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Ciclovias construídas para a Olimpíada de Paris não serão desativadas

Um estudo concluiu que número de usuários de bicicletas já ultrapassou o de carros na capital francesa

Por Malu Jansen
28 jul 2024, 12h00

Mais de 60 quilômetros de ciclovias foram implementados em Paris para receber os turistas durante as Olimpíadas, que começaram no dia 26. O objetivo principal das obras é fazer com que seja possível circular exclusivamente de bicicleta entre todos os eventos esportivos do torneio. A infraestrutura, no entanto, será mantida após o fim da Olimpíada para ser utilizada por moradores e turistas. 

Vários dos lugares utilizados para as competições são pontos turísticos de Paris, como a arena de vôlei de praia, no Champ de Mars, de frente para a Torre Eiffel, e o Grand Palais, que recebe as competições de esgrima e taekwondo. Saiba mais sobre eles aqui

A implementação das ciclovias faz parte de uma “revolução das bicicletas” que está acontecendo na França. A meta é tornar Paris uma cidade “bike-first” – um estudo realizado pela agência de planejamento urbano Institut Paris Region afirmou que o número de usuários de bicicletas já ultrapassou o de carros na capital francesa. 

Para acomodar a demanda, serão instalados também 10 mil pontos temporários de estacionamento de bicicletas e 3 mil novas bikes Vélib (a empresa que realiza o aluguel de bicicletas compartilhadas na cidade) serão postas em circulação. O aluguel de bicicletas custa € 3 pelo trajeto de 45 minutos, ou € 5 para o passe de 24 horas. 

Para alugar, é preciso se cadastrar no serviço pelo app (disponível para iOS e Android) ou nos totens disponíveis em alguns pontos de estacionamento das bikes. Depois, é preciso selecionar o plano desejado e efetuar o pagamento. Então, é só ir a um ponto de estacionamento, digitar o número do seu cadastro e senha e retirar a bicicleta. 

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O transporte público de Paris também terá mudanças para as Olimpíadas – veja como vai funcionar aqui.

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