é comandada por uma mulher, a Cinzia Otre. Ela faz muitos sabores com infusões, como flores e especiarias, o que é uma coisa bem diferente na Itália. São vários sabores autorais que valem a pena. A Gelateria della Passera é minúscula e fica em frente à Piazza della Passera, a 5 minutos da Ponte Vecchio, na margem direita do Arno. E apesar de estar em um ponto bem movimentado, costuma ser mais frequentado por locais do que por turistas.”

Continua após a publicidade

Via Toscanella, 15, Florença

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Gelateria Della Passera (@gelateriadellapassera)

 

Gelateria Golosi di Natura, em Gazzo Padovano (Vêneto)

“Essa é uma gelateria que tem muito apelo com o público em geral por ter sabores tradicionais. Mas, por outro lado, o chef responsável, Antonio Mezzalira, já venceu como melhor gelatiere de sorvete salgado da Itália. Ele faz, por exemplo, sorvetes alcoólicos inspirados em drinks. A Gelateria Golosi di Natura tem tudo para agradar tanto pessoas que só querem um bom gelato, quanto quem está buscando uma experiência gastronômica única. Gazzo Padovano fica a meio caminho entre Veneza e Verona.”

Via Vittorio Emanuele, 22

Gelateria Golosi di Natura
(Gelateria Golosi di Natura/Reprodução)
Continua após a publicidade

 

I Fenu Gelateria e Pasticceria, em Cagliari (Sardenha)

“A gelateria I Fenu, de Fabrizio Fenu, tem simplesmente o melhor gelato de chocolate da Itália e ele já venceu diversos prêmios, o que não é pouco pelo fato do país produzir muito gelato de chocolate de excelência. Fabrizio é super criativo e um dos grandes nomes da gelateria italiana. É uma visita imperdível para quem estiver na capital da Sardenha.

Piazza Galileo Galilei, 35

View this post on Instagram

 

A post shared by I Fenu Gelateria e Pasticceria (@ifenugelateriapasticceria)

 

Chef gelatiere Marcia Garbin

A chef gelatiere Marcia Garbin, proprietária da paulistana Gelato Boutique, fez formação na Carpigiani Gelato University, em Bolonha, e na Le Cordon Bleau, em Paris. Na Itália, ganhou prêmios como o de chef-revelação no Firenze Gelato Festival, em 2012. No ano seguinte, uma criação sua, a caffè-lime, uma mistura de café com raspas e suco de limão-taiti, ganhou como a melhor do evento

Leia tudo sobre a Itália 

Continua após a publicidade

Reserve hospedagem na Itália

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade