Quer ver a aurora boreal? Agora é possível via transmissão online
Direto do Canadá e da Noruega, essas lives permitem apreciar um dos fenômenos mais incríveis da natureza sem precisar atravessar o mundo
Enquanto as viagens (especialmente as internacionais) não estão completamente liberadas, a internet já se provou uma grande aliada dos viajantes. Tours virtuais por museus famosos e parques nacionais, passeios de carro por grandes metrópoles e vídeos em tempo real de viagens de trem são algumas das experiências online que ajudam a aliviar a ânsia de conhecer o mundo. E você pode acrescentar mais uma opção na lista: ver a aurora boreal ao vivo – e direto do seu sofá.
Um dos fenômenos mais especiais da natureza e sonho de muitos viajantes, as luzes do norte podem ser apreciadas pela transmissão em tempo real do portal Explore.org, diretamente da província de Manitoba, no Canadá. Segundo o site, a câmera está posicionada em um dos melhores lugares do mundo para observar o espetáculo de luzes. Assista aqui
O melhor é sintonizar a partir das 23 horas (no horário de Brasília), já que é de madrugada que as cores verdes da Aurora ficam mais intensas e visíveis. Quem não conseguir assistir ao vivo pode ainda conferir os destaques do fenômeno do dia anterior, que ficam salvos na galeria de fotos do site.
Outra alternativa para ver a Aurora Boreal em tempos de coronavírus é pelas redes sociais de André Bonotto, brasileiro que mora na Noruega há mais de dez anos e leva turistas para “caçar” as luzes do norte pelo país com a sua empresa, a Senja Experience. Durante a pandemia, ele decidiu começar a transmitir o espetáculo pelo YouTube. “Em setembro, as luzes voltaram a dar seu show e, como muitas pessoas tiveram que adiar o sonho de ver as luzes do norte de pertinho, resolvi transmitir ao vivo”, conta.
Como o fenômeno é imprevisível, Bonotto usa o Instagram para avisar os dias e horários em que as lives acontecerão, quando as condições climáticas estiverem favoráveis. Em seu perfil, ele também compartilha fotos de suas caçadas pela aurora e outras experiências pela Noruega. Dá uma olhada: