Centro Cultural Ataturk, em Istambul, reabre após 13 anos

O complexo de última geração mantém o estilo do antigo edifício e inclui teatro, biblioteca e galerias de arte

Por Bruno Chaise Atualizado em 3 dez 2021, 01h19 - Publicado em 2 dez 2021, 17h09

O Centro Cultural Atatürk (Atatürk Kültür Merkezi) reabriu as portas após 13 anos, trazendo vida nova à cena artística de Istambul. A data escolhida para reinauguração foi 29 de outubro, mesmo dia em que se comemora o aniversário da República da Turquia, cujo fundador, Mustafa Kemal Atatürk, dá nome ao centro cultural. A cerimônia de abertura contou inclusive com a presença do atual presidente, Recep Tayyip Erdoğan. 

O edifício original do AKM, como o espaço é popularmente conhecido, foi inaugurado na Praça Taksim no final da década 1960. Depois de viver anos dourados, ele foi fechado em 2008 para reformas que acabaram sendo alvo de diversas disputas jurídicas. Como consequência, o prédio ficou dez anos abandonado até finalmente ser demolido em 2018. A construção do novo complexo começaria em fevereiro do ano seguinte: foram dois anos e meio de obras, que custaram aproximadamente US$ 208 milhões financiados pelo Ministério da Cultura e do Turismo.

A nova casa do Centro Cultural Atatürk homenageou o estilo do edifício antigo. O revestimento externo de metal, por exemplo, foi mantido, mas o interior passou a ter vidro e carvalho para garantir luz e aquecimento ao ambiente.

Centro Cultural Ataturk, Istambul, Turquia
Centro Cultural Ataturk, Istambul, Turquia Centro Cultural Ataturk/Divulgação

O elemento principal da construção é a Opera Hall, uma esfera gigante coberta com 15 mil peças de cerâmica que guarda uma sala de concertos com capacidade para mais de duas mil pessoas. O primeiro espetáculo a ser exibido ali é a Mimar Sinan Opera, composta por Hasan Uçarsu a pedido do presidente Erdogan especialmente para a inauguração. Encenada pela Ópera e Balé Estadual de Istambul, ela retrata a vida do arquiteto Mimar Sinan, cujas obras engenhosas foram símbolos do Império Otomano, especialmente em Istambul. 

Entrada da Ópera Hall
As 15 mil peças de cerâmica foram produzidas especialmente para revestir a Opera Hall. Crédito: Centro Cultural Atatürk/Divulgação
Interior da Ópera Hall
Interior do Ópera Hall, com capacidade para 2.040 pessoas. Crédito: Centro Cultural Atatürk/Divulgação

O AKM também abriga um teatro com capacidade para 800 pessoas – e ainda sobram 100 mil m² para uma galeria de arte que deve receber exposições temporárias; um espaço musical com instrumentos tradicionais que fazem parte da história turca; um centro que terá workshops de música, arte, dança e teatro para crianças; e uma biblioteca com mais de 15 mil livros. Veja a programação completa com óperas, peças de teatro, concertos e balés aqui.

A reinauguração do Centro Cultural Atatürk faz parte de um projeto maior do Ministério da Cultura e Turismo, que deseja criar uma “Rota da Cultura” no distrito de Beyoğlu, em Istambul: a ideia é reunir diversos espaços públicos em uma grande avenida.

Continua após a publicidade

Entrda do Teatro do Centro Cultural de Istambul
O AKM também possui um teatro com capacidade para 800 pessoas. Crédito: Centro Cultural Atatürk/Divulgação
Centro Cultural Ataturk, Istambul, Turquia
Os janelões da galeria de arte tem vista para a Praça Taksim. Crédito: Centro Cultural Ataturk/Divulgação
Centro Cultural Ataturk, Istambul, Turquia
Centro Cultural Ataturk, Istambul, Turquia Centro Cultural Ataturk/Divulgação

Covid-19

Brasileiros estão autorizados a entrar na Turquia desde que apresentem resultado negativo para um teste RT-PCR realizado no máximo 72 horas antes da chegada e comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias com Pfizer, AstraZeneca, Janssen, Moderna, Sinopharm, Covaxin ou Coronavac. As crianças com menos de 12 anos estão isentas das regras, enquanto as de 12 a 18 anos devem fazer dois testes RT-PCR: o primeiro 72 horas antes da viagem e o segundo após a chegada à Turquia. Os demais passageiros que não estiverem vacinados deverão cumprir isolamento de 14 dias. 

Leia tudo sobre a Turquia 

Busque hospedagem na Turquia

 

Continua após a publicidade

Publicidade