Os primeiros vestígios da presença humana no país datam de 100 000 a.C. e seus monumentos históricos remetem ao Império Persa, que preservou sua identidade mesmo após diversas invasões estrangeiras – incluindo a de Alexandre, o Grande. No total, 24 atrações do país são consideradas Patrimônios Mundiais pela Unesco e especialmente preciosos para o país e sua cultura. Conheça alguns deles e entenda sua importância:
1. Mesquita Shah Cheragh
Em Shiraz, a mesquita recebeu o nome de Shah Cherag, que significa “Rei da Luz”. Isso porque o seu interior foi decorado com complexos desenhos geométricos e mosaicos espelhados, que criam um show de luzes único.
2. Persépolis
Entre os mais importantes do mundo, o sítio arqueológico guarda as ruínas de Persépolis, antiga capital do Império Persa. A 60 quilômetros da cidade de Shiraz, o lugar foi destruído durante a invasão de Alexandre, o Grande, mas ainda é possível ver colunas que cercavam palácios reais e muros com desenhos esculpidos. Seus remanescentes mais antigos datam do século 6 a.C.
3. Pasárgada
Basta percorrer os 138 quilômetros que separam Shiraz de Pasárgada para ver construções do Império Aquemênida, considerado o Primeiro Império Persa. Também é nesse sítio arqueológico que supostamente está enterrado Ciro, o Grande, um dos grandes líderes da história local que chegou a controlar boa parte da Ásia no século 6 a.C.
4. Tumba do Profeta Daniel
O profeta bíblico Daniel, que aparece tanto em textos muçulmanos quanto cristãos e judaicos, supostamente está enterrado nesse local, dentro da cidade de Susa. A tumba possui uma cúpula em formato de cone e é um popular destino de peregrinação.
5. Catedral de Vank
Não há apenas mesquitas no Irã: o país também tem uma longa história cristã devido à proximidade com a Armênia. Perto da cidade de Isfahan, a Catedral de Vank foi justamente construída por armênios e o seu interior é repleto de afrescos e esculturas douradas.
6. Praça de Naqsh-e Jahan
A principal praça da cidade de Isfahan é também uma das maiores praças do mundo. No formato de um pátio retangular, a Naqsh-e Jahan guarda o Palácio Aali Qapu, do século 16, e a Mesquita Jame Abbasi, com um domo azul-turquesa.
7. Mesquita Sheikh Lotfollah
Ainda na Praça de Naqsh-e Jahan, em Isfahan, a Mesquita Sheik Lotfallah é uma atração à parte. Extremamente bem decorada, a mesquita foi construída para ser frequentada pelos membros da realeza e ficaria fechada para o público em geral. Hoje, qualquer um pode admirar alguns dos melhores trabalhos manuais que podem ser encontrados mundo afora. O destaque vai para sua cúpula, com complexos padrões geométricos que são resultado de incontáveis horas de dedicação humana.
8. Grande Mesquita de Isfahan
Outra atração incontornável da cidade, a Grande Mesquita de Isfahan é uma das maiores do Irã, resultado de uma obra que começou em 771 e se estendeu até o final do século 20. Por esse motivo, ela mostra a evolução da arquitetura islâmica ao longo de vários séculos e foi um exemplo para outras mesquitas da Ásia Central.
9. Palácio do Golestão
No coração de Teerã, capital do Irã, esse opulento palácio era a residência da família real Qajar. Atração turística bastante popular, seus adornos mais significativos datam do século 19 e incluem o Trono de Mármore, sustentado por figuras humanas perfeitamente talhadas. A visita também passa por um belíssimo jardim, por azulejos pintados à mão e salões nababescos.